TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de avaliações de desempenho

Artigo: Tipos de avaliações de desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  Artigo  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Por que avaliar o desempenho?

A avaliação de desempenho possui uma real importância nas organizações, pois através dela os funcionários são avaliados e ao mesmo tempo recebem um Feedback sobre o seu desempenho, onde é fundamental para as organização saber como estão seus funcionários e ao mesmo tempo cria a possibilidade de desenvolver o potencial de cada um. Segundo Chiavenato, “a Avaliação de Desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento”. Contudo, podemos dizer que a função da avaliação de desempenho é nada mais nada menos que avaliar a qualidade de entrega de todos os profissionais da organização.

Todas a ferramentas de avaliação avalia o desempenho para saber o modo como as tarefas estão sendo executadas, corrigir certos desvios, aponta mudanças no comportamento, melhora a produtividade, cria momento entre avaliado e avaliador em função de como está conduzindo o trabalho, ou seja, um verdadeiro Feedback que levanta ou não uma série de pontos a serem destacados para melhorar o rendimento do colaborador permitindo ao avaliado saber como seu superior o enxerga, para muitos funcionários isso acaba sendo uma forma de “oportunidade”, pois acaba enxergando melhoria para crescimento na organização.

TIPOS DE AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO

A- Avaliação Contínua –

É aquela obtida, simplesmente na observação comportamental diária. (Observação, cotidiano, dia a dia)

B- Avaliação Por Objetivos –

É a avaliação voltada para as metas da organização. Esta avaliação foi criada para disponibilizar aos gestores um olhar que possibilite o reconhecimento, o desenvolvimento e utilização dos esforços dos membros com o objetivo de vincular esses esforços com o objetivo da organização, ou seja, avalia o empenho e comprometimento com o desenvolvimento e a melhoria dos processos.

C- Avaliação Direta ou 90° Graus –

Avaliação direta é feita pelo líder imediato na hierarquia funcional. Os líderes se sentem na função de juízes, pois avaliam seus funcionários . Contudo, essa avaliação pode não trazer bons resultados, ou seja, para os líderes que conhecem sua equipe e convive no dia-a-dia, será vista como bons olhos porque sabe como é sua equipe e os conhecem diariamente, porém pode ocorrer distorções de percepções ou contaminar o julgamento entre líder imediato e colaborador, pois a avaliação pode ser contamina por desgasta interpessoal.

D- Avaliação Conjunta ou 180° Graus –

Modelo de avaliação realizada conjuntamente entre avaliado e avaliador , ou seja, uma troca continua , com clareza, transparência e objetividade, de pontos a serem avaliados entre funcionário e o avaliador visando destacar pontos para a melhoria de desempenho voltada para as tarefas.

E- Avaliação 360° Graus –

Neste método o avaliado recebe Feedbacks de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com