TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Pesquisa

Trabalho Universitário: Trabalho De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2014  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES.

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

COMPONENTE CURRICULAR: FUNDAMENTOS DA PESQUISA SOCIAL

ALUNA: PATRÍCIA S. DA SILVA – 11226010

ESTUDO DIRIGIDO

1) Conceitue e cite os principais Instrumentos e Técnicas de Pesquisa utilizadas na pesquisa social?

2) Discorra sobre Observação, os tipo de observação e a importância do uso da observação na atividade de pesquisa?

3) Em que consiste a Entrevista? Quais os tipos de entrevistas? e aponte alguns cuidados necessários que o (a) pesquisador (a) deve ter ao fazer uso da entrevista?

RESPOSTAS

1 –

a-) Formulação do Problema – Problema é qualquer questão não solvida e que é objetivo de discussão, em qualquer domínio do conhecimento. A pesquisa científica não pode dar respostas a questões de "engenharia" e de valor, porque sua correção ou incorreção não é passível de verificação empírica. Um problema é testável cientificamente quando envolve variáveis que podem ser observadas ou manipuladas.

b-) Construção de Hipóteses – O papel fundamental da hipótese na pesquisa é sugerir explicações para os fatos, que podem ser a solução do problema e que bem elaboradas conduzem a uma verificação empírica. Normalmente se originam da observação de fatos, de outras pesquisas, de teorias e da intuição.

c-) O Delineamento da Pesquisa – Torna-se necessário para confrontar a visão teórica do problema com os dados da realidade, definir o delineamento da pesquisa, que refere-se ao planejamento da pesquisa em sua dimensão mais ampla, envolvendo tanto sua diagramação quanto previsão de análise e interpretação dos dados.

d-) Operacionalização das Variáveis – Processo que sofre uma variável ou conceito a fim de se encontrar os correlatos empíricos que possibilitem sua mensuração ou classificação. Requer sua definição teórica e enumeração de suas dimensões, no caso de ser muito complexa. Então se cria outra definição, a empírica, que se refere a seus indicadores na forma prática.

e-) A Amostragem – A amostragem se fundamenta em leis estatísticas que lhe conferem fundamentação científica. A lei dos grandes números afirma que quanto maior a repetição de um evento mais próximo o resultado da probabilidade efetiva. A lei da regularidade afirma que um subconjunto aleatório tende a ter as mesmas características do grupo maior. A lei da inércia assegura que, na maioria dos fenômenos uma ação em um sentido corresponde a reação equivalente em sentido oposto. A lei da permanência dos pequenos números afirma que duas amostras significativas de igual magnitude tendem aos mesmos resultados.

f-) A Observação – É o uso dos sentidos com vistas a adquirir os conhecimentos necessários para o cotidiano. Pode, porém ser utilizada como procedimento científico, á medida que serve a um objetivo formulado de pesquisa, é sistematicamente planejada, é sistematicamente registrada e ligada a proposições mais gerais, e é submetida a verificação e controles de validade e precisão. Apresenta como principal vantagem a de que os fatos são percebidos diretamente, sem qualquer intermediação, reduzindo a subjetividade.

g-) A Entrevista – Técnica em que o investigador se apresenta ao investigado e lhe formula perguntas para a obtenção de dados de interesse.

h-) Questionário – Técnica de investigação composta por um número mais ou menos elevado de questões apresentadas por escrito às pessoas, tendo por objetivo o conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas etc.

i-) As Escalas Sociais – Instrumentos construídos com o objetivo de medir a intensidade das opiniões e atitudes da maneira mais objetiva possível. Consiste basicamente em solicitar ao indivíduo pesquisado que assinale dentro de uma série graduada de itens, aqueles que melhor correspondam à sua percepção acerca do fato pesquisado.

j-) Os Testes – Aplicar um teste significa fazer uma prova. Nas ciências, aplicar um teste significa medir, isto é, comparar a um critério determinado. Pode-se definir teste psicológico como uma situação experimental que serve de estímulo a um comportamento.

k-) A Utilização de Documentos – As fontes escritas muitas vezes são capazes de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com