TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade nutriconal

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

 A contaminação desse tipo de alimento se dá geralmente por micotoxinas  produzidas por fungos e que podem até mesmo ser carcinogênicos. Esse tipo de contaminação  é causada principalmente por falhas no armazenamento.

Há 5 grupos de micotoxinas e existem duas espécies aspergillus e fusarium.

As sementes oleaginosas são frequentemente contaminadas pela aflatoxina, um dos grupos de micotoxina.

Existem meios de descontaminar esses alimentos, mas todos são bem caros e sua eficiência esta em discussão, por isso recorre-se a formas de armazenamento adequadas, que inibem ou desaceleram o crescimento de fungos e consequentemente diminuição de micotoxinas.

TIPOS DE ARMAZENAMENTO

1. Armazenamento de sementes comerciais: geralmente por um período curto (6-8 meses), da colheita à semeadura. É menos exigente quanto às condições ambientais. O objetivo básico é a conservação da viabilidade das sementes. As sementes devem ser armazenadas com teor de água de aproximadamente 13%.

2. Armazenamento de estoques reguladores: deve-se ter um maior rigor nas condições ambientais. O período de armazenagem é mais longo (1-2 anos). O principal objetivo é preservar a viabilidade das sementes. Para esse tipo de armazenamento, o teor de água recomendado é de 10%

3. Armazenamento de sementes básicas:o período de armazenagem é mais longo do que as anteriores e exige cuidados. O ambiente deve ter controle de umidade relativa e de temperatura. O principal objetivo é preservar a viabilidade e a identidade genética das sementes.

4. Armazenamento de sementes em bancos de germoplasma: com o objetivo de manter a viabilidade pelo maior período possível. Exige maiores cuidados com uso de baixa temperatura e baixa umidade relativa do ar (5ºC, 20-40% UR). Tem por finalidade também preservar a identidade genética da espécie ou cultivar (preservação de recursos genéticos).

Com relação a umidade, quanto menor a umidade maior o potencial de armazenamento. Diminuindo 5,5ºC na temperatura do ar, dobra-se o período de conservação de sementes (0-50ºC)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com