TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICO EM SEGURANÇA DE TRABALHO

Por:   •  11/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 3

EXERCÍCIOS

  1. Por que o homem, na sociedade contemporânea, é chamado de “trabalhador”?

Porque por meio dele e do seu trabalho, ele pode produzir o que necessita para a sua subsistência e dessa forma construir o seu mundo com seu próprio labor. O que também o distingue é a sua consciência em relação ao seu ato de trabalhar.

  1. O que diferencia o trabalho humano do “trabalho” animal?

O que diferencia o trabalho humano é a capacidade do ser humano de trabalhar, usando seu esforço e força de trabalho, gerando condições de manter seu próprio sustento. Diferente do animal, que age e trabalha através do seu instinto, e não tem a predisposição de pensar e mudar a natureza.

  1. Analise o trecho da música de Legião Urbana, abaixo e responda: Que diferença existe entre o trabalho enquanto fonte de dignidade e um simples emprego?

A diferença é que o trabalho de dignidade é essencial para o andamento e desenvolvimento de nossas vidas, de nosso país, é um trabalho que recebe reconhecimento pessoal e nos traz realizações. E um simples emprego, não deixa de ser importante, afinal, todo emprego conquistado é motivo de agradecer. Mas ele pode gerar mais cansaço, reclamações e um pouco menos de identidade e reconhecimento, e em muitas vezes o seu valor é subestimado.

  1. O que significa ser “profissional” na sociedade atual?

Ser profissional significa exprimir suas ideias, de se fazer entender, de se estabelecer, de se comprometer. De ter a aptidão de somar em comum, ter competência, um bom relacionamento e um bom convívio coletivo, de se comunicar e saber reconhecer suas falhas.

  1. As condutas éticas estão diretamente ligadas aos valores morais?

Não estão diretamente ligadas, mas as condutas éticas podem estar associadas de forma relativa aos valores morais. Que de algum modo serve como ferramenta de grande importância para a boa convivência entre as pessoas e o bom funcionamento das relações e das atividades de cada empresa. As condutas éticas e os valores morais podem possuir significados diferentes, porém, bastante relacionados nas questões de conduta de um individuo em sociedade.

  1. De exemplos (verdadeiro ou fictício) de uma conduta profissional ético.

Uma conduta ética é sempre cumprir os horários, entregar o seu trabalho no prazo, dar o seu melhor ao executar qualquer tarefa, seja ela do seu agrado ou não. Reconhecer o mérito do outro, evitar reclamações e criticas e assumir seus erros, pois ninguém é excelente em tudo, todos estamos sujeitos a falhas.  

  1. Procure em revistas ou jornais um caso de conduta profissional não ético.

Um rapaz que trabalhava em uma empresa privada, prejudicou um colega no trabalho ao depreciar sua imagem e ainda obteve vantagem sobre essa situação, ele alegou que fez isso por razões de crescimento pessoal. Mas esse funcionário não teve uma conduta profissional, ele desobedece às regras de convivência em sociedade e isso contraria toda a coletividade da empresa.

8- Quais os limites de atuação do técnico em segurança no trabalho.

É vedado ao Técnico de Segurança do Trabalho: anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da Organização ou da classe. Assinar documentos ou peças elaborados por outrem, alheios à sua orientação, supervisão e fiscalização. Se expressar publicamente sobre assuntos técnicos sem estar devidamente capacitado para tal e, quando solicitado a emitir sua opinião, somente fazê-lo com conhecimento da finalidade da solicitação e se em benefício da coletividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (272.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com