Outras / Importância Da Informática Na Enfermagem

Importância Da Informática Na Enfermagem

Artigo: Importância Da Informática Na Enfermagem
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Tamilles  17 abril 2013
Tags: 
Palavras: 838   |   Páginas: 4
Visualizações: 139

APRESENTAÇÃO

Este presente trabalho é composto por itens que definem as relações da informática com a enfermagem. Desde contexto histórico (sendo a globalização um fator que proporcionou a relevância desses avanços tecnológicos, na área da saúde), as vantagens que a informática dispõe, as áreas de enfermagem em que os recursos são utilizados, até como a informática se tornou indispensável, além do ressalte da sua necessidade contínua e progressiva.

OBJETIVO

Este estudo visa apresentar a importância da informática aplicada a enfermagem, identificar as áreas da enfermagem a qual a informática está inserida, além de ressaltar o uso efetivo do computador como vetor para um melhor desenvolvimento do conhecimento e na assistência prestada aos clientes pela mesma.

INTRODUÇÃO

A informática é fruto da globalização mundial. A mesma vem se tornando uma peça-chave no desenvolvimento de novos conhecimentos e aperfeiçoamento de habilidades. Atualmente é um poderoso instrumento para agilizar e armazenar informações, onde pouco são os setores que não utilizam esse recurso. O primeiro país a inserir o computador na área da saúde foi os Estados Unidos, este fato se deu na década de 50, ele era utilizado somente para controle de custos, material e pessoal. Posteriormente as aplicações da informática em enfermagem começaram a surgir no setor de ensino e no atendimento direto ao paciente. Nos anos 90, foi fundado no Brasil o Núcleo de Informática em Enfermagem (NIEn), da Escola Paulista de Medicina na cidade de São Paulo, e é uma criação que possui destaque no cenário nacional.

1. A INFORMÁTICA NAS DIFERENTES ÁREAS DE ENFERMAGEM

A Enfermagem utiliza-se dos recursos da informática em diversas áreas, dentre elas pode-se citar a administração, pesquisa e ensino, assistência, dentre mais. Dentro da área administrativa os sistemas de informação computadorizados resultam em uma explícita melhoria

da racionalidade organizacional dos serviços e mecanismos de controle gerencial. Pois o uso da informática (seus programas específicos e ferramentas) assegura melhor planejamento dos recursos humanos, materiais e financeiros ao setor. Os enfermeiros com esses sistemas conseguem elaborar tarefas como transcrever ordens, elaborar requisições, atualizar e preparar fichas médicas, elaborar escala de pessoal, armazenar registros e controlar todas essas tarefas de maneira rápida e efetiva, sem possíveis erros de transcrição ou processamento.

Na assistência de enfermagem a informática funciona como apoio nas atividades e vem proporcionando resultados eficazes. Há software modernos que permitem a criação de banco de dados informatizados, que auxiliam o usuário a criar e manusear o banco de dados com maior autonomia, sendo especialista ou não. As tarefas como controle de leitos, pedidos de farmácia, controle de administração de medicamento, admissão de paciente e outros podem ser executadas c ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias