TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interdisciplinar

Casos: Trabalho Interdisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 7

Contabilidade Gerencial

A contabilidade gerencial tem um papel fundamental dentro das organizações, pois é através dela que as informações são apuradas e analisadas para auxiliar os administradores sobre as tomadas de decisões relevantes que contribuirão para o crescimento e aperfeiçoamento do negócio e dos investimentos. De acordo Atkinson e outros (2000, p.67).

A Contabilidade Gerencial foi definida pelo Instituto de Contadores Gerenciais (Institute of Management Accounting) como processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras usadas pela administração para planejar, avaliar e controlar dentro de uma empresa e assegurar uso apropriado e responsável de seus recursos. (ATKINSON et al 2000, p.67).

Sendo assim uma atividade interna voltada para tomadas de decisões, onde a necessidades de informações da empresa que possibilite a orientação de seus indivíduos para o sucesso da empresa.

Diferença entre Contabilidade Gerencial e Financeira

De acordo com Warren, Reeve e Fess (2003) as informações da contabilidade gerencial incluem dados históricos e estimados usados pela administração na condução de operações diárias e no desenvolvimento de estratégias de negócios integrados.

“A Contabilidade Financeira lida com a elaboração e a comunicação de informações econômicas de uma empresa dirigida a público externo: acionistas, credores (bancos, financeiras e fornecedores), entidades reguladoras e autoridades governamentais tributárias.” (Atkinson et al. 2003, p.37).

Dessa forma Warren, Reeve e Fess (2003) conceituam a contabilidade financeira são relatadas em demonstrativos financeiros úteis para pessoas ou instituições “de fora” ou externas à empresa que objetiva e periodicamente, relata os resultados das operações e a condição financeira da empresa de acordo com os princípios da contabilidade.

A contabilidade gerencial tem como objetivo todas as características variadas das necessidades de uma administração e a contabilidade financeira já tem todo um procedimento para ser elaborado devido a ser levado para fora da empresa.

Um contador “com mentalidade gerencial” vai utilizar tais variações, até, o extremo grau possível de detalhes, para tentar enveredar um início de contabilidade por responsabilidades ou, pelo menos, para discernir quais as áreas que merecem uma investigação maior. (IUDICIBUS 1998, p.23).

A informação gerencial participa de varias funções organizacionais diferentes sendo elas: controle operacional, custeio do produto, controle administrativo e controle estratégico. Sendo que cada área tem a sua demanda de informações de acordo com seu nível hierárquico. Dessa forma dará se uma ênfase nos Custos.

Necessidade de informações de Custo

“Custo é um desembolso de caixa ou seu equivalente, ou compromisso de pagar em espécie no futuro, com o propósito de gerar receitas. Um custo representa um beneficio usado imediatamente ou deferido para um período de tempo futuro de açodo com Warren, Reeve e Fess (2003, p.5).”

Segundo Atkinson et al (2000), custo é definido como o valor monetário de bens e serviços gasto para se obter benefícios reais e futuros, sendo assim custa não é necessariamente o mesmo que despesa.

De acordo com Warren, Reeve e Fess (2003) “sistema de contabilidade de custo é acumular os custos de produto. As informações sobre os custos do produto são usadas pelos gerentes para estabelecer os preços dos produtos, controlarem as operações e preparar as demonstrações financeiras.”

O custo é muito importantes para um bom desenvolvimento, controle e planejamento dentro de uma empresa, pois é nele que se tem uma base para melhor aproveitamento das empresas.

Atkinson et al (2000), afirma que os sistemas de custo tradicionais classificam os custos em: custo de produção e custo de não-produção. Já Iudicibus (1998) os classificam de custo de produto e custo de período, sendo equivalentes.

“Custo de produto (custo de produção) é o valor atribuído aos insumos contidos na produção terminada, porém mantida no estoque”. (Iudicibus 1998, p.114).

De acordo com Atkinson et al (2000) custos não-produção (custo de período) são todos exceto os custos de produção. Sendo custos de distribuição, custos de vendas, custos de divulgação, custos com pesquisa e custos gerais que não entra na produção.

O custo de produção é matéria - primas que era transformado em produto acabado se classificados como custos diretos e indiretos, já os custo de não-produção não estavam inclusos nos custo de produção. Com estas informações os administradores poderiam controlar e melhorar as operações da empresa.

Sendo assim o relatório de custo de produção, fonte de informações que pode ser usada por administradores para controlar e melhorar operações, em geral, especifica aos custos a isolar problemas e oportunidades.

Demonstrativo para análise de contabilidade gerencial

Custeio por absorção

Um fator que afeta o lucro de uma empresa é o custo dos produtos vendidos, muitas vezes esse custo é maior do que todas as outras despesas juntas, dessa maneira o custo do produto vendido poderão ser determinadas usando-se o conceito de custeio por absorção.

O custeio por absorção é o sistema que apropria aos produtos, mercadorias ou serviços tanto os custo e despesas diretas (fixas e variáveis) como os custos e despesas indiretas (fixas e variáveis) ocorridas na atividade empresarial. Apurando um custo total do produto, mercadoria ou serviço.(BEULKE,2001,p.30).

Dessa maneira Warren, Reeve e Fess (2003), salientam que o custeio por absorção é necessário na determinação dos custos históricos para elaboração de relatórios financeiros para usuário externo e imposto de renda.

É possível perceber que o custeio por absorção tem um enfoque mais financeiro, voltado para a parte externa da empresa, e que absorve todos os custos e despesas do produto fabricado.

Megliorini (2002) demonstra como é feita a demonstração de resultado pelo custeio por absorção a seguir.

Demonstração de Resultado Custeio por Absorção

Vendas

(-) CPV (Custo produto vendidos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com