TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas E Etapas Para O Correto Gerenciamento E Execução De Uma Obra

Exames: Técnicas E Etapas Para O Correto Gerenciamento E Execução De Uma Obra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  4.901 Palavras (20 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 20

Técnicas e etapas para o correto gerenciamento e execução de uma obra

 TERRENO

A análise do solo do terreno é muito importante para saber o melhor tipo de fundação que sua casa terá. Esta análise do solo é chamada de sondagem e tem por objetivo conhecer o tipo de solo, sua resistência, se houveram aterros, se o mesmo é encharcado. Este trabalho deve ser executado e acompanhado por profissionais especializados como engenheiros civis e geólogos que indicam o tipo de fundação mais adequado ao terreno, garantindo baixo custo com infraestrutura.

 TOPOGRAFIA

Tanto um terreno plano, quanto um aclive ou declive merecem a mesma atenção. A escolha por um desses tipos de terrenos vai depender do modelo da casa que você pretende construir. Lembre-se que terrenos muito inclinados exigem aterros e muros de arrimo, que oneram o custo da obra. Construir uma casa com desníveis aproveitando a inclinação do terreno pode ser uma solução viável, sem onerar custos da obra. A avaliação do desnível do terreno é feita em relação ao nível da rua e este é um fator importante para que o engenheiro civil tenha uma base do custo da obra.

 PLANTA DA CASA

Com a escritura em mãos, é de grande importância fazer a checagem das medidas reais do terreno, comparando com os dados que constam no documento. Muitas vezes, as escrituras não trazem as medidas corretas e, centímetros a mais ou a menos, podem fazer uma grande diferença no projeto. Antes mesmo do engenheiro ou do arquiteto apresentar a você um anteprojeto, a medição do terreno deve ser feita, para que a planta da casa esteja de acordo com as dimensões do lote. A planta (projeto arquitetônico) de uma casa serve inicialmente para que se planeje a casa, o seu funcionamento, quantidade e disposição dos cômodos, o seu tamanho e vários outros detalhes, como iluminação e circulação.

 PROJETO ARQUITETÔNICO

Conjunto de passos normativos, voltados para o planejamento formal de uma obra qualquer, regulamentado por um conjunto de normas técnicas e por um código de obras.

As fases do projeto arquitetônico são:

Estudo preliminar: consulta prévia para aprovação em órgãos governamentais.

Anteprojeto: o projeto deve receber a aprovação final do cliente e dos órgãos oficiais envolvidos e possibilitar a contratação da obra,

Projeto executivo: apresenta todas as informações à execução da obra e todos os serviços inerentes.

 PROJETO ESTRUTURAL

O Projeto Estrutural, também chamado de Cálculo Estrutural é o dimensionamento das estruturas, geralmente de concreto armado, que vão sustentar a edificação, transmitindo as suas cargas ao terreno. Elaborado por um engenheiro civil, esse projeto é de fundamental importância, pois é o responsável pela segurança do prédio contra rachaduras e desabamentos. Uma estrutura com lajes, vigas, pilares e fundações superdimensionados representa custos altos e não significa obrigatoriamente segurança. Uma estrutural mal dimensionada pode, até, não cair, mas trazer problemas como trincas que são, na maioria das vezes, de solução muito difícil e cara.

Para elaboração do Projeto Estrutural será necessário, além do Projeto Arquitetônico, o Laudo de Sondagem.

 PROJETO DE FUNDAÇÃO

Em algumas obras o projeto de fundação vem junto com o projeto estrutural. Porém, quando vem separado o projeto necessita de algumas exigências como a planta de distribuição de cargas da estrutura; determinação do tipo de investigação geológica e documentação fotográfica; analise do tipo de fundação e embasamento técnico; a elaboração dos cálculos de forma organizada. Todos esses quesitos são necessários para elaboração de um projeto de fundação de uma obra.

 PROJETO ELÉTRICO

O Projeto de Instalações Elétricas deve ser elaborado por um engenheiro eletricista e vem a serem o dimensionamento das cargas elétricas, fios, eletro dutos, disjuntores e vários outros elementos com seus respectivos detalhamentos.

 PROJETO HIDRÁULICO

O Projeto de Instalações Hidráulicas pode ser feito por um engenheiro civil ou por um arquiteto e é o responsável pelo bom dimensionamento das tubulações de águas e esgotos sanitários e pluviais. Promove economia, conforto e higiene.

 LOCAÇÃO DE OBRA

Locar uma obra nada mais é que transpor para o terreno, em verdadeira grandeza, os desenhos da edificação elaborados na fase de projeto, com todos os seus elementos planejados, como Paredes, Fundação, Pilares, Desníveis, etc.

 PROCESSO DE EXECUÇÃO DE LOCAÇÃO

Na fase de execução da locação da obra deve se adotar o maior rigor possível, bem como os equipamentos e técnicas que garantam o perfeito controle das dimensões da edificação (controle geométrico). Preferencialmente, utilizar equipamentos eletrônicos (teodolitos, níveis a laser e materiais de boa qualidade - tábuas, pontaletes, marcos, tintas). Deve-se ter em mente que os elementos de locação deverão permanecer na obra por um tempo razoável, até que se possam transferir para a edificação os pontos de referência definitivos.

 FUNDAÇÃO DE OBRA

Fundação é a parte da obra, geralmente enterrada, que serve para suportar a casa, prédio, ponte ou viaduto. Pode ser feita de diversos tipos de materiais e dependendo do tipo de terreno encontrado no local das obras, adotam-se tipos diferentes de fundações.

 NIVELAMENTO

Nivelamento é o ato de realizar medições sobre um terreno, a fim de se obter as alturas de alguns pontos do mesmo. O nivelamento pode ser realizado através de vários processos, dependendo da área (metro quadrado) envolvida e da finalidade ou uso que se deseja para o terreno. Para cada finalidade desejada no nivelamento, é conveniente um método diferente nas medições. Operação que permite determinar a distância vertical (desnível) entre dois pontos, ou mais precisamente, entre as respectivas superfícies de nível. O desnível é uma medida que depende diretamente do campo grafítico, pois é medida sobre a vertical do lugar entre superfícies equipotenciais. Os diversos tipos de nivelamento baseiam-se em diferentes princípios, e consoante o princípio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com