TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Noite Direita

Tese: Ética Noite Direita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Tese  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA

ATIVIDADE ESTRUTURADA – 1º Passo

Ana Cláudia Cavalcante Alves – Matrícula 2013.07.07861-3

Direito - noite

Ética é uma palavra de origem grega Ethus, que significa, numa acepção bem simplória, caráter, modo de ser. Quando dizemos que uma pessoa é ética, é porque ela é uma pessoa de caráter, ou seja, seu modo de ser se enquadra naquilo que a sociedade entende como sendo um comportamento normal.

A ética não é parte do nosso pacote ao nascermos. Ela é construída ao longo da nossa vida de acordo com a sociedade da qual fazemos parte.

Assim, começamos a entender porque é que temos códigos de ética para as diversas sociedades, sejam profissionais, políticas, religiosas, etc.

A ética estuda as atitudes humanas relacionadas à sua natureza, objetivando a procura de respostas acerca de regras morais e de direito, identificação de comportamentos humanos corretos e incorretos bem como a diferenciação destes, a procura pela perfeição humana buscando a realização desta perante seus valores e suas crenças.

É utilizada no processo educativo na finalidade de conscientizar uma pessoa sobre seus direitos e deveres para com a sociedade, na economia para estabelecer valores relacionados a princípios morais e regras, na ciência como forma de lidar com a vida com respeito e de maneira responsável e em outras áreas desempenhando papéis de suma importância.

A ética estabelece um compromisso entre seres humanos, pois utiliza a essência interior, ou seja, utiliza sua formação de caráter para determinar suas características. Desta forma, a ética é construída com base naquilo que é necessário e/ou exigido pelo homem colocando-o a frente de seus próprios limites morais. Sua importância na sociedade é reconhecida, porém questionada às vezes por conflitos gerados entre a valorização da vida ou da propriedade privada. Apesar de alguns conflitos, a ética auxilia a boa vivência do homem perante a sociedade ajudando este a se comportar de forma correta em face de outras pessoas e ainda a formular suas próprias ideias fundamentais sem que se corrompa posteriormente, tornando-se assim um cidadão de ideias firmadas na moral, nos bons costumes e na dignidade.

Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

Vale lembrar que a ética não deve ser confundida com a lei, embora com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Ao contrário do que ocorre com a lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; por outro lado, a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas no escopo da ética.

Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiética, assim como o ato praticado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com