TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ueps

Resenha: Ueps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Resenha  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  1.187 Visualizações

Página 1 de 7

PEPS - No método PEPS, usa-se o custo do lote mais antigo quando da venda da mercadoria até que se esgotem as quantidades desse estoque, daí partimos para o segundo lote mais antigo e assim sucessivamente. Existem várias desvantagens nessa metodologia, uma delas tem-se que controlar vários lotes para saber sempre o custo do mais antigo, na prática, muitas vezes, pode ser inviável e ou de pouca praticidade! A outra desvantagem do PEPS é que a tendência é de que sempre as primeiras compras possuam um custo mais baixo e com o decorrer do tempo o valor das compras aumentem em valor devido à inflação. Nesse caso o PEPS provocará um estoque com valor mais alto, um custo mais baixo e um lucro maior, fazendo com que a empresa pague mais impostos e mais dividendos.

UEPS- Já o UEPS funciona de forma muito parecida com o PEPS, apenas utiliza-se o preço do último lote comprado para se custear as vendas.O UEPS possui ainda uma outra desvantagem em relação ao PEPS, pois mesmo que não se acabe de usar todo um lote, abandona-se este e começa-se a usar o último mais recente.Com isso tem-se que controlar diversos lotes com saldos no qual usa-se parcialmente os custos. Imaginem uma empresa com uma quantidade grande de compras!Fica impraticável! Tanto o PEPS como o UEPS, são técnicas válidas e que estão aí e podem ser usadas para calcular os estoques!O UEPS provoca um efeito contábil inverso ao do PEPS, o custo normalmente será maior, consequentemente os estoques e o lucro serão menores.

MEDIA PONDERADA - Essa técnica é muito fácil de ser usada, pois custo médio será sempre a divisão do saldo financeiro pelo saldo físico.A MPM é a técnica recomendada para a elaboração dos cálculos de custos pela contabilidade, porém não é a técnica recomendada para se usar na formação dos preços de vendas.Para fins de contabilidade de custos não existe outra saída, pois a MPM nos dá um custo mediano, um lucro mediano e um estoque mediano, inclusive no Brasil é obrigatório também o custeio por absorção real onde todos os custos contábeis são agregados e rateados na produção do mês.

Então para que se possa analisar as diferenças ocasionadas pelo método de controle de estoques, num ambiente deflacionário vamos ter que fazer um exemplo suporte ok? Inicialmente seráfeito com os mesmos valores utilizados nos exercícios anteriores, somente invertendo a ordem as operações, ficaria assim: A empresa não tinha estoque inicial. Desconsiderar a incidência de tributos. Como elaborar as planilhas pelos três métodos?.

Custo Médio, como sempre, gerou o custo no meio termo entre os demais,

custo médio;

* (PEPS);

* Último a entrar, primeiro a sair (UEPS).

Custo Médio

Este método, também chamado de método da média ponderada ou média móvel, baseia-se na aplicação dos custos médios em lugar dos custos efetivos. O método de avaliação do estoque ao custo médio é aceito pelo Fisco e usado amplamente.

Para ilustrar numericamente, suponha-se que uma empresa, no início do mês de março, possua um estoque (inicial) de 20 unidades de certa mercadoria avaliada a R$ 20 cada uma, ou seja, um total de R$ 400 de Estoque Inicial. A movimentação dessa mesma mercadoria em março é a seguinte:

Primeiro a entrar, primeiro a sair (PEPS)

Com base nesse critério, dá-se saída no custo da seguinte maneira: o primeiro que entra é o primeiro que sai (PEPS). À medida que ocorrem as vendas, vamos dando baixas no estoque a partir das primeiras compras, o que eqüivaleria ao raciocínio de que vendemos/compramos primeiro as primeiras unidades compradas/produzidas, ou seja, a primeira unidade a entrar no estoque é a primeira a ser utilizada no processo de produção o ou a ser vendida.

Dentro desse procedimento, o estoque é representado pelos mais recentes preços pagos apresentando, dessa forma, uma relação bastante significativa com o custo de reposição. Obviamente, com a adoção desse método, o efeito da flutuação dos preços sobre os resultados é significativo, as saídas são confrontadas com os custos mais antigos, sendo esta uma das principais razões pelas quais alguns contadores mostra-se contrários a esse método. Entretanto, não é objeto do o procedimento em si, e sim o conceito do resultado (lucro).

As vantagens do método são:

Os itens usados são retirados do estoque e a baixa é dada nos controles de maneira lógica e sistemática;

O resultado obtido espelha o custo real dos itens específicos usados nas saídas;

O movimento estabelecido para os materiais, de forma contínua e ordenada, representa uma condição necessária para o perfeito controle dos materiais, especialmente quando estes estão sujeitos a deterioração, decomposição, mudança de qualidade, etc. Primeiro a entrar, primeiro a sair (PEPS).

Agora vejamos como registrar a movimentação físico-financeira:

Último a entrar, primeiro a sair (UEPS)

O UEPS (último a entrar, primeiro a sair) é um método de avaliar estoque muito discutido. O custo do estoque é determinado como se as unidades mais recentes adicionadas ao estoque (últimas a entrar) fossem as primeiras unidades vendidas (saídas) (primeiro a sair). Supõe-se, portanto, que o estoque final consiste nas unidades mais antigas e é avaliado ao custo destas unidades. Segue-se que, de acordo com o método UEPS, o custo dos itens vendidos/saídos tende a refletir o custo dos itens mais recentemente comprados (comprados ou produzidos, e assim, os preços mais recentes). Também permite reduzir os lucros líquidos relatados por uma importância que, se colocada à disposição dos acionistas, poderia prejudicar as operações futuras da empresa.

O método UEPS não alcança a realização do objetivo básico, porque são debitados contra a receita os custos mais recentes de aquisições e não o custo total de reposição de todos os itens utilizados.

As vantagens e desvantagens do método UEPS são:

É uma forma de se custear os itens consumidos de maneira sistemática e realista;

Nas indústrias sujeitas a flutuações de preços, o método tende a minimizar os lucros das operações;

Em períodos de alta de preços, os preços maiores das compras mais recentes são apropriados mais rapidamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com