TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidades e válvulas de conversão

Seminário: Unidades e válvulas de conversão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Seminário  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

NBR 6548

Esta Norma define termos relacionados com os sistemas de transmissão de energia elétrica em corrente continua de alta tensão, sobretudo com as subestações conversoras em que são utilizados conversores eletrônicos de potência, para a conversão de energia elétrica em corrente alternada para energia elétrica em corrente continua, ou vice-versa.

Esta Norma se refere apenas as subestações equipadas com conversores comutados pela rede de corrente alternada, o mais geralmente baseadas num esquema de montagem em ponte trifásica de onda completa, no qual são utilizadas válvulas eletrônicas unidirecionais; tais como, válvulas a arco de mercúrio, válvulas a semicondutores, ou combinação das mesmas.

Entre as definições há os termos relacionados com circuitos conversores em que são transmitidas a energia elétrica estão: conversão, circuito conversor, ponte, ponte uniforme e não uniforme, braço, braço controlável e não controlável, caminho de contorno, braço de contorno, par de contorno.

Comutação é a transferência de corrente entre dois caminhos qualquer, ambos percorridos simultaneamente por corrente durante esse processo.

Entre os tipos de comutações que existem estão: comutação pela rede grupo de comutação, indutância da comutação, número de pulsos, número de comutação.

Unidades e válvulas conversoras – Alguns dos termos desta seção se aplicam a equipamentos e componentes que podem ser externos às válvulas. As partes normalmente incorporadas às válvulas não são incluídas nesta norma. Entre elas estão a ponte, meia ponte anódica, meia-ponte catódica, válvula, univálvula, multiválvula, válvula a arco de mercúrio, válvula multianódica, válvula a semicondutores, válvulas a diodos, válvula a tiristores, válvula principal, válvula de contorno, terminal de anodo, terminal de catodo, pará–raios de válvulas, pára-raios de ponte, para-raios fase-fase, para-raios fase-terra, para-raios de corrente contínua, para-raios de linha de corrente contínua, circuito amortecedor de válvula, reator de válvula, reator de anodo, reato de catodo, divisor de corrente, divisor de tensão de válvula, transformador de conversor, enrolamento de linha, enrolamento de válvula, diversor de sobrecorrentes, chave de contorno.

As condições de funcionamento dos conversores como retificador a energia é transferida do lado de corrente alternada para o lado de corrente continua, já como inversor a energia é transferida do lado da corrente continua para o lado de corrente alternada. No sentido direto a corrente flui do anodo para o catodo enquanto no sentido inverso a corrente flui do catodo para o anodo. Corrente direta flui no sentido direto e na corrente inversa flui no sentido inverso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com