TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos

Trabalho Universitário: Trabalhos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  1.485 Visualizações

Página 1 de 4

UNIDADE 7

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Jose é proprietário de um pequeno supermercado de São Paulo. Evidentemente, por não comprar grandes quantidades dos produtos que vende, não consegue bons preços e boas condições de pagamento por parte de seus fornecedores, pois os poucos existentes são de grande porte.

Diante da dificuldade de conseguir bons preços e condições de pagamento, José resolveu juntar-se a outros pequenos proprietários de supermercados da região e conseqüentemente conseguindo um poder de barganha muito maior junto aos fornecedores, pois as quantidades agora adquiridas serão bem maiores.

Agora, tendo como base o texto todo, em especial a atitude adota por José diante das dificuldades, qual o tipo de parceria ou aliança estratégica fica caracterizado?

Resposta Selecionada: d.

Parceria estratégica.

Resposta Correta: a.

Parceria estratégica.

Feedback da resposta: Ocorre quando as empresas se unem em torno de um objetivo específico. Neste caso temos os Clusters quando várias empresas concentradas em uma determinada região e de um determinado segmento, como por exemplo, os produtores de vinho no sul do Brasil se juntam para comprar os materiais usados em seu processo produtivo. Como compram em grandes quantidades conseguem um maior poder de barganha.

Também podemos citar como exemplo deste tipo de aliança a empresa criada pelas montadoras Fiat e GM para compra de matéria prima para sua fabricação em conjunto e assim conseguir preços menores. Era uma ideia muito boa, mas esta parceria terminou em 2005.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Foi na década de 50 que os primeiros carros de passeio no Brasil foram fabricados. Durante muito tempo a fabricação ficou a cargo de poucas montadoras (eram cerca de quatro), o que caracterizava uma forma de blindagem para as montadoras da época, pela existência de fatores que impediam outras empresas de entrar para competir com aquelas que estavam presentes. Em qual das forças de Porter fica enquadrada a situação apresentada?

Resposta Selecionada: e.

Ameaças de novos entrantes

Resposta Correta: b.

Ameaças de novos entrantes

Feedback da resposta: Michael Porter sugere um modelo de análise para verificar a vantagem competitiva de uma organização em um determinado mercado, utilizando sua matriz de análise que é conhecida no mercado como as 05 Forças de Porter: fornecedores, clientes, concorrentes, ameaças de novos entrantes e ameaças de produtos ou serviços substitutos.

A possibilidade de novos entrantes, ou novos concorrentes que podem entrar dentro de um mercado depende das barreiras de entrada que são normalmente criadas em determinados setores. Entendemos como barreira de entrada os fatores existentes em um mercado que impedem outras de entrar para competir com aquelas que estão presentes. Dentre as barreiras de entrada que podemos perceber, citamos as seguintes:

Desvantagem de custo.

Diferenciação de produto.

Exigência de capital.

Política governamental.

Acesso a estrutura de distribuição.

• Pergunta 3

0 em 0,2 pontos

As estratégias, juntamente com o planejamento estratégico permitem as organizações atingir os seus objetivos em situações de concorrência com o objetivo de anular e frustrar os seus adversários de batalha (prova disso que o conceito de estratégia é originado nas guerras). Para se atingir tais objetivos o planejamento estratégico deve ter uma unidade em que todos dentro da organização devem trabalhar para atingir o objetivo final, os objetivos da organização. Na análise da competitividade utilizamos o modelo de Porter com as suas 05 forças competitivas. Das alternativas abaixo indique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com