TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tubulações A Vapor

Trabalho Universitário: Tubulações A Vapor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2013  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  1.603 Visualizações

Página 1 de 5

TUBULAÇÕES INDUSTRIAIS

Tubulações de Vapor (Cor Branca)

De acordo com as normas da ABNT NBR 6493/1994, as tubulações ou tubos para condução, são diferenciados por sua cor, ou seja, para cada tipo de fluido transportado existe uma tubulação de determinada cor. Isso é de extrema importância para que o técnico ou profissional responsável pela manutenção sabia quais os procedimentos e cuidados que ele deverá tomar sempre que for realizar seu trabalho. Na maioria das instalações prediais as tubulações de cor branca são responsáveis pelo transporte de ar comprimido e nas indústrias elas têm a função de transportar vapor. Algumas características comuns das tubulações de vapor são que suas horas de operação são muitas, e se encontram frequentemente em instalações externas.

O vapor é um fluido pouco corrosivo para o qual os diversos materiais podem ser empregados até a sua temperatura limite de resistência mecânica aceitável. Os limites de temperatura estão fixados principalmente em função da resistência a fluência dos diversos materiais. Os tubos de aço (de qualquer tipo) são ligados com solda de encaixe para diâmetros até 11/2"- 2", e com solda de topo para diâmetros maiores. As válvulas de aço são de construção forjada, com extremidades para solda de encaixe, para diâmetros ate 2" e fundidas, com extremidades flangeadas ou para solda de topo, em diâmetros maiores.

Tubos mais utilizados no mercado

Os tubos mais usados são os de materiais ferrosos como o aço-carbono, o aço-liga e o aço-inoxidável. Os tubos de aço-carbono são os mais utilizados, devido às suas excelentes qualidades mecânicos, à boa soldabilidade e ao seu baixo custo. Além disso, eles podem trabalhar com água, vapor condensado, gás e óleo a pressões e temperaturas elevadas.

Importância dos purgadores de vapor

Em quaisquer tubulações para vapor é muito importante a perfeita e completa drenagem do condensado formado, por meio de purgadores. Para auxiliar a drenagem é feita algumas vezes a instalação dos tubos com um pequeno caimento constante na direção do fluxo, principalmente em linhas de vapor saturado, onde é maior a formação de condensado. Alguns projetistas têm por norma colocar também eliminadores de ar nos pontos altos das tubulações.

Causas do aparecimento de condensado em tubos de vapor

São as seguintes às causas do aparecimento de condensado em tubos de vapor:

− Em tubulações de vapor úmido o condensado se forma por precipitação da própria umidade.

− Em tubulações de vapor saturado o condensado aparece em consequência das perdas de calor por irradiação ao longo da linha.

− Em tubulações de vapor saturado ou superaquecido o condensado pode aparecer em consequência do arrastamento de água, proveniente da caldeira.

− Em quaisquer tubulações de vapor, o condensado sempre se forma na entrada em operação do sistema, quando todos os tubos estão frios (warm-up) e, também, quando o sistema é tirado de operação e o vapor vai-se condensando aos poucos no interior dos tubos.

Importância da Remoção do Condensado

A remoção do condensado do ar e de outros gases existentes nas linhas de vapor deve ser feita pelas seguintes razões:

− Conservar a energia do vapor: o condensado não tem ação motora (máquinas a vapor) nem ação aquecedora eficiente (o vapor aquece cedendo o calor latente de condensação). A entrada ou a permanência do condensado nos aparelhos de aquecimento diminui grandemente a eficiência desses aparelhos.

− Evitar vibrações e golpes de aríete nas tubulações, causados pelo condensado, quando empurrado pelo vapor em alta velocidade. Esses golpes ocorrem principalmente nas mudanças de direção, extremos de tubulações, válvulas etc., porque as velocidades usuais para o vapor são muito maiores (20 a 100 vezes) do que as usadas para água e, também, porque o condensado é incompressível.

− Evitar a erosão rápida das palhetas das turbinas, que seria causada pelo impacto das gotas de condensado.

− Diminuir os efeitos da corrosão. O condensado combina-se com o CO2 existente no vapor formando o ácido carbônico, de alta ação corrosiva.

− Evitar a redução da seção transversal útil de escoamento do vapor devido a acumulação do condensado.

− Evitar o resfriamento do vapor em consequência da mistura com o ar e outros gases.

Casos típicos de emprego de purgadores

Os purgadores de vapor são empregados em dois casos típicos:

1) Para eliminação do condensado formado nas tubulações de vapor em geral (drenagem de tubulações de vapor).

2) Para reter a vapor nos aparelhos de aquecimento a vapor (aquecedores a vapor, serpentinas de aquecimento, autoclaves, estufas etc.), deixando sair apenas o condensado. A distinção entre esses dois casos convém que seja claramente entendida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com