TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA DA ÉTICA - uma alternativa à autoridade

Relatório de pesquisa: ÉTICA DA ÉTICA - uma alternativa à autoridade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

SER ÉTICO – alternativa à credibilidade

Ser ético é cumprir e agir com valores sem prejudicar o próximo, é se responsabilizar pelas suas ações. Todo ser ético pensa antes de agir e age sabendo que terá que assumir os resultados. A consciência ética está ligada aos valores de cada ser humano: honestidade, honradez, justiça e também aos sentimentos provocados por esses valores como: vergonha, admiração, dúvida, entre outros. Cada sociedade criou e cria seus conceitos sobre o que é ser ético ou antiético. E para julgarmos precisamos conhecer primeiro as culturas diferentes da nossa sociedade e acima de tudo respeitá-las.

É preciso investimentos em educação de qualidade, é através dessa que formaremos cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, onde a prática da ética flui naturalmente e essa fará parte da vida de cada um naturalmente.

Ser ético é muito mais do que o compromisso com a transparência. É ser íntegro, honesto, correto, justo, respeitando as diversidades existentes sejam elas étnicas, culturais, políticas ou religiosas.

A ética deveria ser posta em prática todos os dias. A falta de ética está em não respeitar os outros, em ter uma atitude individualista e não coletiva, em não pensar no desenvolvimento sustentável, no nosso presente e futuro.

Ético significa tudo aquilo que está relacionado com o comportamento moral do ser humano e sua postura no meio social. Ético refere-se à Ética, uma parte da filosofia que estuda os princípios morais que orientam a conduta humana. Mediante uma escolha que possa afetar terceiros, a ética funciona como um juiz que irá avaliar a escolha feita por cada pessoa. Um dilema ético surge quando há necessidade de se fazer uma escolha difícil, desagradável e que implica um princípio moral.

A forma de agir em sociedade determina o comportamento do indivíduo como ético ou antiético. Ser ético ou ter um comportamento ético refere-se a um modo exemplar de viver baseado em valores morais. Deve-se ter em conta que cada sociedade possui suas próprias regras morais resultantes da própria cultura.

Em áreas diversas como Medicina, Direito ou Administração existe um documento de texto, denominado código ético ou código de ética, utilizado como instrumento orientador das ações e postura dos profissionais através de práticas ideais e politicamente corretas. Um profissional ético é aquele que atua sem prejudicar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com