TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste De Chama

Trabalho Escolar: Teste De Chama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O modelo atômico de Bohr possibilitou caracterizar o elétron não só como partícula, mas como tendo também comportamento ondulatório. Seguindo essa linha de raciocínio puderam-se explicar os espectros de linhas, que são únicos para cada elemento. Bohr a partir de uma serie de postulados definiu que o elétron possui um estado de energia fundamental, sendo este estável, e um estado excitado, onde é preciso absorver energia para saltar de um nível quântico para outro mais energético. Já quando um elétron passa para um nível energético inferior, ele libera energia na forma de ondas eletromagnéticas. A radiação liberada pelos elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, pode ser observada a olho nu.

O teste de chama é uma espécie de observação macroscópica, que teve relevância histórica como uma das ferramentas empregadas na detecção de certos elementos em amostras minerais, definindo a presença de alguns íons metálicos. Sendo assim entende-se que a chama é a fonte de calor que fornece energia ao átomo e que possibilita a observação da cor da luz característica do elemento ao voltar a seu estado fundamental de energia.

Desenvolvimento

Baseado no trabalho de vários cientistas, Niels Bohr, em 1913, conseguiu adaptar o modelo de Rutherford, resolvendo as principais críticas levantadas a este modelo.

Uma das maiores contribuições de Bohr à Ciência foi explicar por que os gases emitem ou absorvem radiação com determinados comprimentos de onda e não numa faixa contínua de radiação. Bohr relacionou as raias do espectro descontínuo dos gases às variações de energia dos elétrons contidos nos átomos desses gases. Em função dessa relação, Bohr propôs um modelo atômico revolucionário que mantinha as principais características do modelo atômico de Rutherford.

Esse novo modelo pode ser enunciado pelos seguintes postulados:

1. Em um átomo são permitidas somente algumas órbitas circulares ao elétrons, sendo que em cada uma ele tem energia constante.

2. Um elétron não pode assumir qualquer valor de energia, mas somente determinados valores que correspondem às órbitas permitidas, tendo, assim, determinados níveis de energia ou camadas energéticas.

3. Um elétron quando localizado numa dessas órbitas, não perde nem ganha energia espontaneamente. Por isso, diz-se que, nesse caso, ele assume um estado estacionário.

4. Um elétron pode receber energia de uma fonte externa somente em unidades discretas (pequenas), chamadas quanta(forma singular quantum).

5. Quando um elétron recebe um quantum de energia, ele salta para uma órbita mais energetica, ligeiramente mais afastada do núcleo. Dizemos que o elétron realizou um salto quântico e atingiu um estado excitado.

6. Quando o elétron retorna a uma órbita menos energética, ele perde, na forma de onda eletromagnética, uma quantidade de energia que corresponde à diferença de energia existente entre as órbitas envolvidas.

De acordo com esse modelo, o átomo poderia ser representado de uma forma em que as órbitas permitidas tivessem relação com os diferentes níveis de energia e, ainda, com as respectivas raias presentes no espectro.

Cada uma dessas órbitas permitidas foram denominadas níveis ou camadas de energia. Dentre os elementos conhecidos, aquele que contém maior número de elétrons apresenta-os distribuídos no máximo em 7 camadas, designadas pelas letras K,L,M,N, O,P e Q.

Os cientistas já haviam percebido que cada elemento químico possui um espectro característico e, de acordo com Bohr, esses espectros dependiam dos saltos dos elétrons entre os níveis permitidos.

As eletrosferas de elementos químicos diferentes são também diferentes. Com isso, os saltos dos elétrons irão originar ondas com comprimentos de ondas diferentes, isto é, a luz emitida apresentará cores diferentes. Com base nesta propriedade é possível identificar a presença de um dado elemento em um composto. Isso é feito através de um ensaio denominado teste de chama.

Neste teste, os elementos químicos são reconhecidos pela cor da chama emitida pelo retorno dos elétrons, quando uma amostra contendo esse elemento é submetida a aquecimento na extremidade de um fio de platina ou níquel-cromo.

Objetivo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com