TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tributaria

Trabalho Escolar: Tributaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 6

Módulo: 2 Atividade: Individual

Título: Super Célula de Combustível

Aluno: Rodrigo Coutinho de Souza

Disciplina: Tecn. Ger. de Projetos Turma: 22 – Abril 2013

Introdução

A busca por inovação pelas empresas é baseada na necessidade de manter a competitividade ou mesmo alcançar o pioneirismo em possuir um conhecimento único que será a base de produtos ou processos.

“A P&D não produz um produto físico para venda ou um processo operacional. Não produz um novo negócio. Nem mesmo produz qualidade. Porém a P&D produz o know-how que está nos alicerces de todos esses outros resultados. [...]”

Essa busca por inovação está intrinsecamente ligada à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). “Ser capaz de realizar inovações tecnológicas é a forma sustentável de garantir a competitividade das empresas .

Entretanto, gerenciar projetos de P&D requer alguns desafios como minimizar a incerteza quanto ao resultado que se deseja alcançar e estar inteiramente ligada à estratégia da alta administração.

A presente atividade visa avaliarmos a implantação da Super Célula de Combustível – SCC, identificando os principais desafios encontrados e contemplando as seguintes questões: importância de projetos P&D, riscos envolvidos em projetos P&D, desafios para elaborar o escopo, prever os custos e o tempo em projetos P&D.

Importância de projetos de P&D

Projetos de P&D proporcionam as organizações serem ao mínimo, competitivas ou ganharem destaque no mercado.

Um artigo publicado em 2010 pelo canal de notícias Brasil Econômico, intitulado “A importância de P&D” destaca um dos exemplos:

“[...] O caso da Petrobrás é emblemático: toda pesquisa feita no ano passado assegurou que, hoje, a empresa ocupe o quarto lugar mundial entre as maiores do setor. E seus investimentos totais são expressivos. Inclusive no campo científico. A Petrobrás detém tecnologia para perfurar em águas profundas, o que demonstrou ser ganho expressivo para a exploração do pré-sal.[...]”

Nestas últimas décadas a concorrência está cada vez mais internacionalizada e as empresas já entendem que o sucesso na competição global está no emprego da inovação.

Com a crescente preocupação com o aquecimento global e a busca por uma economia sustentável, as empresas buscam novas fontes de energias que não sejam baseadas em combustíveis fósseis, através da inovação.

A Super Célula de Combustível – SCC é uma dessas inovações que buscam uma alternativa energética. Estas precisam ser instaladas perto dos locais de consumo. Um artigo publicado pela Gazeta de Física, intitulado “Hidrogênio e Célula de Combustível” destaca as principais vantagens deste tipo de fonte de energia:

“[...] - Implementação de sistemas de alta fiabilidade (centros de telecomunicações, redes de dados, bancos), com possibilidade de integração em ambiente urbano;

- Decréscimo do uso de combustíveis fósseis importados, particularmente se o hidrogênio for produzido com energias renováveis;

- Redução das emissões de dióxido de carbono e de outros poluentes;

- Mitigação da necessidade de expansão da capacidade de produção centralizada, e da capacidade de transmissão e distribuição de energia elétrica;

- Redução das perdas de transporte e de distribuição (10% de toda a eletricidade produzida). [...]”.

Riscos envolvidos nesse tipo de projeto

Projetos de P&D possuem um elevado grau de incerteza quanto a resultados, maior tempo de duração em relação a outros tipos de projetos, já que exigem um período de maturação. Projetos de P&D são também frequentemente multidisciplinares, pois além da estrutura acadêmica (recursos especializados), há os profissionais de outras áreas, o que demandará também maior controle sobre as atividades que deverão ser executadas por todos estes recursos.

Outro risco a ser considerado para projetos P&D é o controle das informações que serão geradas.

Segundo artigo publicado pela e-News PMI São Paulo em março de 2011, Rafael Schincariol da Silva cita: “[...] Uma das características inerentes a projetos de P&D é o grau de incerteza com relação a seus resultados, o que leva a um maior risco nos projetos. [...]”.

Já para o desenvolvimento de uma SCC, o maior risco a ser administrado é o custo, seguido de recursos que conheçam essa nova tecnologia.

Esta afirmação é baseada também no artigo publicado pela Gazeta de Física, intitulado “Hidrogênio e Célula de Combustível” onde destaca as principais barreiras à aplicação de Células de Combustível:

“[...] – Elevados custos dos equipamentos conversores;

- Desconhecimento da tecnologia;

- Disponibilidade de apoio técnico;

- Disponibilidade da rede de produção, de armazenagem e distribuição de hidrogênio;

- Volatilidade de preços dos combustíveis fósseis. [...]”

Desafios para elaborar o escopo, prever os custos e o tempo em projetos desse tipo

O diferencial de uma gerência de projetos de P&D é inserir a inovação a ser trabalhada na estratégia de uma organização e encontrar uma metodologia que detalhe o máximo possível o seu escopo, traduzindo numa gestão eficaz das incertezas.

“[...] existe a necessidade de uma abordagem cuidadosa, genuinamente sofisticada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com