TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnico Em Logística

Seminário: Técnico Em Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Seminário  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

Pesquisa “Atividades que dão apoio à área de logística”

Logística é um ramo da gestão, mas que as atividades são voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação e distribuição e um dos objetivos mais importantes da logística é conseguir mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto com custos reduzidos.

A logística esta cada vez mais importante para as empresas num mercado competitivo. Isto está ocorrendo hoje porque a quantidade de mercadorias produzidas e consumidas aumentou muito, e nos dias de hoje com a globalização econômica os conhecimentos de logística são de fundamental importância para as empresas.

Liderança no setor logístico tem um papel protagonista na organização e no desenvolvimento pessoal sempre visando o trabalho em equipe para poder obter mais produtividade com menos custo e mais agilidade. Os processos e a adequação do serviço pela logística só será possível com indivíduos que tenham uma visão gerencial e organizacional ampla. A presença da tecnologia esta cada dia mais forte e se tornou um diferencial competitivo para muitas empresas trazendo uma produtividade maior obtendo a redução de custos.

Atividades primárias são aquelas fundamentais para que a logística atinja seus objetivos. Já as atividades de apoio servem para auxiliar a gestão logística que são atividades adicionais que dão suporte ao desempenho das atividades primárias e estão divididas em vários grupos que são:

Armazenagem: Processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter os materiais estocados, espaços que podem ser internos, externos ou em centros de distribuição. Sempre pensando nos fatores como localização, dimensionamento de áreas, equipamentos, recursos financeiros e humanos.

Manuseio de matérias: Trata-se de movimentação de materiais, pode ser do local de estocagem para o processo produtivo, ou da área produtiva para o estoque de produtos acabados.

Embalagens: a definição das embalagens são movimentar os produtos sem danificá-los e também com o menor investimento possível. Embalagens garantem proteção e eficiência no transporte, manuseio e armazenagem.

Obtenção: Podemos dizer que a atividade de obtenção tem como grande missão planejar e programar as quantidades a adquirir, selecionar as fontes de suprimentos adequadas quanto as condições comerciais, qualidade e prazo de entrega, fazer o acompanhamento da entrega do que foi adiquirido e sistematicamente avaliar os processos de previsão, avaliar os fornecedores e os critérios de aquisição.

Suprimentos e planejamento: tem como responsabilidade definir as fontes fornecedoras, bem como as quantidades e frequência de aquisição. É uma fonte importantíssima de redução de custos. No planejamento refere-se as quantidades agregadas que devem ser produzidas informando quando e quem devem ser fabricadas.

Sistema de informação: Tem a função da operação logística dentro de uma organização. Informações de custos, procedimentos e desempenhos necessários para o planejamento e controle do sistema logístico.

Muitas pessoas ficam em dúvidas em investir no setor logístico de suas empresas sem muitas vezes não saber todas as definições da logística. Uma empresa sem uma administração logística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com