TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Voleibol Adaptado Na Terceira Idade

Casos: Voleibol Adaptado Na Terceira Idade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2015  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  1.151 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O Centro de Convivência da 3ª Idade da Secretária Municipal de Cultura, Esportes e Lazer em parceria com o voleibol de Piraquara desenvolveram o projeto de VOLEIBOL ADAPTADO NA 3ª IDADE, dando oportunidade para idosos praticarem esporte sendo que a terceira idade que começa ao redor dos 50 a 60 anos é vista como um grande campo de estudo e grandes possibilidades de praticas desportivas especificas para os idosos nesta fase da vida. Devemos hoje ter um mente que a vida ela não cessa enquanto vivemos, mesmo depois de certa idade, pois, antigamente a sociedade achava que o idoso não poderia praticar nenhuma atividade física, mas, hoje tudo mudou, existem projetos sociais, organizações, associações que preenchem a terceira idade com praticas e atividades desportivas especificas, lúdicas, como dança, caminhada, natação, hidroginástica, voleibol, musculação, academias ao ar livre e diversas outras atividades relacionadas à terceira idade de acordo com o gosto de cada um. As aulas devem ser feitas com intensidade moderada e a forma de realizar esse tipo de atividade dever ser introduzida de forma leve, gradativa e contínua, levando em consideração as condições físicas de quem vai praticar esse tipo de modalidade, o voleibol, como aprendizagem, tendo a noção de que nessa faixa de idade coordenações motoras, agilidades e reflexos dos idosos já não são os mesmos, assim, as aulas de iniciação devem ser feitas com pequenas adaptações, sem muito esforço físico, prazeroso e divertido.

O voleibol adaptado para a terceira idade esta sendo um dos esportes mais praticados pelas pessoas de maior idade, tendo em vista isso por que sou árbitro de voleibol e percebo o quanto esse esporte é motivador, dando satisfação a seus adeptos, se destacando e aumentando muito em sua prática também pelo fato de muitos (as) atletas terem deixado de jogar e retornam vendo uma grande possibilidade no voleibol para terceira idade dando continuidade a sua vida esportiva e objetivando ainda a qualidade de vida, ajudando a quem tem problemas de saúde relacionados principalmente a problemas do coração e que também contribui muito no fator de socialização dos envolvidos. Muitos adeptos do voleibol na terceira idade melhoraram a questão da coordenação motora, agilidade, flexibilidade, alongamento, seu lado afetivo e emocional, a convivência, num todo promovendo a questão da saúde em geral.

RESUMO

A modalidade de voleibol que é hoje um dos esportes mais divulgados pela mídia e, praticado no mundo, oferece uma alternativa para a questão social dos idosos, principalmente depois da aposentadoria e incentiva a freqüentarem as aulas com mais animo, por que o voleibol para a terceira idade não pode ser visto como uma competição ou aulas de rendimento, ele deve ser visto como um momento de prazer, de lazer, de libertação, emancipador, descobrindo em si as potencialidades uma vez ocultas, “compreender como um espaço/tempo sistemático e planejado, no qual as pessoas possam ludicamente desenvolver aprendizagens sociais que contribuam para sua autodeterminação no campo da cultura, da política e da economia” (SILVA & SILVA; 2004).

SÍNTESE DO PROJETO

A prática de atividade física no voleibol pode contribuir com a saúde e o lazer dos idosos, prevenindo o que chamamos de sedentarismo funcional e social. Participam do voleibol adaptado à terceira idade aproximadamente 50 idosos entre homens e mulheres, de 50 a 70 anos. As aulas têm como princípios norteadores o autoconhecimento, autonomia, aprender contínuo e atualização, descoberta de competências, suas potencialidades, um ser responsável, ética, respeito, sociabilidade, o lado emotivo e afetivo, o meio ambiente em que vive e o prazer em praticar o voleibol. São desenvolvidos os fundamentos da postura e movimentação com trabalhos leves e gradativos como, saque, passe, levantamento, ataque e defesa, por meio de jogos coletivos e adaptados. A opinião dos idosos sobre todas as atividades realizadas e educativas têm espaço destacado nas aulas, é de suma importância, sobre como esta sendo as aulas, qual a intenção que visa a pratica do voleibol e quais as contribuições que estão sendo absorvidas pelos idosos e como esta ajudando na melhoria da qualidade de vida. Essa visão global e geral dos idosos é que vai nos ajudar a dar continuidade ao projeto para novas adaptações, novos trabalhos, novas aulas aonde podem quebrar alguns paradigmas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com