TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Índice de Sustentabilidade BOVESPA

Projeto de pesquisa: Índice de Sustentabilidade BOVESPA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

É notável que a responsabilidade socioambiental venha influindo cada vez mais no desempenho econômico de qualquer empresa atualmente e que este fato pode ser evidenciado pela criação dos índices financeiros “Índice BOVESPA de Sustentabilidade” e “Down Jones Sustainability Index”.

Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar um modelo de Sistema de Gestão Ambiental (SGA) baseado na Norma ISO 14000/ 2004 e aplicado à Natura. A empresa, que nos últimos quatro anos aumentou sua participação no mercado de cosméticos brasileiro de 12% para cerca de 23%, tem investido fortemente no desenvolvimento de “tecnologias verdes” e no fortalecimento de sua marca através de políticas socialmente responsáveis.

Tal fato motivou a elaboração do referido estudo, que apresentará em linhas gerais alguns dos principais componentes do SGA da Natura.

1 METODOLOGIA

A estratégia para o desenvolvimento deste trabalho deu-se através de uma pesquisa bibliográfica que abrangeu diversos temas e diferentes níveis de aprofundamento de cada um deles. Levando em conta a intenção de se utilizar o enfoque sistêmico como método de abordagem adotado para a compreensão e discussão dos fenômenos aqui pesquisados, é de suma importância o estabelecimento de uma sequencia lógica na própria pesquisa bibliográfica. Foram pesquisadas bibliografias nacionais e internacionais sobre os temas relacionados aos princípios de Sustentabilidade, Gestão ambiental, Impactos ambientais, Sustentabilidade Corporativa e Desempenho Ambiental, buscando analisar a existência de uma relação entre eles. Após a fundamentação teórica apresentada, os autores concluem esta pesquisa com um estudo de caso, analisando criticamente os temas que foram abordados, atendendo o objetivo desta pesquisa.

2 A EMPRESA

A Natura é uma empresa que atua no mercado de cosméticos, vendendo produtos inovadores essencialmente produzidos com elementos naturais tipicamente encontrados na flora brasileira. A companhia possui capital aberto desde 2004, com ações listadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e possui ações altamente valorizadas devido à sua imagem positiva e ao alto desempenho financeiro apresentado. Nos últimos quatro anos, a empresa aumentou significativamente o seu marketshare e hoje é líder no seu ramo de atuação no Brasil. Com sede em Cajamar, no estado de São Paulo, a empresa possui “instalações verdes”, ou seja, construídas levando em consideração práticas ambientalmente corretas, que abrigam um moderno centro integrado de pesquisa, produção e logística. Além disso, existem polos operacionais, administrativos e comerciais em Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal.

Além do Brasil, a empresa está presente também na Argentina, no Chile, no México, no Peru, na Venezuela e na França. A distribuição dos produtos é realizada por meio da venda direta, com o envolvimento de mais de 617 mil consultoras e consultores. Considerando a presença em todos os mercados em que atua, a empresa possui atualmente mais de 5 mil colaboradores envolvidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com