TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termotécnica

Por:   •  27/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.799 Palavras (8 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE INDAIATUBA

Curso Superior em Tecnologia de Logística Aeroportuária

IANI SCHNEIDER RIDRIGUES

Termotécnica

NOVEMBRO/ 2014

indaiatuba

[pic 2]

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE INDAIATUBA

Curso Superior em Tecnologia de Logística Aeroportuária

Termotécnica

Trabalho sobre a empresa Termotécnica realizado por Iani Schneider Rodrigues de Oliveira, RA 1050581211017, como parte da avaliação da disciplina de Impactos Ambientais, sob supervisão da Profa. Simone Tiemi Taketa Bicalho

NOVEMBRO/ 2014

indaiatuba

Sumário

Histórico        

Perfil        

EPS        

Produtos        

Reciclagem        

BIBLIOGRAFIA        


Histórico

A Térmotécnica fundada por Hans Dieter em 29 de agosto de 1961 a qual é considerada líder nacional na produção de poliestireno expandido (EPS), ou como é conhecido popularmente, o isopor®.

A sua história começa com a primeira filial inaugurada em 1974, na cidade de Contagem, em Minas Gerais. Dez anos depois, a empresa já produzia sua própria matéria-prima e já teria uma filia localizada em Manaus, Amazonas. E já em 1996 teria se consolidado em um dos pontos principais do país, sua unidade em Sumaré, São Paulo.

Mas dez anos se passaram após os positivos resultados de sua filial no estado paulista, teve uma vertente da empresa focada em engenharia civil em Pirabeiraba, cidade do estado de Santa Catarina e outra empresa em São José dos Pinhais, Paraná para fortalecer o mesmo setor.

Visando atender a região Centro-Oeste do país, a Térmotécnica teria uma filial em Goiânia, Goiás.

Em 2007 deu inicio em seu projeto de Logística Reversa e Reciclagem e EPS, mesmo ano da inauguração da filial em Rio Claro (SP). Teve em 2009 a inauguração da unidade em Indaiatuba (SP)

Após cinco décadas de existências, a Termotécnica se torna a maior indústria da América Latina transformadora de EPS da América Latina.

Com ampliação do parque fabril, modernização de processos, obtenção de certificados de qualidade, especialização do quadro de funcionários e, principalmente, um patrimônio construído por meio da conduta ética e responsabilidade social, a empresa reinventa o conceito de proteção, acondicionamento e isolamento térmico do mercado.

Perfil

A Térmotecnica tem como atributos a sustentabilidade, inovação e qualidade. Considerada maior empresa no mercado brasileiro de embalagens para produtos industriais e consolida.

Tendo sua matéria-prima fabricada pela própria empresa e produtos acabados com melhor performance do mercado, tendo seu processo logístico otimizado do cliente e valorizando seus próprios produtos.

Tendo como seus pilares de seu desenvolvimento e de concretização de parcerias duradouras com seus clientes, a Térmotecnica acredita na inovação conduta ética e responsabilidade social.

EPS

O EPS (Poliestireno Expandido) é um plástico rígido. O produto final tem como sua aparência, esferas de até 3 milímetros de diâmetro , destinadas a expansão. Com a ajuda de vapor, as esferas incham até 50 vezes seu tamanho e acaba se se fundindo em um molde de formas diversas.

Depois de expandidas, as esferas se apresentam com seu volume total de até 98% de ar e 2% de EPS.

A produção de EPS não utiliza qualquer gás CFC.

Como resultado, tem-se um produto inodoro, não contamina o solo, a água e ar são reaproveitáveis e recicláveis, podendo voltar a condição de matéria-prima.

Com diversas vantagens e funcionalidades, o material faz a diferença para qualquer negócio, se adaptando aos mais diferentes ramos e segmentos. Motivos no qual o EPS se destaca nas principais cadeias produtivas do mercado:

  • Resistência a envelhecimento
  • Resistência química
  • Resistência mecânica
  • Resistência à umidade
  • Excelente isolamento térmico
  • Amortização de impacto
  • Versatilidade e facilidade de formatação
  • Facilidade de manipulação
  • Leveza
  • 100% recicláv

Produtos

Os produtos da Termotécnica são classificados em três grupos: Construção civil, embalagens e peças técnicas e conservação e os produtos são:

Construção civil:

Estabilização de solos moles

  • Soloforte: O Soloforte é composto por blocos de EPS Termotécnica com a finalidade de aterrar solos moles, como alívio de cabeceira de pontes; resolver problemas geotécnicos e obter um traçado geométrico com elevação de cota ou ampliação do plano utilizável.

Sistemas construtivos e aditivos:

  • Monoforte: Painéis monolíticos em concreto Indicado para construção de edifícios, residências, escritórios e indústrias, é utilizado como alvenaria estrutural ou alvenaria de vedação em todos os tipos de edificações. É compatível com outros tipos de alvenaria, podendo ser aplicado em sistema misto.
  • Flocos aditivos: são flocos ou pérolas de EPS com aditivos, preparados com exclusividade pela Termotécnica especialmente para utilização em concreto leve (cimento, areia, EPS aditivado). O concreto leve apresenta, como características principais, baixa densidade aparente e excelente isolação térmica e acústica, sendo utilizado em funções não estruturais, tais como: regularização de pisos e lajes de coberturas, obtendo nestas condições excelente isolação térmica; fabricação de blocos vazados, painéis para fechamento e peças pré-concretadas para decoração.

Lajes:

  • Lajes peças recortadas: tais peças são recortadas em EPS, utilizando-se modernos equipamentos pantográficos. Proporcionam grande flexibilidade para atender solicitações sob medida, com alta precisão e muita agilidade.
  • Laje universal: peça moldada em EPS, para uso em lajes treliçadas bidirecionais, mas que também podem ser utilizadas em lajes unidirecionais. Possui nervura no centro, que proporciona maior resistência na concretagem, comparando-se aos modelos com abas. Tem rugosidade na superfície inferior e não requer uso de fôrmas de madeira.
  • Laje unidirecional: são peças moldadas em EPS, para lajes treliçadas unidirecionais, resistentes às necessidades de trabalho e concretagem das lajes. Possuem densidade média de 19 kg/m³ e rugosidades na sua superfície inferior, o que dá melhor ancoragem ao revestimento.

Isolamento Térmico:

  • Sub-coberturas: Grande parte do calor que contribui para o aquecimento interno das residências é proveniente da cobertura com telhas de concreto ou cerâmica. Para maximizar o conforto térmico residencial nesses casos, a Termotécnica oferece suas Sub-Coberturas moldadas em EPS.
    Essas peças barram com eficiência a radiação solar, promovendo perfeita isolação térmica e, ainda, economizando energia para o condicionamento do ambiente.
    Seu desenho permite a instalação com diversos tipos de telhas.
    Para impossibilitar a fuga de água, são dotadas de encaixes laterais e longitudinais. Sua manutenção é fácil e bastante reduzida.
  • Placas de EPS para telhas: retardantes à chama, as Placas de EPS para Telhas são recortadas com espessuras de 30/40 mm, ou conforme perfis de telhas solicitadas pelo cliente. Possuem densidades de 13 a 25 kg/m³ e promovem grande conforto, através de perfeita isolação térmica. A flexibilidade do seu corte permite fazer instalações em coberturas com diversos tipos de telhas, sempre com maior produtividade na montagem e instalação. Além disso, proporcionam boa economia de energia no condicionamento dos ambientes. A manutenção é fácil e reduzida e a produtividade dos funcionários é maior, resultando em melhor custo/benefício.
  • Isolantes termoforro: moldado ou recortado em EPS retardante à chama (com opção de revestimento especial), o Termoforro é perfeitamente aplicável em ambientes como: Hospitais, Prédios públicos, Escolas, Prédios comerciais, Indústrias e residências.
  • Isolantes termofoam: o Termofoam foi desenvolvido com características para a aplicação em condições extremas de isolação térmica em lajes impermeabilizadas expostas ao tempo e trânsito de automóveis. O Termofoam garante alta resistência e boa isolação térmica para aplicações em câmaras frigoríficas, muros de arrimo, sub-base de pisos, entre outras. O manuseio e a aplicação são muito fáceis e o sistema de encaixe lateral reduz a troca de calor na união das placas.
  • EIFS: A fixação dos painéis de EIFS é feita na alvenaria já existente através da argamassa cimentícia colante polimérica de alta capacidade de aderência. Sua aplicação é feita com desempenadeira dentada. Após a fixação dos painéis, com a mesma argamassa é fixada uma tela de fibra de vidro sobre todos os painéis. Regulariza-se a superfície da argamassa utilizando-se uma desempenadeira plástica ou metálica. Sobre esse acabamento é possível aplicar textura, pintura, revestimento cerâmico e outros.

Embalagens e peças técnicas:

  • Fittocell: material para aplicação em calçados, paletes e capacetes. Sendo um material leve, 100% reciclável, com alta absorção de impactos, Inerte, com alta resistência, moldabilidade (formas diversas), estabilidade dimensional;
  • Cantoneiras: As cantoneiras de EPS, são utilizadas em produtos que necessitam de uma embalagem funcional para proteger de choques no transporte, vibrações, umidade e sujeira;
  • Proteps: é uma pequena peça extrudada em EPS, desenvolvida para proteger seus produtos em quaisquer condições de transporte. Por sua forma côncava, se ajusta perfeitamente à peça transportada, absorvendo todos os choques que a carga possa receber;
  • Embalagens moldadas: A utilização de embalagens moldadas de EPS apresenta muitas vantagens, além de reduzir custos e ganhar em produtividade. Elas são produzidas a partir de projetos específicos, de acordo com as necessidades de cada cliente e de cada produto, garantindo assim, uma proteção eficiente durante o transporte, manuseio, armazenamento e distribuição das mercadorias;
  • Termopack: oferecem proteção contra choque, vibração, umidade e variação térmica na acomodação, transporte e armazenagem, além de leveza e resistência à compressão, maiores níveis de empilhamento, possibilitar personalização (serigrafia, transfer, etiqueta autoadesiva ou relevo moldado) e reciclabilidade.

Conservação:

Agrobusiness:

  • Dacolheita: Diferente das caixas de papelão tradicionais, elas criam uma atmosfera interna muito mais propícia para a conservação de alimentos. Isto significa que desde a colheita, armazenagem e transporte, passando por feiras ou supermercados, até chegar à mesa do consumidor final, o alimento permanece mais fresco, nutritivo e saboroso, além de reduzir consideravelmente o desperdício de carga por avarias durante o translado;
  • Linha Mudas: otimizam a produção agrícola a partir do desenvolvimento de canteiros móveis, que trazem inúmeras vantagens para o produtor de fumo, hortaliças, etc. As bandejas Termotécnica racionalizam a formação de mudas e proporcionam plantas de qualidade, uniformes, bem desenvolvidas e sadias e, consequentemente, lavouras mais uniformes e produtivas;

Linha farmacêutica: contribuem para a conservação, em perfeitas condições, de produtos farmacêuticos, reduzindo o risco de deterioração durante o transporte e manuseio;

Linha institucional:

  • Chapas: produto de alta qualidade direcionado para o uso escolar ou profissional;
  • Caixas Alimentícias: são uma a solução para o transporte de alimentos, protegendo-os e mantendo sua temperatura. Além dos atributos de proteção e conservação térmica, são leves e práticas no manuseio;

Linha Promocional: com uso bastante geral, pode conter qualquer produto, tais como: ovos de páscoa, cestas de natal, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (191.9 Kb)   docx (93.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com