TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um conjunto de doenças de pele

Projeto de pesquisa: Um conjunto de doenças de pele. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................1

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................2

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6

REFERÊNCIAS...........................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

Desde as civilizações mais antigas existe uma busca incessante pela melhora da aparência física. A beleza e a juventude sempre ocuparam um lugar de destaque na vida das pessoas.

As afecções cultâneas constituem um conjunto de doenças da pele, que acometem uma faixa etária ampla da população. Tem fatores causais distintos. A fisiopatologia é o processo de instalação e desenvolvimento da doença, é bastante peculiar em cada caso, assim como seus sinais e sintomas.

A acne é uma afecção cultânea com aparente tendência genética cujas manifestações são dependentes da presença de hormônios sexuais e atingindo o complexo pilos sebáceo.

Por essa causa as lesões surgem no período em que os hormônios sexuais começam a ser produzidos. Podem atingir tanto homens como mulheres, e se tratados precocemente e de forma correta é muito provável a prevenção de sequelas. No entanto se a acne não for tratada pode persistir por um longo tempo deixando marcas irreversíveis na pele.

Atualmente existem diversos tipos de tratamentos, alguns que podem ser realizados somente por médicos, outras que normalmente são utilizados por outros profissionais da área da saúde e alguns que podem ser utilizados para ambos os profissionais.

Devido a isso fica claro a necessidade do futuro profissional esteticista identificar os sintomas presentes nos diferentes graus da acne, para desta maneira realizar o correto encaminhamento do profissional competente para o tratamento do paciente.

2 DESENVOLVIMENTO

Neste contexto este trabalho acadêmico baseado nos fundamentos de anatomia, fisiologia e dermatologia, tem como principal objetivo analisar o caso clínico proposto, descrevendo sua análise baseado nos questionamentos levantados, apresentando sua fundamentação teórica a fim de justificar o ponto de vista e conduta apresentados.

As causas da acne de acordo com o caso estudado e acusado por fatores hormonados, puberdade genéticas e por alimentação inadequada com elevados níveis de triglicerídeos, ácidos graxos, colesterol.

Sabendo que as causas da acne variam de pessoa para pessoa sendo que cada qual tem suas características particulares. Por esse motivo torna-se difícil para o profissional esteticista identificar ou isolar categoricamente a causa da acne. Porem três fatores principais foram identificados, sendo que esses operam independentemente e são influenciados pelo fator hereditário e pela atualidade normal. São elas: hiperatividade das glândulas sebáceas, alteração da queratinização folicular e a influência bacteriana.

As glândulas sebáceas são responsáveis pela produção de sebo através da estimulação hormonal dos hormônios sexuais andrógenos como a testosterona. Na acne, há mais produção de sebo por aumento da atividade da glândula sebácea.

O sebo é produzido pelas glândulas sebáceas, trata-se de um conjunto de substâncias lipídicas composta principalmente por colesterol esqualenos cera, ésteres esteroides e triglicerídeos.

O papel de cada um desses lipídeos na patogenio da acne não é totalmente conhecida, entretanto acredita-se que os ácidos graxos que sofreram medicação na sua composição e sua quantidade atuam como agente facilitador e favorecem o desenvolvimento das doenças por alterar tanto a queratinização do ducto glandular quanto a proliferação bacteriana.

A hiperqueratinização folicular acontece quando há uma produção exacerbada de queratina na camada córnea com formação de oclusão no orifício do canal. Dessa maneira há uma dificuldade na liberação desse sebo que fica no canal folicular, dando origem a comedão.

A colonização bacteriana no processo acneico ocorre com o aumento da produção de sebo, lembrando que o meio ambiente das bactérias, é possivelmente mais importante que seu número total para o desenvolvimento das lesões da acne. Sabe-se que o PH é o aporte de oxigênio e demais substâncias nutritivas afetam a proliferação da principal agente causador da acne, o propionibacterium acnes.

É importante ter o conhecimento do queratinócitos descamados do ducto folicular se tornam aderentes e impregnados por lipídios. Não ocorre a remoção normal destas células pelo ducto folicular com formação de comedões. Simultaneamente os androgênios aumentam a produção de sebo e com isso há aumento de severidade do quadro.

A formação dos comedões proporcionam um meio favorável a proliferação bacteriana. O propobacterium acnes aproveita a situação e produz um quadro inflamatório característico; com presença de pápulas, pústulas e eritema.

Como já foi comentado a fisiopatologia refere-se do processo de instalação e desenvolvimento e que é peculiar variando de caso para caso.

De acordo com o quadro apresentado pelo cliente a acne instala-se aos 12 anos de idade apresentando-se com pequenas lesões e foi evoluindo lentamente e agravando-se até chegar a atual idade do cliente.

A acne inicia-se geralmente na adolescência e seu aparecimento pode corresponder ao início da puberdade. A presença de comedões precede a acne inflamatória. Sua evolução é caracteristicamente lenta, podendo haver evolução espontânea por volta de 20 anos de idade. No entanto atualmente é cada vez maior a prevalência de acne em adultos.

Acontece aproximadamente 80% da população entre 11 e 30 anos de idade. Outro aspecto bastante relevante da acne é seu intenso impacto psicossocial e seu grande potencial para evoluir lesões cicatriciais e desfigurações.

Vários estudos em gêmeos univitelinos evidenciam o fator genético como determinado suscetibilidade a acne.

O profissional deverá orientar o cliente para que mude

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com