TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Adaptação 2 Semestre Administração

Exames: Trabalho Adaptação 2 Semestre Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  1.746 Palavras (7 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

A Organização de uma empresa faz parte de um processo que tem como objetivo estabelecer um caminho que será seguido pelos colaboradores durante a execução de qualquer projeto.

Os elementos da administração planejamento, organização, direção e controle são implantados para obtenção de parâmetros a serem seguidos, atingimento de metas estabelecidas e acompanhamento de resultados. Toda empresa precisa de um modelo estratégico que impulsione o

desenvolvimento, a competitividade e garanta a prosperidade da organização de uma forma sustentável e contínua.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A empresa será reestruturada tendo as áreas específicas e necessárias para o bom funcionamento de uma organização.

2.2 Elementos da Administração:

Planejamento

Processo no qual se identifica aonde se quer chegar, para definir como chegar lá, da forma mais eficiente possível, é um processo interminável com um pensamento no futuro está diretamente ligado à tomada de decisões envolvendo riscos; ter uma organização das atividades necessárias para a execução dessas decisões e medição do resultado dessas decisões com as expectativas.

Com o planejamento vamos definir o negócio (Missão, Visão e Valores da empresa) e o que realmente é o foco de negócio dessa empresa. Precisamos fazer uma análise do mercado interno e externo, principalmente por que atualmente tudo está em constante mudança, e montar um plano de negócios, que seria criar uma estratégia para que façamos todo o planejamento funcionar perfeitamente.

Organização

Na organização deveremos determinar quais tarefas, métodos e recursos que utilizaremos e finalizar com a definição de cargos e funções. A organização fornecerá uma síntese da empresa em termos de responsabilidades com pessoal, custos e receita.

Direção

Acionamento e dinamização da empresa, fazendo a mesma funcionar. Atuação e ordenação dos trabalhos já definidos pela determinação de cargos e funções na organização, sempre tendo algo para motivar e orientar. Repassar as metas superiores e traçar planos seguindo as orientações, sempre verificando a possibilidade de execução e ouvindo os colaboradores com seus questionamentos. Estabelecer documentos normativos da empresa que possam servir de base para todos os trabalhos realizados dentro da instituição.

Controle

É o gerenciamento de todos os processos. Pode-se fazer um levantamento de dados estatísticos dos resultados obtidos, fazer uma pesquisa de clima organizacional para verificação da satisfação dos clientes internos e comparar os resultados com os levantamentos do planejamento, organização e direção de modo a corrigir os erros ou de divulgar a participação especial de alguma área para o alcance de metas fazendo assim o reconhecimento do potencial humano existente nessa empresa e estimulando os demais funcionários a ser exemplo.

2.3 Áreas que serão criadas na Empresa do Sr Eustáquio:

Áreas de Recursos Humanos

Gestão de pessoas “é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. São chamados recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização. O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.

Planejamento:

Analisar o ambiente interno e externo

Caracterizar os cargos e funções

Organização:

Fazer uma análise ambiental dos problemas externos para, por exemplo, da análise da concorrência e uma cuidadosa análise do ambiente organizacional interno que influenciam diretamente no atingimento dos objetivos empresariais.

Analisar as características dos cargos que terão seu perfil modificado em função do Plano Estratégico. É importante que a empresa defina seus cargos mais importantes, que deverão ser ocupados por profissionais com alto nível de qualificação.

Direção:

Fazer levantamentos com os próprios consumidores e um levantamento da concorrência (mercado) e esses dados podem ser utilizados como subsídios para a empresa se situar em seu contexto de mercado de trabalho e as pressões ambientais que certamente deverá sofrer

Ter sempre atualizado as pastas pessoais dos funcionários para possível adequação de cargos e carreiras, fazer a pesquisa de clima organizacional .

Controle:

Planílhas para atualizações trimestrais.

Promoção de treinamentos internos; ajuda com bolsas de estudos

Área de Finanças e Contabilidade

Organiza o setor financeiro e patrimonial da empresa.

Planejamento:

Criar dentro da empresa um setor de contabilidade financeira

Selecionar uma pessoa para verificação constante de apuração de supostos prejuízos.

Organização:

Gerenciar a execução orçamentária, compatibilizando a receita e a despesa, liquidar despesas, realizar a conciliação dos saldos bancários relativos as contas sob seu controle; organizar, controlar e supervisionar a descentralização dos recursos orçamentários e financeiros, orientar, coordenar e instruir, sob o ponto de vista técnico, os órgãos operacionais da organização, controlar o desembolso, fornecer ao Presidente o relatório contábil.

Fornecer toda documentação que comprove os prejuízos à empresa informando toda a situação e os envolvidos

Direção:

Utilizar de tabelas e dados retirados de históricos da organização

Controle:

Atualização periódica das tabelas e verificação do aumento de produção e lucro.

Verificar o índice de prejuízos da empresa utilizando-se dos acompanhamentos de prejuízos a apurar.

Área de Marketing

“Processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes.” É utilizado para divulgação dos produtos da empresa e também da imagem da mesma.

Planejamento:

Análise do ambiente de negócios

Estudo de mercado e adequação dos funcionários a imagem da empresa

Organização:

Verificar as oportunidades e ameaças externas, as forças e as fraqueza da empresa

Confeccionar unifome e crachás para os funcionários.

Direção:

Sempre atualizar o meio de comunicaçao e perceber qual está dando mais resultados

Controle:

Criar uma base de dados e as fontes de consulta; indicando a freqüência de acompanhamento, se será diária, semanal, mensal ou semestral e assim poderá saber se está dando o retorno esperado. Deve ser fixada a data em que será feita a análise geral dos resultados em confronto com os dados iniciais do plano.

Área de Produção

A área de produção desenvolve produtos ou serviços a partir de materiais, informações ou necessidade dos consumidores. É a produção de bens e serviços de uma empresa

Planejamento:

O que produzir

Onde produzir

Organização:

Buscar informações que demonstrem a necessidade e quantidade da demanda do produto a ser produzido

Produzir no espaço da organização dentro dos limites da capacidade de produção ou buscar parcerias para ampliação da mesma

Direção:

Administrar materiais: planeja e controla os estoques, define o tamanho dos lotes, a forma de reposição da matéria-prima e os estoques de segurança

Controle:

Fiscalizar e acompanhar os processos produtivos pesquisando sobre o andamento da produção conforme o planejado, ou seja, verificar se o que foi decidido no plano está sendo realizado.

Área de Economia e Sustentabilidade

A sustentabilidade desempenha funções econômicas, entendidas como qualquer serviço que contribua para a melhoria do bem-estar, do padrão de vida e para o desenvolvimento econômico e social. O desenvolvimento econômico-sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades, visando buscar lucros para empresa utilizando de recursos naturais.

Planejamento:

Fabricação do plástico biodegradável de cana de açucar

Receber dos clientes os plásticos que irão descartar, e fazer a reciclagem na própria empresa.

Organização:

Nas próprias embalagens colocar um endereço para entrega das embalagens que seriam descartadas.

Direção:

Fazer pesquisas e utilizar a cana de açucar para fabricação de produtos que aceitem a fórmula

Controle:

Disponibizar um número de telefone para clientes elogiarem, reclamarem e com isso fazer um acompanhamento de todos os processos relacionados a produção.

2.4 Toda organização possui três níveis hierárquicos:

O nível hierárquico estratégico baseia-se nos fundamentos estratégicos da organização: missão, visão, valores e crenças, onde também são criados os objetivos estratégicos a curto, médio e longo prazo. As pessoas que estão neste nível têm funções de comandar todas as áreas da empresa com planejamento estratégico e visão sistêmica e de futuro. Esse nível prover o recurso necessário para que os níveis tático e operacional possam cumprir com eficiência e eficácia suas devidas atribuições, processos e criar as condições necessárias para que as pessoas envolvidas desenvolvam as competências técnicas e comportamentais inerentes a cada função. O Sr. Eustáquio deve se encontrar nesse nível onde ele toma as decisões e verifica os planos para a empresa já que durante tantos anos, mesmo com todas as dificuldades e sem uma estrutura organizacional ele conseguiu fazer com que a empresa não falisse.

O nível tático é formado pelos gerentes, coordenadores, supervisores e demais funções. O objetivo principal deste nível é o de como será realizado, o caminho para realização dos objetivos estratégicos utilizando de forma eficiente eficaz, distribuído em metas específicas para suas áreas e liderados.

O nível Operacional cumpre a estratégia traçada e alcança os objetivos almejados, pessoas que estão no processo de produção e vendas.

Verificamos um exemplo de pirâmide para representar esta estrutura:

LINHAS DE CRÉDITO

Linhas de crédito são as oportunidades que bancos e financeiras oferecem para quem necessita de um dinheiro rápido e com condições adaptáveis e para empresas são utilizadas para abrir ou ampliar negócios. Após planejamento e uma reestruturação, o Sr. Eustáquio precisa investir. A linha de crédito mais viável será a de investimento fixo que é utilizada para quem precisa de implantação, expansão, recolocação, ou modernização do negócio. Esses recursos podem ser utilizados para reposição de máquinas e equipamentos, compra de móveis, utensílios e veículos, para melhorar as instalações ou incorporar novas tecnologias, utilizando do sistema de capitalização simples ou juros simples, que é o juro de qualquer período constante e sempre calculado sobre o capital inicial.

CONCLUSÃO

Toda organização necessita de uma estrutura com áreas bem definidas e que funcionem com profissionais competentes. Conclui-se que o Sr. Eustáquio tinha uma experiência empresarial, mas sem o estudo de Administração, precisava de uma reestruturação organizacional, onde foi sugerido um planejamento, uma organização, uma direção e um controle para cada área da empresa, com isso essa área realizará o seu trabalho com eficiência e eficácia, sendo cada colaborador útil e ciente do seu papel, tendo suas habilidades verificadas com a análise de perfil que será utilizada para direcionamentos de cargo e funções para não sobrecarregar os colaboradores.

Com essa reestruturação o Sr. Eustáquio poderá ampliar os negócios, ser uma empresa muito lucrativa e sustentável.

REFERENCIAS

DRUCKER, Introdução a Administração, São Paulo, Pioneira, 1984.

CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento Estratégico – Fundamentos e Aplicações, Rio de Janeiro, Campus, 2003.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003

_____.<http://www.saemg.org.br/noticias/194-empreendedor-individual-desfruta-de-beneficios> Acesso em 18 de abril de 2013.

SENAC, DN. Introdução à administração. Rio de Janeiro: SENAC/DN/DFP, 2000.

http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/rh-e-gestao-de-pessoas/conceito-de-comportamento-organizacional/

http://www.unifae.br/publicacoes/pdf/cap_humano/1.pdf

http://www.searh.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/searh_escola/arquivos/pdf/gest%C3%A3o%20de%20pessoas%20e%20comportamento%20organizacional.pdf

http://www.unigranrio.br/pos/stricto/mest-adm/pdf/dissertacoes/dissertacao-claudio_domingos_da_silva_zeferino.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estat%C3%ADstica

http://sigmaestatistica.wordpress.com/a-profissao/

...

Baixar como  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »