TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Vilma

Ensaios: Trabalho Vilma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 4

Ida Jean Orlando

Nasceu em 1926 teve uma carreira variada como profissional , educadora, pesquisadora consultora em enfermagem . Durante o inicio de sua carreira, trabalhou como enfermeira de equipe em áreas como á obstretricia, medicina e cirurgia , além do setor de emergência . Em 1947 recebeu seu diploma em enfermagem do New York Medical College , em 1951 recebeu o BS em Saúde Pública da St . John`s University ,no Brooklyn , New York , em 1954 recebeu seu MA em consultoria de saúde mental da Universidade de Columbia ,New York Em 1961 públicou seu primeiro livro The Dynamic Nurse-Patiente relationship : Function ,process, and principles ( reimpresso em 1990 ) . Em 1962 tornou-se consultora de enfermagem clinica em um hospital psiquiátrico o McLean Hospital . Em 1972 publicou seu segundo livro , The Discipline and teaching of nursing process .Ida Jean Orlando descreve o processo de enfermagem baseado na interação entre paciente e a enfermeira ,ou seja , o enfoque de seu trabalho é a interação .Sua teoria foi influenciada assim como influenciou . Por exemplo : Orlando lembra Nightingale quando afirma:

“ É importante que a enfermeira se preocupe com o sofrimento do paciente , pois o tratamento e a prevenção da doença prosseguem melhor quando as condições exteriores á doença em si e ao seu controle não causam ao paciente sofrimento adicional . ” ( Orlando 1961/1990 , pp 22-23 ) , outro teórico de enfermagem , Peplau ( 1952/1988 ) publicou sua teoria interpessoal dois anos antes de Orlando iniciar seu primeiro estudo . Handerson também redefiniu sua definição de enfermagem durante o primeiro estudo de Orlando . A definição de Henderson de 1955 é consistente com Orlando quando declara “ A enfermagem é , primariamente o cuidado ao indivíduo ... na realização das atividades ... que ele desempenharia sem auxílio se tivesse a força , a vontade ou o conhecimento necessários ” ( Harmer & Henderson, 1955,p. 4 ) .

A teoria de Orlando concentra-se no paciente como indivíduo. Cada pessoa , em cada situação é diferente .

Para dois pacientes apresentando o mesmo comportamento , ou para o mesmo paciente em ocasiões diferentes as ações de enfermagem devem ser individualizadas .Orlando diz que a função da enfermeira é identificar as nescessidades do individuo corretamente e aliviar essa necessidade .

Á interação entre o paciente e a enfermeira Orlando denominou “ Processo de Enfermagem ’’ descrevendo-o passo á passo da seguinte forma :

1-   As ações deliberadas resultam da identificação correta das necessidades do paciente pela comprovação da reação da enfermeira ao comportamento do paciente .

2-enfermeira explora o significado da ação com o paciente e a sua relevância no preenchimento da necessidade .

3-enfermeira comprova a eficácia da ação imediatamente após completá-la .

4- enfermeira está livre de estímulos não relacionados com a necessidade do paciente ao agir .

Orlando inclui material específico a três dos quatro principais conceitos : o ser humano , a saúde e a enfermagem . O quarto conceito , a sociedade , não é incluído em sua teoria .

Ela usa o conceito de ser humano ao enfatizar a individualidade e a natureza dinâmica do relacionamento enfermeira-paciente. Para Orlando, os seres humanos em necessidade são o enfoque da prática de enfermagem

Apesar de saúde não ser especificada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com