TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transfusão De Sangue

Casos: Transfusão De Sangue. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

1- Quais são as competências que o enfermeiro dever ter para atuar em

hemoterapia?

R: O profissional de enfermagem com atuação em hemoterapia tem que estar regulamentado conforme a Resolução nº 306/2006, do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). A Resolução afirma que o enfermeiro tem como competência e atribuição planejar, executar, coordenar, supervisionar e avaliar os procedimentos de Hemoterapia nas Unidades de Saúde, visando a assegurar a qualidade do sangue, hemocomponentes e hemoderivados; estabelecer relações técnico-científicas com as unidades e afins; assistir o doador, o receptor e os familiares, orientando-os durante todo o processo transfusional; manusear e monitorar equipamentos específicos de hemoterapia; desenvolver pesquisas relacionadas à hemoterapia (COFEN, 2006).

2 -De acordo com o gráfico 1 do artigo, coloque em ordem crescente qual o tipo de sangue/fator Rh mais encontrado no hospital de ensino pesquisado.

R: Na ordem crescente:

B negativo 2,3%;

A negativo 2,7%;

AB positivo 4,3%;

O negativo 5,0%;

B positivo 7,3%;

positivo 32,3%;

O positivo 46%- sendo o sangue mais encontrado no hospital de ensino pesquisado.

3- Baseado nos conteúdos vistos em sala de aula sobre Fisiologia do Sistema Sanguíneo, qual é a justificativa que pode ser apresentada para explicar o fato de o sangue tipo O ser o mais utilizado nas transfusões sanguíneas?

R: Nas transfusões sanguineas, o tipo O é considerado o doador universal porque na sua formação ele não possui nenhum antígeno e não provoca reação nos outros tipos de sangue: Ao ser recebido em qualquer outro "sangue" ele não é detectado como corpo estranho já que não possui nenhum tipo de proteína nas hemácias, sendo o tipo de sangue que pode doar para A, B, AB não causando nenhum risco. Em compensação, uma pessoa do tipo O tem anticorpos anti-A e anti-B, o que faz com que ele só possa receber doação de alguém do mesmo tipo.

4- Considerando o artigo, destaque uma justificativa para a grande utilização de concentrado de hemácias (CH) no hospital de ensino pesquisado.

O concentrado de hemácias foi o hemocomponente mais transfundido em todas as faixas etárias. Conforme afirmação de French (2002), o principal componente sanguíneo utilizado no mundo é o concentrado de hemácias, assim foi ratificada esta afirmação nas hemotransfusões analisadas.

O hemocomponente mais transfundido em todas as faixas etárias é o concentrado de hemácias. O principal componente sanguíneo utilizado no mundo é o concentrado de hemácias conforme afirmado por French (2002), assim foi ratificada esta afirmação nas hemotransfusões analisadas.

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »