TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Óleo De Lorenzo

Exames: Óleo De Lorenzo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

)Escolha três aspectos do filme “Frankstein” e faça uma análise considerando os aspectos estudados sobre ciência.

1º-O pai de Victor era considerado o melhor médico da região, e mesmo assim, com todo seu conhecimento sobre as ciências médicas, ele não conseguiu salvar a própria mulher, demonstrando assim que a ciência tem obstáculos, que as pessoas não são imortais e nem a ciência pode interferir na morte. 2º-Derrotar a morte X Correr riscos: a fim de tentar enganar a morte, Victor se torna um cientista obstinado a criar um ser imortal e perfeito, deixando sua própria vida de lado e causando-lhe quase que a própria destruição. Mas na verdade o que Victor criou não foi uma criatura perfeita, mas sim um ser cheio de deformações e anormal. Victor possuía toda técnica, o livro de seu mestre e sua determinação, porém mesmo assim não fez um trabalho racional visto que, como já dissemos, a ciência não consegue enganar a morte. 3º-A criatura resultante da experiência de Victor embora cheia de anomalias desejava uma companheira e ser feliz como um ser normal e por isso força Victor a lhe dar uma amiga que fosse igual a ele e que não sentisse medo dele, Victor se recusa a criar esse novo ser, e a criatura furiosa mata Elizabeth na noite de núpcias arrancando-lhe o coração (órgão mais importante, lugar da afetividade) e logo após mata o pai de Victor também. Victor inconformado decide recriar Elizabeth para si, mas agora com rapidez e já conhecendo a técnica que adquiriu, mostrando seu conhecimento acumulativo e apropriado, além de possuir todas as leis da ciência (Cientista tem o papel inicial, técnica/tecnologia, e precisão/mediação).

2)A partir do filme “O Óleo de Lorenzo” faça uma reflexão sobre conhecimento e ciência.

No filme, os pais de Lorenzo não sabiam nada sobre ciência, mas qualquer pessoa pode aprender ciência não precisar nascer predestinado.

Lorenzo tinha uma grave doença e todos os médicos consultados davam diagnósticos diferentes, o quadro se evolui com o desejo de descoberta dos pais: Lorenzo está com ALD, seu fim é premeditado, a doença é fatal então existe tratamento. Lorenzo passa a ser um experimento da ciência.

Os médicos possuíam a ciência, mas os pais após muito estudo desenvolveram o conhecimento, não agindo sem saber o porque, sabendo explicar os fenômenos químicos que aconteciam no corpo de Lorenzo. Conhecendo a doença, os pais tentam controlar os fenômenos, não negando as ciências médicas e sim as questionando.

3)Faça uma síntese do texto “O Lugar do Discurso: A Epistemologia” de Mário Marigula.

O termo Epistemologia significa “estudo da ciência”, é usada em dois sentidos: para indicar o estudo de origem e do valor do conhecimento humano em geral (e neste sentido é sinônimo de crítica); ou para significar o estudo às ciências (físicas e humanas), dos princípios sobre o qual se fundam, dos critérios de verificação e de verdade, do valor dos sistemas científicos.

A Epistemologia é, portanto, a filosofia da ciência, num sentido preciso. É essencialmente o estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das diversas ciências, destinado a determinar a sua origem lógica, o seu valor e sua objetividade.

O pensador francês Bachelad criticava a filosofia da ciência positivista de Comte e afirmava que epistemologia não era fazer a história das ciências, elaborou a expressão “corte epistemológico” que é cortar a idéia dessa teoria para poder pensar no conhecimento e na ciência.”O cientista deve, por uma exigência filosófica, explicitar seus fundamentos, sua visão de mundo, de sociedade, de homem”.

Comte, um pensador, dizia que fazer filosofia é fazer filosofia da ciência, pegando os resultados do conhecimento produzidos pela atividade científica, cedendo à evolução da ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com