TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Exames: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  4.152 Palavras (17 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – PÓLO DE AGUDOS

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

DÉBORA ALCARDE XAVIER 415741

ELAINE POLIDORO DA SILVA 417973

FÁTIMA MITIKO HUKUGAIT 420788

JOSIANE POLIDORO CESCATE 417976

SANDRA REGINA OLIVEIRA 415657

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Agudos – SP

2013

SÚMARIO

1. ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS................... 03

1.1 CONDUTAS ÉTICAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO...... 04

1.2 ANALISANDO O AMBIENTE DA NEGOCIAÇÃO.......................................... 05

ANEXO 1 – DIFERENTES DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO.......................... 07

ANEXO 2 – INTRODUÇÃO............................................................................ 08

2.1 CONCEITOS DA NEGOCIAÇÃO.................................................................... 09

2.2 HABILIDADES NECESSÁRIAS DE UM NEGOCIADOR................................. 10

2.3 OS QUATROS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS............................................. 11

2.4 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................ 12

REFERÊCIAS.............................................................................................. 13

ANEXO 3 - HABILIDADES DE UM BOM NEGOCIADOR............................... 14

3.1 O PAPEL DO NEGOCIADOR......................................................................... 15

3.2 REQUISITOS BÁSICOS PARA TER SUCESSO NA NEGOCIAÇÃO................ 16

1. ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

O planejamento da negociação é importante na busca de informações necessárias para o processo de um roteiro ou plano de ação, estabelecendo uma previsão de problemas que poderão surgir evitando atrair consequências negativas.

Planejar pode ser uma ferramenta para oferecer contabilidade nas informações colhidas, assim, explicar a analise financeira do mercado. Contém um cronograma lógico e pratico para incluir dados sobre o futuro negócio.

A negociação é o modo mais eficiente de conseguir algo que deseja. Negociam-se quando existem alternativas que apresentam interesses comuns e interesses conflitantes, expressando complexidade das soluções. Não adianta uma das partes ganharem sozinhas.

A negociação tem competitividade para cada ganho uma perda correspondente, é o jogo do ganha-perde; negociação cooperativa cada parte oferece um ponte oponente e vice-versa, é o jogo do “ganha-ganha”.

O planejamento da negociação tem que convencer que suas ideias podem transformar em um negócio promissor e ter o conhecimento sobre a atividade empresarial escolhida. Tem que avaliar as finanças do mercado, agir para que as ideias se transformem em empreendedorismo.

Planejar uma negociação é fundamental para as empresas, podendo-se elaborar perguntas, atualizar as informações, fazer uma revisão para prevenir problemas que poderão surgir no decorrer do processo.

Está também na captação, elaboração e principalmente no bom senso em avaliar o conjunto dos fatores que possibilitam os empreendedores coordenarem um plano de ação através do caminho mais adequado para abertura da empresa, definindo objetivos a ser alcançado, definir os meios e interferir na realidade.

O mapeamento da situação levanta as informações identificando e priorizando as questões que para um bom negociador é necessário diante de um planejamento e conhecer com quem ira negociar.

A importância de planejar proporciona segurança, evita perde de tempo, facilita chegar há um acordo onde todos se sintam satisfeitos e favorecidos e alcancem o objetivo da negociação.

1.1 CONDUTAS ÉTICAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

Ser ético é costume normalmente considerado certo ou errado, saber diferenciar é a questão, porém existem situações aonde a conduta não ética é colocada à prova, como por exemplo, quando se tenta obter um lucro ou vantagem.

Podem-se considerar problemas em uma negociação quando é distorcido fatos, emitido informações como prazos de produtos e serviços a serem prestados.

Negociar com ética é o melhor caminho para um resultado positivo. Organizações e profissionais com postura ética tornam-se elementos de forte interesse por parte dos demais negociadores, já que inspiram confiança e credibilidade.

A negociação é um processo competitivo, por tanto, a ética é uma questão muito importante para as partes que estão em competição, com o objetivo de conseguir o melhor acordo possível. Até que ponto está se agindo de maneira ética ou antiética? Isso vai depender muito de valores e o ambiente das pessoas envolvidas.

Algumas pessoas acreditam ser extremamente válido envolver-se em táticas que enfatizam os aspectos positivos da negociação. Alguns negociadores consideram está postura ética, outros com formações diferentes na busca de vantagem, acabam tendo um comportamento antiético, componentes importantes.

O domínio da legislação que contém princípios éticos estabelecidos por lei é por outro lado o domínio de livre-escolha. A condição social de todo o ser livre é fazer as suas escolhas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com