Outras / MRP1 E MRP2

MRP1 E MRP2

Artigos Científicos: MRP1 E MRP2
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Dannyzinha  19 abril 2013
Tags: 
Palavras: 2162   |   Páginas: 9
Visualizações: 167

TRABALHO GESTÃO DA PRODUÇÃO: MRP I E MRP II

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências à conclusão da disciplina Gestão da Produção 5º período do curso de Administração, sob orientação da Profo Fernando de Araújo.

SUMÁRIO

SUMÁRIO 3

RESUMO 4

1 INTRODUÇÃO 5

1.1 OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS MRP I/MRP II 6

1.2 JUSTIFICATIVA 7

1.3 METODOLOGIA 7

2 DESENVOLVIMENTO 8

2.1 HISTORICO DE MRP I E MRP II 8

2.2 PRINCIPIOS BÁSICOS 9

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

4 CONCLUSÃO 12

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIA 12

6 ANEXO 12

RESUMO

Este trabalho tem a finalidade de contribuir com aprendizado e mostrar os objetivos do MRP I e MRP II dentro de uma organização. Neste material, é apresentado o que significa cada uma dessas ferramentas, é um programa de máxima importância, pois são utilizadas nas tomadas de decisões, planejamento e controle das empresas, ligada diretamente as necessidades de materiais, além de cumprimento de prazos e visando a redução de estoques.

Palavras-chave: Contribuir; Planejamento; Controle; Necessidades; Redução.

1 INTRODUÇÃO

Utilizado tanto em empresas de manufatura quanto em algumas não manufatureiras, o termo MRP (Materials Requirements Planning ou Planejamento das necessidades de materiais) surgiu nos anos 60 com o objetivo de auxiliar no planejamento e controle das necessidades de recursos materiais ou de manufatura nessas organizações e evitar perdas no poder de barganha ou oportunidades de vendas; assim como custos desnecessários com estoques. Tornou-se um diferencial nas organizações, pois com sua correta utilização leva a uma melhoria de produtividade através da distribuição de informações e ajuda na tomada de decisões. Destaca-se na estratégia organizacional como recurso flexível e de fácil utilização. O Administrador de Materiais estará apto a exercer as suas funções de forma eficaz e estarão à frente e

m relação aos seus concorrentes, pois o sistema visa melhorar o fluxo de caixa das empresas.

O MRP (Materials Requirements Planning ou Planejamento das necessidades de materiais), esta sendo utilizado por um leque de empresas em com produção por lotes (em que um grande número de produtos é feito em quantidades padronizadas, usando o mesmo equipamento ou linha de produção). Também percebemos a utilização do MRP em empresas prestadoras de serviços, por exemplo, em um hospital que alimentando os sistemas com as informações necessárias para rodar o MRP, consegue ter calculado por exemplo, quais cirurgias estão agendadas, para quando; quantidade de materiais a serem utilizados: instrumentos, sangues, pessoal e acessórios.

Além disso, o sistema MRP traz respostas mais rápidas ás demandas do mercado, ajudando a planejar e visualizar a capacidade produtiva. Com isso muitas empresas ao passarem a utilizar o sistema, reduziram até 40% nos investimentos em estoque.

1.1 ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias