TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da Caixa de Água

Por:   •  3/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO-SENAI

RELATÓRIO BASEADO NA TEORIA DE CAUSAS E EFEITOS

Aluna: Nayane Eduarda

         Data: 27 de julho de 2023

Neste relatório será analisado o acidente ocorrido com um funcionário de uma empresa terceirizada, designado para fazer a limpeza na caixa de água na empresa Compact Metalúrgica S.A.  Será feito um relatório elencando as causas e sugestões para que este tipo de acidente não ocorra novamente. A análise será feita por meio da utilização da ferramenta em que as causas e efeitos do acidente serão apresentados de forma gráfica,

DESCRIÇÃO DO ACIDENTE

 Na empresa Compact Metalúrgica S.A, há uma caixa d'água com 12 metros de altura, que é utilizada no abastecimento do parque fabril e também no sistema de combate a incêndio. A limpeza da caixa de água é feita anualmente por uma empresa terceirizada. A administração Compact Metalúrgica SA, com a intenção de que a limpeza fosse feita quando os funcionários não estivessem trabalhando, resolveu contratar a empresa para fazer a limpeza no dia 07 de setembro, feriado nacional, antecipando a data já programada e sem avisar o técnico do segurança no trabalho. Mesmo sem comunicar a equipe de segurança do trabalho, que é responsável pela análise de riscos, verificação de conformidades e liberação para o trabalho, a manutenção foi feita.

No início da tarde do dia 07 de setembro eu recebi uma ligação do vigilante da empresa, relatando que houve um acidente na caixa d'água, sem entender direito o que havia acontecido, fui até a empresa.  Ao chegar lá, o vigilante me contou que aconteceu e relatou que o trabalhador Nelson de Almeida, que estava fazendo a limpeza da caixa d'água, caiu dentro dela, e com a queda sofreu várias fraturas e teve que ser resgatado pelo corpo de bombeiros e encaminhado inconsciente ao hospital, vindo a óbito assim que chegou lá.

Fui analisar o local do acidente e observei que a escada utilizada pelo trabalhador possuía apenas 10 metros de altura e não havia nenhum meio de salvaguarda. 

INFORMAÇÕES GERAIS DO ACIDENTE E CAUSAS

  • Horário e data da ocorrência:  07 de setembro de 2023 às 14h30min.
  • Setor e local do acidente: Compact Metalúrgica S.A, Sede da empresa Compact Metalúrgica S.A, durante a limpeza da caixa d'água pela execução por uma empresa terceirizada.
  • Consequências do acidente: O trabalhador Nelson de Almeida, sofreu várias fraturas e teve que ser resgatado pelo corpo de bombeiros e encaminhado inconsciente ao hospital, vindo a óbito no pronto socorro do hospital.

REGISTROS FOTOGRÁFICOS

[pic 1] [pic 2]

 

CAUSAS E SUGESTÕES PARA QUE ESTE ACIDENTE NÃO REPITA

CAUSAS DO ACIDENTE:

  1. Conflito nas informações entre os funcionários e o TST da empresa contratante no que tange ao agendamento do serviço de limpeza, faltou supervisão das empresas, faltou avaliação de riscos, emitir Permissão de Trabalho para atividades não rotineiras;
  2. A caixa não tinha guarda corpo, escada de marinheiro e linha de vida, não tinha pontos de ancoragem (olhal) para fixação da linha de vida provisória iluminação inadequada, local desorganizado, local caracterizado como espaço confinado.
  3. O funcionário da prestadora de serviço não tinha ferramentas apropriadas, ex.: escada de trabalho menor que a da caixa, mau uso do EPI;
  4. Procedimento operacional da terceirizada e do Trabalhador não observaram os princípios de segurança conforme as NRs 06, 07, 33 e 35, executou o trabalho sem nenhuma supervisão do TST.

       

 DIAGRAMA DE CAUSAS E EFEITOS

[pic 3]

   

DESCRIÇÃO DETALHADOS DE CADA ITEM NA  ESPINHA DE PEIXE

  1. MÉTODO:
  1. Procedimento, exigir adocumentação, treinamento NR: 33,35, ASO, OS, SST, ficha de controle de EPI;
  2.  APR-PT;
  3.  Ausência de supervisor (TST);
  4.  Ausência de equipamento.

 2. MÁQUINA: Não é o caso.

 3. MEDIDA: não calculou o tamanho da escada.

 4. MEIO AMBIENTE: Ausência de escada, linha de vida e guarda corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (219.7 Kb)   docx (312.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com