TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos de Física Dilatação

Por:   •  31/3/2024  •  Seminário  •  3.675 Palavras (15 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

INSTITUTO LAURA VICUÑA  

TRABALHO DE FISICA

TRIMESTRE: 1ºTRI

PROFESSOR: ADILSON LOEPES DOS SANTOS

SÉRIE: 3º SÉRIE

ALUNOS(AS):

TURMA:

  DATA: ____/03/2024

VALOR: 40 PONTOS

NOTA:

01-Explique o seguinte fenômeno:

Laura acaba de acordar e levantar de sua cama em um frio dia de inverno. Após sair de sua cama aquecida, ela toca os pés no chão de carpete de seu quarto e se sente confortável, mesmo descalça. Ao ir para cozinha, seus pés descalços sentem uma sensação fria ao tocar o chão de cerâmica.

Todo o ambiente da casa estava exposto às mesmas condições de temperatura durante toda noite. Por que Laura sente sensações diferentes ao caminhar descalça no quarto e na cozinha?

As sensações de quente e frio estão relacionadas à diversos fatores, alguns até mesmo subjetivos. Pessoas diferentes podem sentir e perceber uma mesma temperatura de formas diferentes. No entanto, no texto, a mesma pessoa tem sensações diferentes em um ambiente que se supõe estar em equilíbrio térmico, isto é, onde os corpos estão a mesma temperatura.

A única diferença é o material com que ela entra em contato. O coeficiente de condutibilidade térmica é uma propriedade dos materiais e indicam o grau de facilidade com que a energia térmica se transfere. Quanto mais o valor da condutibilidade térmica, mais fácil é a transferência de energia térmica.

Como o chão cerâmico possui maior condutibilidade térmica do que o carpete de lã ou algodão, o corpo de Laura perde uma quantidade maior de energia quando caminha pela cozinha do que quando caminha pelo carpete, o que faz ela interpretar que o chão esteja mais frio.

A forma apresenta esta :

  1. Correta (   )                        b) Incorreta  (   )

02 - (IFF 2016) Na atividade de laboratório, o professor de Física propõe que os estudantes misturem 1L de água à temperatura de 100°C com 500 mL de água a 4°C. Porém, antes de fazer a mistura e medir a temperatura de equilíbrio térmico, os estudantes precisam calcular a temperatura do equilíbrio térmico. Considere as perdas térmicas desprezíveis e que o resultado teórico é igual ao valor experimental. Pode-se afirmar que essa temperatura de equilíbrio vale:

Dados:
1L = 1 000 ml de água a 100°C;
500 ml de água a 4°C

o equilíbrio térmico não há mais transferência de energia térmica, por isso, a soma dos calores das porções de água a 100°C e 4°C, é igual a zero.

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

A forma apresenta esta :

  1. Correta (   )                        b) Incorreta  (   )

03- (SENAC - SP 2013) A chegada do homem a lua aconteceu em 1969. A estrutura da lua é rochosa e praticamente não possui atmosfera, o que faz com que durante o dia a temperatura chegue a 105 °C e à noite caia para −155 °C.

Onde,

[pic 5] é a variação da temperatura em graus Celsius e,

[pic 6] é a variação em Fahrenheit.

105 - (-155) = 260

Substituindo na fórmula, temos:

[pic 7]

A forma apresenta esta :

  1. Correta (   )                        b) Incorreta  (   )

04 -(UESPI 2010) Um estudante está lendo o romance de ficção científica “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury. Num certo trecho, uma das personagens afirma que 451 °F é a temperatura na escala Fahrenheit em que o papel de que são feitos os livros entra em combustão. O estudante sabe que, nesta escala, as temperaturas de fusão e ebulição da água são respectivamente iguais a 32 °F e 212 °F. Ele conclui, acertadamente, que 451 °F é aproximadamente equivalente a:

[pic 8]

A forma apresenta esta :

  1. Correta (   )                        b) Incorreta  (   )

05 - (FATEC 2014) Durante uma corrida de Formula Indy ou de Fórmula 1, os pilotos ficam sujeitos a um microambiente quente no cockpit que chega a atingir 50ºC, gerado por diversas fontes de calor (do Sol, do motor, do terreno, do metabolismo cerebral, da atividade muscular etc.). Essa temperatura está muito acima da temperatura corporal média tolerável, por isso, eles devem se manter sempre com bom condicionamento físico.

As corridas de Fórmula Indy são mais tradicionais nos EUA, onde se adota a leitura da temperatura na escala Fahrenheit. Baseado nas informações apresentadas no texto, é correto afirmar que a temperatura do cockpit que um carro de Fórmula Indy chega a atingir durante a corrida, em grau Fahrenheit, é

Dados:
Temperatura de fusão do gelo = 32 ºF;
Temperatura de ebulição da água = 212 ºF.

[pic 9]

[pic 10]

A forma apresenta esta :

  1. Correta (   )                        b) Incorreta  (   )

06- (Enem 2021) Em um manual de instruções de uma geladeira, constam as seguintes recomendações:

• Mantenha a porta de seu refrigerador aberta apenas o tempo necessário;

• É importante não obstruir a circulação do ar com a má distribuição dos alimentos nas prateleiras;

• Deixe um espaço de, no mínimo, 5 cm entre a parte traseira do produto (dissipador serpentinado) e a parede.

Com base nos princípios da termodinâmica, as justificativas para essas recomendações são, respectivamente:

a) Reduzir a saída de frio do refrigerador para o ambiente, garantir a transmissão do frio entre os alimentos na prateleira e permitir a troca de calor entre o dissipador de calor e o ambiente.

b) Reduzir a saída de frio do refrigerador para o ambiente, garantir a convecção do ar interno, garantir o isolamento térmico entre a parte interna e a externa.

c) Reduzir o fluxo de calor do ambiente para a parte interna do refrigerador, garantir a convecção do ar interno e permitir a troca de calor entre o dissipador e o ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (188.5 Kb)   docx (124.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com