TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Mecanica

Ensaios: Trabalho De Mecanica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

GERENCIAMENTO DE RISCO.

Gerenciamento de risco: é o processo de planejar organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização,no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização ao mínimo possível.

É um conjunto de técnicas que visa reduzir ao mínimo os efeitos das perdas acidentais, enfocando o tratamento aos riscos que possam causar danos pessoais. ao meio ambiente e à imagem da empresa.

A gerência de riscos pode ser definida como a ciência, a arte e a função que visa à proteção dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma empresa, no que se refere à eliminação, redução ou ainda financiamento dos riscos, caso seja economicamente viável.

Este estudo teve seu início nos EUA e alguns países da Europa, logo após a Segunda Guerra Mundial, quando começou a estudar a possibilidade de redução de prêmios de seguros e a necessidade de proteção da empresa frente a riscos de acidentes. Na verdade, se falarmos na consciência do risco e convivência com ele, veremos que a gerência de riscos é tão antiga quanto o próprio homem. O homem, desde sempre esteve envolvido com riscos e decisões quanto ao mesmo.

O que ocorreu desta época até o surgimento da gerência de riscos, é que os americanos e europeus aglutinaram o que já se vinha fazendo de forma independente, em um conjunto de teorias lógicas e objetivas, dando-lhe o nome de Risk Management.

E mais fácil chegar de um record ruim a um bom, do que de um bom a um excelente. Segundo o autor, a mudança mais drástica que deve-se fazer, para chegar ao alcance adequado dos objetivos, é aquela em que deixe-se de ver a segurança como um satélite ou função independente, para transformá-la em uma função cujas fontes comuns de perdas sejam melhor controladas e prevenidas aplicando os princípios consagrados de administração: planejamento, organização, direção e controle.

O gerenciamento de riscos se efetiva, então, através da inter-relação destes elementos com os diversos planos de observação: humano, social, político, legal, econômico, empresarial e técnico.

Dirigir estrategicamente os riscos supõe que estes vão ser considerados como parte da competitividade empresarial.

O papel do gerente de riscos é melhorar a competitividade empresarial através da direção do risco, mantendo a potencialidade e capacidade empresarial de gerar benefícios no futuro.

Por outro lado, para que o gerenciamento de riscos seja realmente eficaz, não é suficiente apenas o gerente de riscos estarem engajado no programa.

As noções de qualidade e segurança estão estritamente relacionadas. A gerência de riscos deve fazer parte da cultura interna da empresa e ser integrada a todos os níveis.

O gerenciamento de riscos e a equipe que os gestiona devem isto sim, funcionarem como catalisadores das atuações da empresa frente aos riscos.

O gerenciamento de riscos não pode ver tudo, fazer tudo e saber tudo.

Por este motivo, seu principal objetivo deve consistir em desenvolver uma consciência do risco, de maneira que todos se comportem com sentimento de responsabilidade.

O gerente de riscos deve trabalhar com as pessoas encarregadas da segurança e também com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com