TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia Contra Mulher

Ensaios: Violencia Contra Mulher. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 2

Violência contra mulher.

A violência contra a mulher é uma questão social e de saúde publica que consiste num fenômeno que não respeita fronteira de classe social, raça, etnia, religião, idade e grau de instrução. Atualmente e em geral, não importa o status da mulher, a maior parte violência continua sendo gerado no âmbito familiar, sendo que, o risco de a mulher ser agredida pelo próprio marido, companheiro, ou ate mesmo ex-marido, é muitas vezes maior do que a de sofrer alguma violência por estranhos.

Portanto, não basta garantir o atendimento à saúde. É necessário o resgate da cidadania e dos direitos humanos das mulheres tais como o reconhecimento de seus direitos sociais, econômicos, civis, políticos e sobre tudo sobre seu próprio corpo. Muitas mulheres já sofreram algum tipo de agressão e muitas dizem ter consciência de que seus agravos de saúde estão associados à violência praticada contra essas mulheres, mas nunca conversam com ninguém sobre esse assunto, e a pergunta que fica no ar por quê? Porque, envolve toda uma questão cultural, que é passada de pai para filhos com a ideia de que a mulher é inferior ao homem e este pode se impor com as varias formas de violência, junto a isso acontece de a vitima se tornar cúmplice do ato não denunciando-o para as autoridade competentes e na grande maioria dos casos movidas pelo medo ou que tem uma longa vida ao lado do agressor e filhos, que não querem que a família se desestruture e por fim se separe. Desde muito cedo, de forma ate indiscreta, é passada a ideia de que a mulher é inferior ao homem, este que é dado como autoritário e insubmisso, que sempre dita às regras e a mulher sendo vista como vulnerável, delicada e submissa ao extremo, que acaba dando origem a vários tipos violências, não só a física mais também a psíquica.

Tendo em vista que a violência contra a mulher, a qual pode se apresentar de várias formas, é um problema que merece a atenção de todos, pois atinge as mais diversas classes sociais, faz-se necessário o planejamento de medidas que impeçam o crescimento do mesmo, e da impunidade dos que a praticam, assim deixando os conceitos antigos sobre a aquela mulher submissa dos tempos antigos de lado, porque esta se apresenta cada vez mais presente na sociedade, desempenhando papéis importantes cada vez mais importantes em vários setores e se tornando cada vez mais competitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com