Outras / O Historico Do Metodo Cientifico

O Historico Do Metodo Cientifico

Artigos Científicos: O Historico Do Metodo Cientifico
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Maria  01 dezembro 2011
Tags: 
Palavras: 1055   |   Páginas: 5
Visualizações: 123

...

siginificado de filosofar, que é questionar o oculto, ou seja, desvendar tudo o que nos é estranho. Ser filósofo é essencial no mundo acadêmico, principalmente ao iniciar qualquer trabalho de pesquisa.

2.3 – Fichamento nº 2

2.3.1- Citação

“Conhecimento empírico, também chamado vulgar ou de senso comum, é o conhecimento do povo, obtido ao acaso, após ensaios e tentativas que resultam em erros e em acertos. Este tipo de conhecimento é ametódico e assistemático” (p.8).

2.3.2- Resumo

Percebe-se que este tipo de conhecimento é aquele que é adquirido pela própria pessoa na sua relação com o meio ambiente ou com o meio social que vive em que cada qual aproveita da experiência alheia que sucessivamente é transmitida de uma pessoa a outra, de uma geração a outra. Há então um conhecimento baseado apenas em experiência e não em um dado estudo científico.

2.3.3- Opinião

Sabemos que o longo de nossa vida obtemos um dado conhecimento denominado empírico por meio de interação contínua na forma de ensaios e tentativas que de fato resulta em erros e acertos. Esse conhecimento é proveniente pela vivência da pessoa em seu cotidiano e de investigações pessoais feitas ao sabor das circunstâncias da vida, por isso, denominada corretamente pelos autores de ametódico e assistemático.

2.4 - Fichamento nº 3

2.4.1 Citação

“A crítica, assim entendida, não tem nada de negativa. É, antes, uma tomada de posição, no sentido de impedir a aceitação do que é fácil e superficial. O crítico só admite o que é suscetível de prova” (p.16).

2.4.2- Resumo

O ato de criticar e ser criticado cria uma postura de aperfeiçoamento que é essencial na formação de qualquer profissional. Ela deve ser aprendida na prática, capacitando assim ao pesquisador, ou ao universitário poder diferenciar e por fim avaliar tudo que se deseja de acordo com a necessidade, para assim obter sempre as informações realmente precisas em qualquer trabalho.

2.4.3- Opinião

É notável a importância da crítica para todo

s os que se propuserem a realizar um trabalho científico. A crítica deve ser considerada como estímulo e o criticador como um um bom avaliador de qualquer trabalho ou opinião que se deseja fazer. Devemos também nos auto criticar sempre que possível, para assim construirmos da melhor maneira, nosso conhecimento.

2.5- Fichamento nº 4

2.5.1- Citação

“O possuidor do verdadeiro espírito científico cultiva a honestidade, evita o plágio, não colhe como seu o que outros plantaram, tem horror às acomodações e é corajoso para enfrentar os obstáculos e os perigos que uma pesquisa possa oferecer” (p.17).

2.5.2- Resumo

O espírito científico é por natureza, a expressão de uma mente crítica, objetiva e racional. Caracteriza-se o possuidor de espírito cientifico como alguém que busca incansavelmente a verdade e a comprovação do que ele pensa, mas sempre legitimando seus estudos precisos e de sua autoria, além de saber reconhecer suas limitações e a possibilidade de erros e acertos em qualquer um d ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias