Outras / Gestão E Orçamento Empresarial

Gestão E Orçamento Empresarial

Casos: Gestão E Orçamento Empresarial
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  negaclara  02 outubro 2013
Tags: 
Palavras: 1751   |   Páginas: 8
Visualizações: 143

Conteúdo

Gestão e orçamento Empresarial 1

Introdução 3

Conceito de Orçamento 4

Orçamento Geral 4

Orçamento flexível 4

Pontos positivos do Orçamento para a Gestão 5

As questões tributárias para o orçamento 6

Isenção e imunidade tributária 6

Balanço Patrimonial 6

Demonstração do Resultado do Exercício 7

Demonstração dos Fluxos de Caixa 8

A Comparação do Orçado com o Realizado com a Utilização dos Métodos quantitativos 9

Referências 10

Introdução

Atualmente, com a globalização e as mudanças tecnológicas estão cada dia mais avançadas, as empresas têm que buscar maneiras e ferramentas para auxiliar no processo de gestão. E o orçamento é uma ferramenta indispensável neste processo de gestão, pois, o planejamento além de auxiliar no processo de gestão também evita o mau uso dos recursos.

Conceito de Orçamento

Orçamentos são ferramentas usadas tanto por pessoas físicas e jurídicas para a previsão das receitas e despesas de um determinado período de tempo permitindo assim, definir as prioridades e avaliar a realização dos objetivos planejados.

O orçamento empresarial é um plano financeiro com a capacidade de conduzir a empresa aos seus objetivos, sendo utilizada como controle de operações a curto e longo prazo.

“Um orçamento é um plano financeiro que estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios de um departamento ou de uma empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano.” (PARSLOE;WRIGHT, 2001, p. 11).

Orçamento Geral

O orçamento geral visa a garantir o maior apoio no processo de gestão, pois engloba uma visão geral sobre a empresa, auxiliando no planejamento e no controle administrativo.

“Um orçamento é uma expressão quantitativa formal de planos da administração. O orçamento geral resume os objetivos de todas as subunidades de uma organização – vendas, produção,

distribuição e finanças. Quantifica metas para vendas, produção, lucro líquido e posição de caixa e para qualquer outro objetivo especificado pela administração.” (HORNGREN, 1981, p. 117).

Orçamento flexível

“O orçamento flexível é ajustado de acordo com as mudanças no nível de atividade real (ou receitas e direcionadores de custos reais). O orçamento flexível permite que os gestores calculem um conjunto mais vasto de variações que o orçamento estático.” ( Horngren, Foster e Datar, 2000, apud FELISBINO 2003, p. 33).

O orçamento flexível serve para auxiliar a empresa a calcular sua capacidade e assim prever seus custos para vários níveis de atividades. O orçamento flexível somente torna-se eficaz quando a empresa consegue calcular o que cada empregado produz o que cada máquina ou computador produz e o que cada metro quadrado a fábrica produz, assim os gestores conseguem se preparar para o inesperado.

O orçamento flexível identifica como e em que medida cada item de des ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias