TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Nos Negócios

Artigos Científicos: Ética Nos Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  6.115 Palavras (25 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 25

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR 4

2.1 IREGULARIDADES REALIZADAS PELO CONTADOR DA SCHINCARIOL 4

2.2 COMPORTAMENTO DO CONTADOR, DIANTE DAS FRAUDES REALIZADAS 4

2.3 PENALIDADES QUE O CONTADOR PODERÁ SOFRER 4

3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 5

4 SITUAÇÃO ECONÔMICA DA ORGANIZAÇÃO 6

5 A EXPANSÃO DA EMPRESA E O PAPEL DA CONTABILIDADE 7

6 ASPECTOS ÉTICOS DESCONSIDERADOS NAS ESTRETÉGIAS 8

7 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

O cenário acelerado de mudanças, bem como a alta competitividade no mercado impõe às empresas novos desafios e demandas. Produtividade, lucratividade e compromisso social são exigências rotineiras como requisitos básicos para a sobrevivência das organizações.

Nesse contexto, tem crescido nos últimos anos a percepção sob a perda de ética em negociações comerciais. A gestão da ética nos negócios e das relações de trabalho é um dos pilares de sustentação das empresas. As instituições que pretendem ter vida longa necessitam estabelecer relações éticas com todos os seus públicos.

A grande necessidade de conquistar a preferência do cliente faz com que alguns vendedores transgridam a ética distorcendo fatos e omitindo informações relevantes. Enfrentar uma concorrência acirrada leva alguns vendedores a exagerar nas vantagens da sua oferta. Isso também pode ser antiético se a crença nesses exageros resultar em prejuízo para o cliente.

A competitividade traz melhorias contínuas, mas o excesso bem como a grande cobrança na área comercial pode influenciar na prática de ações desleais perante alguma parte do sistema. O grande desafio dos Gestores é saber dosar até que ponto se pode chegar numa negociação para que não afete a corrente ética estabelecida. Outro importante requisito é de se atentar em conhecer os princípios éticos dos profissionais que contratam.

O contador, como todo profissional, deve, no exercício de suas atividades, agir com responsabilidade e comprometimento. Assim, para o perfeito desenvolvimento de suas funções, deve ter o domínio de fatores contábeis, gerenciais, financeiros e legais para poder, de forma lícita, levar aqueles que se utilizam das informações oriundas de seu trabalho a obterem o melhor resultado. Além disso, deve ter consciência de que precisa estar em estudo contínuo, buscando atualizar-se.

Existem regras básicas para o exercício da profissão contábil. A elaboração das demonstrações contábeis deve ser feita de acordo com os Princípios fundamentais e as Normas Brasileiras de Contabilidade, editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade. Além disso, as informações contábeis devem ser apresentadas de forma clara, objetiva e honesta, de modo que sejam compreendidas por seus usuários. Por isso, é evidente a grande responsabilidade desse profissional.

De tempos em tempos, os contadores profissionais encontram-se em situações que dão origem a conflitos de interesse. Esses conflitos podem surgir em situações, que vão desde as mais triviais até casos extremos que originam fraude e atividades ilegais similares.

O objetivo deste trabalho de pesquisa foi demonstrar a grande responsabilidade do profissional contábil e a intensa relação existente entre ele e aqueles que se utilizam de seu trabalho, especialmente as empresas. Além disso, pretendeu apresentar alguns motivos que podem levá-lo a adotar uma postura antiética

Iremos apresentar “O CASO SCHINCARIOL” refletindo em todo âmbito organizacional e empresarial, analisando o proceder do contador e suas irregularidades, o Comportamento Organizacional, a Situação econômica da Organização, a Expansão da Empresa e o papel da contabilidade e os Aspectos Éticos Desconsiderados nas Estratégias.

2 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR

A ética profissional trata dos conceitos básicos do direito e do dever. Diante disso, criou-se A RESOLUÇÃO CFC Nº 803/96, que aprovou o Código de Ética Profissional do Contador – CEPC foi realizado por um O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, que considerou que “o Código de Ética Profissional do Profissional da Contabilidade, aprovado em 1970, representou o alcance de uma meta que se tornou marcante no campo do exercício profissional;”, porem decorridos 26 (vinte e seis) anos de sua vigência exigia-se uma atualização dos conceitos éticos na área da atividade contábil.

Nos últimos 5 (cinco) anos, o Conselho Federal de Contabilidade veio colhendo sugestões dos diversos segmentos da comunidade contábil a fim de aprimorar os princípios do Código de Ética Profissional do Profissional da Contabilidade – CEPC.

Após um profundo estudo de todas as sugestões remetidas ao órgão federal, apresentou esta Resolução final, seu objetivo é fixar a forma pela qual se deve conduzir os Profissionais da Contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe.

Em suma, o Código de Ética Profissional do contabilista determina que conceitos básicos de direitos e deveres dentro de uma profissão sejam cumpridos, que não se admita erros e que estes conceitos sejam conhecidos na íntegra, antes de serem aplicados.

Estabelecido o Código de Ética, cada contabilista passa a subordinar-se, sob pena de incorrer em transgressão, punível pelo órgão competente, incumbido de fiscalizar o exercício profissional. Tal código assume um papel de relevante garantia sobre a qualidade dos serviços prestados e da conduta humana dos profissionais contábeis.

O profissional contábil tem o dever e a obrigação de zelar plenamente pela sua profissão, resguardando os seus direitos e cumprindo suas obrigações dentro dos padrões éticos e morais, ciente de que nada justifica o erro consciente e premeditado, mesmo quando subordinado a outros profissionais. Nem mesmo a alta e crescente carga tributária explica um desvio de comportamento. O que o contador deve fazer é encontrar meios lícitos que levem à satisfação de seu cliente ou empregador.

2.1 IREGULARIDADES REALIZADAS PELO CONTADOR DA SCHINCARIOL

Segundo o capítulo II da RESOLUÇÃO CFC Nº 803/96 do Código de Ética Profissional do Contador – CEPC foram realizadas as seguintes irregularidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com