TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verde Maçã

Trabalho Escolar: Verde Maçã. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

FACULDADE UNA DE CONTAGEM

CURSO TECNOLOGO EM GESTÃO DA

PRODUÇÃO INDUSTRIAL – 1º PERIODO.

PROJETO APLICADO

Plano de Negócio

Verde Maçã

Praticidade na Alimentação Saudável

Antônio Dirino

Diego Ribeiro

Diego Filipe Tiago Alex

Fernande Rodrigues

Rídina Aparecida

Linicker Henrique

Igor Augusto

Vinicius Pereira

Ecimar Cearense

CONTAGEM 2014

1. Resumo

A empresa Verde maçã, com uma visão do plano de negócio é atuar no ramo de fast-food de alimentação saudável. O objetivo da empresa é oferecer refeições saudáveis, de uma forma que atenda seus consumidores das classes A, B e C, que desejam ter uma alimentação balanceada e saudável, mas que não tenha que esperar bastante tempo pelo preparo da refeição. A equipe de funcionários da empresa Verde Maçã é um dos pontos mais importantes do negócio, formados por profissionais com formação acadêmica em administração, dispostos a enfrentar desafios de administrar, com posturas de intra-empreendedores. Parte dos profissionais já possui ampla experiência no ramo alimentício no modelo fast-food isso faz que o verde maça tenha uma gestão totalmente moderna.

Palavra chave: estratégia, restaurante, processo.

Abstract

The company Green Apple, with a vision of the business plan is to act in the field of fast food healthy eating. The company's goal is to offer healthy meals, in a way that meets its consumers of classes Aw, B and C, who wish to have a balanced diet and healthy, but you don't have to wait a long time for meal preparation. The staff of the company Apple Green is one of the most important points of the business, formed by professionals with Academic training in business administration, willing to face challenges of managing, with Intra-entrepreneurs postures. Part of professionals already has extensive experience in the food business in the fast-food model that makes the Apple green has a fully modern management.

Key words: strategy, process, restaurant

2. Introdução

Por definição nosso grupo irá trabalhar em cima do plano de negócio da empresa verde macã e aplicar nele o modelo de negócios canvas,A empresa verde macã surgiu para atuar no ramo de fast food de alimentação saudável.É um empreendimento que visa oferecer refeições saudáveis de forma prática e rápida, aos consumidores que desejam ter uma alimentação saudável, mas que não possuem tempo para esperar pelo preparo da refeição .Este negócio é destinado para as classes A, B e C,é uma que ainda não saiu do plano de negócio mas sua primeira unidade já se sabe que será instalada na avenida Madri,número 60,no bairro eldorado em contagem.O local é Movimentado caracterizado como centro comercial da cidade.

O Business Model Canvas' é um mapa dos principais itens que constituem uma empresa, pode ser também uma receita de estratégia, que deve estar sempre sendo revisado cada quadrante ao longo do tempo para saber se cada um está sendo bem atendido ou se é necessário fazer alteração em algum deles para se conseguir um melhor resultado. O mapa é um resumo dos pontos chave de um plano de negócio, mas não deixa de excluir um plano de negócio em si, é uma ferramenta menos formal que pode ser utilizada com mais frequência no dia a dia.

Palavra chave: Alimentação saudável, má alimentação, doenças, mercado.

3. Objetivo geral e Específico

OBJETIVO GERAL: Aplicar o método canvas ao plano de negócios da empresa Verde macã.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

Verificar se o modelo canvas aperfeiçoa o plano de negócios.

Verificar se o modelo canvas deu resultados negativos ou positivos quando implementado ao plano de negócios.

4. Metodologia

Ao iniciarmos o trabalho, deveremos primeiro ter e saber de que se trata o plano de negócio e o método canvas. Neste caso abordaremos a pesquisa exploratória. A pesquisa exploratória é importante de forma acadêmica e para análise de dados, pois comoo nome já diz a pesquisa exploratória requer a exploração para se extrair dados e informações. Este tipo de pesquisa exploratória trabalha para caracterizar problemas, fatos e situações, ou seja, a pesquisa exploratória depende de investigação, por isso ela é bem útil para o ambiente organizacional no que tange descrever de forma sucinta fatos, situações e problemas. Para o projeto aplicado foi feito uma pesquisa em busca do plano de negócio, através da pesquisa via Internet e encontramos o plano de negócio verde macã no qual nos identificamos mais para ser usado como referência para nele ser aplicado o método canvas. Foi feito uma pesquisa via Internet para entendermos o método canvas para nós desenvolvermos o trabalho com maior facilidade.

O serviço de alimentação, que é o objeto do presente trabalho, faz parte da seção de alimentação, e tem como característica a produção de refeições para consumo imediato, sem serviço de mesa. É importante ter claro que não comporta o preparo de alimentos para consumo futuro, como ocorre nas indústrias de transformação. O segmento tratado por este trabalho pertence ao grupo de alimentação de baixa caloria, vender e servir bebidas, acompanhados ou não de serviços de alimentação, com o sem entretenimento. Podemos citar como exemplo desta seção lanchonetes, fast foods, pastelarias, self service, casas de suco, botequins e similares. Após caracterizar e situar o setor de alimentação, o presente trabalho buscará expor dados para, finalmente, abordar as características do setor na cidade de Contagem, Minas Gerais. A abordagem do setor de alimentação fora do lar em contagem será feita por intermédio de uma pesquisa realizada em empresas de alimentação fora do lar, sendo cinco redes internacionais e sete redes locais para obternos subsídios para desenvolver o trabalho. As empresas que contemplam a amostra foram escolhidas por sua maior representatividade no mercado de alimentação fora do lar em Contagem, o que permitiu uma análise confiável da realidade do segmento.

REFERENCIAL TEÓRICO

1- CANVAS

Vamos tratar aqui do que é o canvas, atuação dele no plano de negócio e a sua importância no sentido amplo de gestão de negócio. O referencial teórico no estudo presente nasceu de um grupo de alunos que busca defender a aplicação do modelo canvas de negócios da empresa Verde Maçã.

“A definição de O Business Model Canvas é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes” Generation Model Business, 2012, p.15. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios, e é dividido em nove segmentos:

1.1- Parcerias Chaves

A rede de fornecedores e parceiros necessários para nosso modelo de negócios. As Empresas fazem parcerias, por muitas razões, e parcerias estão se tornando uma pedra angular de muitos modelos de negócios. As Empresas criam alianças para aperfeiçoar seus modelos de negócios, e reduzir o risco, ou para adquirir recursos.

1.2- Atividade Chave

Descrevem-se as atividades e processos chaves mais importantes necessários que deve ter para atingir seu objetivo. Cada modelo de negócio exige uma série de atividades-chave. Estas são as ações mais importantes que uma empresa deve tomar para operar com sucesso.

1.3- Proposta de Valor

A proposta de valor é o fator que faz que um cliente escolha entre uma e outra empresa. sua finalidade é solucionar um problema o satisfazer uma necessidade do cliente. As propostas de valor são um conjunto de produtos ou serviços que satisfazem as necessidades de um segmento de mercado determinado. Neste sentido, a proposta de valor constitui uma serie de vantagens que uma empresa oferece aos clientes.

1.4- Relacionamento com o cliente

Descrevem-se os diferentes tipos de relações que estabelece uma empresa com determinados segmentados de mercado. A empresa deve esclarecer o tipo de relacionamento que deseja estabelecer com cada segmento de clientes. Os relacionamentos podem ir, desde o pessoal ate os automatizados.

1.5- Segmentos de Clientes

Os clientes são o coração de qualquer empresa. Sem clientes, nenhuma empresa pode sobreviver por muito tempo. Para melhor satisfazer os clientes, uma empresa pode agrupá-los em segmentos distintos, com necessidades comuns, comportamentos comuns, ou outros atributos.

1.6- Recursos Chaves

Todo modelo de negócio exige recursos-chave. Estes recursos permitem que uma empresa crie e ofereça uma proposta de valor, que alcance mercados e mantenha relações com segmentos de clientes. Diferentes Recursos-chave são necessários, dependendo do tipo de modelo de negócio.

1.7- Canais de distribuição

Canais se descrevem como uma empresa se comunica e atinge os seus Segmentos de clientes para entregar uma proposta de valor. Os Canais de distribuição, comunicação e vendas estabelecem o contato da empresa com os clientes. São pontos de contato com os clientes que desempenham um papel importante na experiência do cliente.

1.8- Estrutura de Custos

Aqui se descreve todos os custos necessários para o funcionamento do modelo de negócio. A criação e entrega de valor, manter o relacionamento com os clientes, todos estes passos tem um custo.

1.9- Fontes de Receita

Neste passo descrevemos as Receitas que representa o dinheiro que uma empresa gera de cada segmento de mercado (os custos devem ser subtraídos das receitas para criar ganhos) Se os clientes compreendem o coração de um modelo de negócio, o fluxo de caixa são suas artérias.

2-PLANO DE NEGÓCIOS

De modo geral, entende-se por Plano de Negócios um projeto por escrito pelo qual o empreendedor realiza os estudos sobre suas ideias e os passos que deve seguir para transformá-las em um empreendimento de sucesso, sendo capaz de analisar a viabilidade esperada do negócio, além de prevenir possíveis riscos e incertezas. Quanto mais detalhadas as informações sobre o negócio pretendido, mais o Plano de Negócios contribuirá com o sucesso da sua atual ou futura empresa. Site do SEBRAE. WWW.SEBRAE.COM.BR, acesso em, 05/04/2014 21h00min. (aumentar do que é composto,suas partes).

4- CONVENIÊNCIAS

Segundo o dicionário, conveniência é qualidade do que é conveniente. Interesse, proveito: só vê as próprias conveniências. Decoro e decência.

5- NUTRIÇÃO

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), Nutrição é a ingestão de alimentos. Tendo em conta as necessidades alimentares do corpo. Uma boa nutrição – dieta adequada e equilibrada combinada com atividade física regular é a “pedra fundamental” de boa saúde. “A má nutrição pode levar à redução da imunidade, aumento da suscetibilidade a doenças, prejudicando o desenvolvimento físico e mental e redução da produtividade”. Como podemos observar, segundo a OMS, o estado nutricional de uma pessoa é fator determinante na qualidade de vida.

6- ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A busca pela maior qualidade de vida possível parece ser um dos principais objetivos da vida moderna. Comer com saúde, comer uma variedade de alimentos todos os dias (cereais, leite e derivados, carnes, pão, massas, frutas, legumes e vegetais), tomar muito líquido, limitar o consumo de alimentos ricos em açúcar, gordura e colesterol, restringir o consumo de bebidas alcoólicas, chá, café e outras bebidas que contenha cafeína, diminuir a quantidade de sal (sódio) nos alimentos, controlar seu peso. Viver bem com todas as particularidades implícitas no termo é alvo a ser atingido. Para atingi-lo é necessário que vários fatores se inter-relacionem e um dos principais é a manutenção da saúde física e mental. (Vilar, 2002).

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA é um dos fatores predominantes em nossa saúde, pois somos constituídos por aquilo que comemos. Nosso sangue, nossos nervos, nossos músculos, todas as nossas células são constituídas e renovadas de acordo com o que ingerimos. (FREITAS, 2002, p.15

...

Baixar como  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »