TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relações Humanas No Trabalho

Trabalho Escolar: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  1.704 Palavras (7 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Adelvânia Monteiro da Silva – RA: 424998

Eliene M. Alkmim de Oliveira – RA: 416447

Jailson Alves dos Santos – RA:416826

Lucilene Pereira Passos – RA: 420628

Elinno Rangel G Borges – RA:421984

SÃO SEBASTIÃO/DF – 2013.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Adelvânia Monteiro da Silva – RA: 424998

Eliene M. Alkmim de Oliveira – RA: 416447

Jailson Alves dos Santos – RA:416826

Lucilene Pereira Passos – RA: 420628

Elinno Rangell G. Borges – RA:421984

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

SÃO SEBASTIÃO/DF - 2013.

SUMÁRIO

1 - Introdução Ética e Administração

2 - A Ética Profissional no filme "Amor sem Escalas"

2.1 - Sinopse do Filme

2.2 - Análise das Cinco Situações Envolvendo a Ética Profissional em Administração

3 - Conclusão

4 - Referências Bibliográficas

INTRODUÇÃO

1- Ética na Administração

Para entendermos o que é ética ou os riscos que esta pequena palavra trás em nossas vidas, fomos a procura do seu significado. Segundo o dicionário Michaelis a palavra ética quer dizer: 1- parte da filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É a ciência normativa que serve de base à filosofia prática. 2- conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão. Vimos que existem dois raciocínios que se ligam ao final, um fala sobre valores morais que o indivíduo deve seguir em sua vida para um convívio social e outra para um convívio empresarial.

Em geral, a tendência e o entendimento das pessoas sobre ética, está fundamentada no "fazer o bem", outra ação onde se possa interpretar como fora disto é considerado anti-ético. Levando o indivíduo o livre arbítrio as suas ações, mas que podem ser sentenciadas pela sociedade em que esta inserido.

Um dos assuntos mais comentados hoje é a questão da ética ou a falta dela.Vivemos diante de uma crise de ética que vai desde a situação política do país, passando por questões de corrupção na sociedade e no governo, até problemas de relacionamento familiar que envolve questões de ética. Independente do meio a ética é imprescindível, uma vez que todas as sociedades possuem normas a serem cumpridas e todo indivíduo deve segui-las de maneira concreta e correta.

Sabe-se que a ética diz respeito ao que é certo ou errado, bom ou mau, lícito ou ilícito, enfim, cabe à pessoa discernir sobre o que é válido quando se diz respeito à ética. Embora, em qualquer que seja a profissão onde se atua, a conduta ética é fundamental .Portanto, o comportamento do ser humano deve ser coerente e de acordo com valores adotados pela sociedade, várias pessoas usam o poder para agir imprudente e errônea, esquecendo que o relacionamento profissional visa a dignidade humana.

Nesse contexto, pode-se referir, a situação política do país em que vivemos, mostra claramente como a falta de ética está inserida no contexto dos políticos, abusando do poder e deixando de cumprir exatamente o que é imposto, favorecendo, quase sempre aqueles que não necessitam de ajuda. Na política, a responsabilidade social pesa menos que a individual, uma vez que, a maioria dos políticos exercem sua função de forma contraditória ao que seria prudente, esquecendo ou fingindo esquecer que a ética profissional existe e deve ser seguida para que haja um bom desempenho profissional e social.

Portanto, na Administração quando o profissional age de acordo com a ética, ele atua sempre com respeito ao próximo, gerando uma boa convivência dentro da empresa. E se o profissional não age com ética, dificilmente ele irá conseguir crescer dentro de uma empresa. Visto que, agindo com ética o profissional não estará só contribuindo para si, mas para a empresa e para a sociedade.

2 - A ética profissional no filme "Amor sem Escalas"

A ética profissional começa com a reflexão antes da vida profissional. Todos nós ao escolhermos uma profissão,passamos a ter responsabilidades e deveres profissionais obrigatórios. Porém, ser ético é aprender agir sem prejudicar os outros, visando a preservação da dignidade humana.

Portanto o filme nos mostra, que o ator não estava preocupado com o bem-estar e as necessidades das pessoas que ele teria que demitir, mas sim com as milhas que iria ganhar no seu cartão de crédito, que adquiria todas as vezes que teria de viajar para cumprir o seu papel, nem se quer importava com os sentimentos daquelas pessoas as quais estariam sendo demitidas, ele era bastante frio nas suas ações que tomava e tinha um desprendimento em relação as interações humanas.

Por fim, as organizações vêem a necessidade de sempre estar acompanhado as mudanças mercadológicas e continuamente afim de criar um diferencial competitivo procurando maximizar a qualidade de seu produto/serviço e minimiza os custos operacionais.

No caso do filme a empresa pensou somente na economia e no lado prático,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com