TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transportador

Resenha: Transportador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Resenha  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

Goniômetro

O goniômetro é um instrumento de medição ou de verificação de medidas angulares.

O goniômetro simples, também conhecido como transferidor de grau é utilizado em medidas angulares que não necessitam extremo rigor. Sua menor divisão é de 1º (um grau). Há diversos modelos de goniômetro. A seguir, mostramos um tipo bastante usado, em que podemos observar as medidas de um ângulo agudo e de um ângulo obtuso.

Na figura que segue, temos um goniômetro de precisão. O disco graduado apresenta quatro graduações de 0 a 90º. O articulador gira com o disco do vernier e, em sua extremidade, há um ressalto adaptável à régua.

Cálculo da resolução

Na leitura do nônio, utilizamos o valor de 5' (5 minutos) para cada traço do nônio. Dessa forma, se é o 2º traço no nônio que coincide com um traço da escala fixa, adicionamos 10' aos graus lidos na escala fixa; se é o 3º traço, adicionamos 15'; se o 4º, 20' etc.

A resolução do nônio é dada pela fórmula geral, a mesma utilizada em outros instrumentos de medida com nônio, ou seja: divide-se a menor divisão do disco graduado pelo número de divisões do nônio.

[pic]

ou seja:

[pic]

Como converter grau decimal para grau, minuto e segundo (° ' ")

Imagine dividir um círculo em 7 setores circulares

congruentes. Qual seria o ângulo resultante em graus, minutos e segundos?

Como ja sabemos, a circunferência, ou ângulo de volta inteira, tem 360°. Dividindo 360° por 7 (veja que estamos dividindo 360° por um número adimensional, desta forma, a unidade do resultado será grau) teremos:

360°/7 = 51,4286°

Isto significa que o ângulo de cada setor circular terá 51 graus inteiros e 4256 décimos de milésimo do grau (parte decimal). Veja que a parte decimal é um pouco menor que metade de um grau ou meio grau (0,4256 < 0,5).

O a parte inteira (51º) é subtraída do resultado (51,4286°) e será tratada como a parte em graus da solução. A parte decimal (0,4286°) será multiplicada por sessenta, pois sabemos que um grau é composto por sessenta minutos (60'/1° (sessenta minutos por grau)). Observe que o resultado desta equação terá a unidade em minutos, pois a unidade 'grau' do dividendo e do divisor se anularão: 0,4286° * 60'/° = 25,7143' (observe que este valor é um pouco menor que trinta minutos (metade do grau), prosseguindo com esta lógica, neste momento subtrairemos a parte inteira que é o valor dos minutos (25').

Se o resultado fosse expresso em graus e minutos, deveríamos arredondar o resultado para 26', pois 0,7 > 0,5 e o resultado estaria mais próximo do correto.

Encontrando o Valor do Segundo

Sabemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com