TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tui Na

Tese: Tui Na. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Tese  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 7

CONCEITO

É um método medicinal que usa as mãos como instrumento para tratar doenças. É uma das mais antigas formas de medicina da humanidade, sendo uma das matérias abrangidas pelas teorias da Medicina Tradicional Chinesa, na qual são usadas manipulações para estimular os pontos ou outras partes da superfície do corpo, para corrigir o desequilíbrio fisiológico do mesmo e alcançar efeitos curativos.

As teorias da Medicina Tradicional Chinesa acreditam que o Tui Na aja nos pontos, canais e colaterais, ao longo do corpo, regulando o funcionamento dos órgãos internos. Isto é, pode desobstruir os canais e colaterais, promovendo a circulação sanguínea e regulando o Yin e o Yang, para que a função do corpo volte ao normal.

Pesquisas modernas provam que de fato melhora a microcirculação do sangue e do sistema linfático, traz recuperação mais rápida para as várias lesões. Além disso, como o Sistema Nervoso, na função de controlar a microcirculação dos órgãos internos se conecta com a pele, sendo aplicado em pontos específicos sobre a superfície do corpo, pode regular, também, a microcirculação dos órgãos internos, que ajusta o funcionamento dos mesmos. Podendo exercer efeito sobre o Sistema Nervoso Central, pode ser usado para provocar anestesia, para baixar a febre nas crianças e para tratar a hipertensão e a neurose.

O Tui Na pode ser usado para tratar várias disfunções, tais como as várias lesões dos tecidos moles, como também, muitos outros tipos de doenças, na ginecologia, cirurgia, neurologia, na pediatria, nos cinco órgãos dos sentidos, etc. É especialmente recomendado no tratamento de pacientes infantis e idosos.

Utilizado não somente para tratar doenças, mas, para proteger e desenvolver o corpo, de forma que uma doença possa ser contida no seu início. É um método medicinal seguro e simples e não produz efeitos colaterais

Atualmente, na China, está dividido em vários ramos: Tui Na Adulto, Tui Na Infantil, Ortopedia e Traumatologia, Cosmetologia, Prevenção da Saúde, Reabilitação, Medicina Esportiva, e assim por diante.

DEFINIÇÃO

Tui significa “empurrar“, “deslizar” e Na significa “segurar com força“, “apreender“.

HISTÓRIA

O método de usar as mãos como instrumento para tratar doenças, é uma das mais antigas formas de medicina da humanidade. Isto pode ser comprovado na história médica de todas as antigas nações do mundo, porque, o costume de nossos antepassados de esfregar, comprimir, amassar ou bater com as mãos em seus corpos ou de seus companheiros, a fim de se livrar do frio, se aquecendo e livrando-se do desconforto ocasionado pela fadiga, distensão abdominal e vários outros ferimentos, é um instinto inato de autodefesa.

Nos tempos primitivos, quando não existia nenhum instrumento médico, nem mesmo o tratamento de doenças com remédios, nossos antepassados não podiam fazer nada além de usar método médico espontâneo de auto-esfregamento, auto-amassamento ou batendo um no outro. De fato, isto é, ainda que somente baseado na razão, a origem do Tui Na. Os chineses da antiguidade eram sábios, eles desenvolveram e resumiram continuamente suas experiências e práticas acumuladas ao longo do tempo.

Verificou-se que os primeiros registros escritos com datas de 2.700 anos A.C., contam as experiências primitivas com a massagem.

Entre os séculos XVI e XI A.C., os terapeutas ficaram conhecidos como médicos mágicos, pois tratavam de forma misteriosa as doenças das pessoas, eram médicos que adquiriram suas habilidades através do estudo empírico. No período compreendido entre os séculos XXI AC e o ano 700 AC, nas Dinastias Xia, Shang e Zhou, a Medicina Tradicional já mostrava um grande desenvolvimento no estudo e prática do Tui Na.

Durante 618 D.C. a 907 D.C., aconteceu uma grande evolução na prática da massagem, alcançando um nível elevado de desenvolvimento. Nesta época surgiram as primeiras escolas de massagem. Foram criadas a Escola do Sul da China e a Escola do Norte da China.

A Escola de massagem do Norte possui uma técnica vigorosa, pois é uma região muito fria, sendo que o vigor aplicado é necessário para a tonificação. Já a Escola de massagem do Sul da China possui uma técnica suave e delicada, pois é uma região quente, sendo a delicadeza usada para dispersar o calor.

Com o passar do tempo o Tui Na ficou esquecido, tendo na dinastia Ming, entre 1.368 à 1.644 D.C., a segunda época de seu florescimento.

Entre 1.644 até 1.911 D.C., ouve uma grande avanço na experiência clínica e nos conhecimentos teóricos. Nesta época ocorreu um avanço no tratamento de crianças com massagem.

Há mais de mil anos que a Medicina Tradicional Chinesa começou a se espalhar em muitos países. Até poucos anos atrás, era considerada não científica, atrasada, primitiva e menosprezada pela medicina ocidental, sendo que sua prática foi inclusive, proibida em alguns países.

Influenciado por diferentes fontes acadêmicas, linhagens, provincialismos e costumes, o Tui Na se desenvolveu, gradativamente, em muitas escolas e ramos acadêmicos, durante séculos.

Todas as Escolas de Tui Na tem características comuns: todas tem histórias longas e foram desenvolvidas em regiões específicas; cada uma tem sua própria orientação teórica, experiências práticas, especialistas, exercícios e métodos de treinamento especiais; cada uma tem suas manipulações especiais e próprias ou "principais", que distinguem as escolas entre si, além de dezenas de outras manipulações secundárias.

Atualmente, a medicina Tui Na que floresce na China, está tomando parte em vários campos da Medicina, como o serviço médico, reabilitação e na preservação da saúde. É uma terapia segura, eficaz, sem risco e livre de efeitos colaterais e será aceito, sem dúvida, dia após dia, pelas pessoas de todo o mundo e contribuirá grandemente para a saúde e prolongamento da vida de todos.

INDICAÇÕES

As indicações para a utilização do Tui Na tem se tornado gradativamente crescentes com o desenvolvimento rápido da especialidade terapêutica.

1. Distúrbios devidos a Traumas

Distensão e contusões diversas, subluxações de juntas, torcicolo, espondilopatia cervical, estiramento lombar agudo, prolapso do disco intervertebral lombar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com