TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Freelancers

Trabalho Universitário: Trabalho Freelancers. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

“Freelancer, também conhecido popularmente no Brasil como freela ou frila, é o termo inglês para denominar o profissional autônomo, que se auto-emprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. É uma tendência muito em voga no mercado”.

Em alguns países, o que dificulta para um profissional assumir-se como freelancer, é a legalização. É muito difícil legalizar-se como prestador de serviços devido à alta carga de impostos.

1- As organizações burocráticas seguem a lógica estatal, pois são comandadas pelo Estado. Tendo tarefas operacionais altamente rotineiras, regras e regulamento muito formalizados, a autoridade centralizada. Já as organizações simples são mais tranquilas, menos rígidas, com poucos setores divididos e pouca formalização. Organizações que não são optantes a organização burocrática estarão sempre à frente.

Empresas como a IBM, obedecem apenas à lógica do capitalismo, sem vínculos com o país onde está instalada, estando sempre em busca de baixos custos e leis pouco rígidas.

02- “De certo modo todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações atuais e o administrador precisa conhecê-las bem para ter à sua disposição um naipe de alternativas adequadas para a situação”, segundo Chiavenato (2004, p.12)

A gestão sem fronteiras se encaixa muito bem para essas empresas, onde é caracterizada pelo uso da tecnologia da informação como base para sua formação, usando ferramentas da tecnologia para unir pessoas e recursos sem precisar de um espaço físico para tal.

Com a acelerada evolução da tecnologia nos últimos tempos, a economia projeta um novo e poderoso modelo de produção baseado em reais sociais com conteúdo colaborativo e auto-organizadas, abandonando a hierarquia e o controle. Os novos tempos são influenciados pelas plataformas digitais.

A IBM é uma referência mundial no pioneirismo do uso de redes sociais desde 2001, quando o conselho mundial da companhia resolveu liberar e incentivar as redes como forma de compartilhar conhecimento e aprender junto com os consumidores.

O facebook é uma empresa que nos oferece contatos com outras pessoas, diversão, divulgação social, pois é uma rede onde amigos se comunicam e divulgam o que fazem. Sendo, atualmente, o maior site de relacionamento do mundo, com mais de 500 milhões de usuários em todo o planeta (IBOPE, 2010).

O Google é um site mais empresarial, pois dispõem ferramentas de buscas, de localização e de finanças, como o pagamento via internet, uma dessas ferramentas dispõe de poder comprar pela internet, fazer pesquisas. Os líderes da Google querem que seus empregados pensem em voz alta e tenham discussões abertas sobre seus objetivos e como atingi-los, promovendo a transparência, pois seus funcionários conseguem ver e contribuir para a função de liderança. Os métodos do Google atraem talentos, pois ela acredita que é possível liderar usando uma visão compartilhada por todos enquanto muitas empresas usam de um controle burocrático e linear. O Google permite que seus empregados determinem e mantenham seus próprios padrões. Este tipo de política aberta se traduz em uma estrutura corporativa única, que inspira boa vontade e orientação.

03- A diferença nos serviços temporários é que o acaba sendo menor o custo beneficio para realização dos trabalhos. Fim de ano as estatísticas de emprego registram picos de contratação. Os executivos, no entanto, se beneficiam dos empregos por tempo determinado, no caso das multinacionais, há pressa para dar inicio à operação e as nacionais, a urgência é aumentar a participação no mercado, os motivos justificam essa busca a falta de gente qualificada e a ausência de tempo para capacitar no curto prazo. Empresas de médio e grande porte que querem alguém pronto, com conhecimento específico e que dê retorno imediato. Entre as habilidades que esse profissional precisa ter estão os bons relacionamentos interpessoal, capacidade gerencial, conflitos e flexibilidade para mudar de ambiente de trabalho e também de cidade.

4- Vantagens de um freelancer:

• Ser o próprio patrão: o freelancer escolhe o horário e o local que mais o convém, seja em casa, estúdio ou em um escritório. Disciplina é a palavra chave para o cumprimento de prazos. Esta pode ser uma grande vantagem.

• Escolher os clientes: uma grande vantagem também é poder escolher clientes com quem vai trabalhar, havendo cooperação e entendimento entre o freelancer e o cliente, para evitar mal entendidos, assim, criar uma relação harmoniosa, resultando na satisfação do cliente e no seu retorno.

• Escolha de preços: geralmente os trabalhos efetuados como freelancers são cobrados por hora trabalhada, o que permite chegar a valores mais justos que o tabelamento de serviços. Podendo também ser flexível em relação aos orçamentos, de modo a manter os clientes, podendo fazer descontos.

• Liberdade criativa: é fundamental em qualquer projeto. Por ser seu próprio patrão, o freelancer só pode ser limitado pelo cliente.

• Não tem o cansaço da rotina, normalmente sempre mudados o local de trabalho

• Amplia-se a rede de amizades, novas amizades te indicam a outros trabalhos

Raramente fica sem trabalho, depende é claro, do seu desempenho.

Desvantagens de um freelancer:

• Gestão de si próprio: nem todos tem experiência em gestão. É necessária a gestão de tempo, clientes, projetos, orçamentos...se não tiver um sentido de gestão, pode resultar na perda de clientes por esquecimentos e/ou atrasos.

• A gestão de si próprio envolve:

 Gerir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com