Outras / Molas Helicoidais

Molas Helicoidais

Trabalho Escolar: Molas Helicoidais
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  rafaelaferreira  20 outubro 2013
Tags: 
Palavras: 953   |   Páginas: 4
Visualizações: 993

Molas helicoidais.

A mola helicoidal é a mais usada na mecânica seja por sua enumeras quantidades diferentes de aplicações ou pelo seu fácil manuseio e ótima trabalhabilidade.. As molas helicoidais são constituídas por arames de metal elástico, enrolados com forma de hélice cilíndrica ou cônica, geralmente direita. A secção do arame é, na maior dos casos, circular e mais raramente quadrada ou elíptica. O arame é geralmente de aço, mas em certos casos pose ser de cobre ou bronze. Em geral, a mola helicoidal é enrolada à direita, quando a mola helicoidal for enrolada à esquerda o sentido da hélice deve ser indicado em desenho.

As molas helicoidais podem funcionar por compressão, por tração ou torção.

A mola helicoidal de compressão é formada por uma sequência de espirais que formam uma coluna. Quando uma força é aplicada nesta mola de forma a comprimi-la a primeira espira é comprimida diminuindo o espaço entre ela e a segunda espiral, após a segunda é comprimida diminuindo seu espaço entre ela e a terceira, assim sucessivamente. Essa compressão gera uma força igualmente proporcional contraria a forma que a comprimi gerando assim o amortecimento do movimento.

Essa é uma das molas mais comuns e mais usadas no mundo, dentre algumas de sua utilização está, por exemplo, na suspensão de automóveis, na distribuição de peso em sofás e colchões, etc.

Além do formato cilíndrico normal as molas de compressão podem ter também formas retangular, cônica ou bicônica onde o critério de utilização varia de acordo com a característica do projeto.

- Você pode ver a aplicação de uma mola helicoidal de compressão observando um furador de papéis.

A mola helicoidal de tração possui ganchos nas extremidades, além das espiras. se assemelha bastante com a de compressão, porém poderemos notar que se seguem algumas diferenças como o fato dos espaço entre suas espiras serem reduzidos ou praticamente inexistentes com o intuído de maximizar o efeito de tração, pois

não é necessário nenhum esforço de compressão, Os ganchos são também chamados de olhais. Para a mola helicoidal de tração desempenhar sua função, deve ser esticada, aumentando seu comprimento e assim aumentando o espaço entre suas espiras, esse movimento cria uma força contraria que tende a juntar as espiras, sendo assim totalmente contraria as molas de compressão. Em estado de repouso, ela volta ao seu comprimento normal.

Dentre as diversas utilizações destas molas podemos citar como principais prensas, camas elásticas, etc

A mola helicoidal de torção tem dois braços de alavancas, além das espiras. Seus dois braços de alavancas servem de apoio ao elemento necessitado, .

Para a mola helicoidal de torção realizar sua função deve-se fazer uma força de forma a alterar o seu ângulo essa alteração no ângulo gerara uma força contraria que a retornar a forma original da mola.

As molas helicoidais são materiais corpos materiais elásticos, a elongação (ou contr ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias