Outras / Qualidade De Vida No Trabalho

Qualidade De Vida No Trabalho

Artigos Científicos: Qualidade De Vida No Trabalho
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  AASantos  29 outubro 2013
Tags: 
Palavras: 414   |   Páginas: 2
Visualizações: 12

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO.

A expressão “Qualidade de Vida no Trabalho” – QVT – começou a ser utilizada na década de 70 pelo professor Louis Davis projetando o delineamento de cargos. Surgiu principalmente nos EUA com o intuito da preocupação com a competitividade e o grande sucesso de técnicas gerenciais da produtividade japonesa com práticas para a redução de conflitos. O movimento da “Qualidade de Vida no Trabalho” teve a motivação pela luta de trabalhadores e estudantes contra certos modelos de organização do trabalho na década de 50. A “Qualidade de Vida no Trabalho” é uma preocupação do homem desde o início de sua existência, sempre voltada para a satisfação e o bem-estar do trabalhador na execução de suas tarefas. Envolve o conjunto de ações de uma empresa com a implantação de melhorias e inovações tecnológicas e gerenciais no ambiente. É necessária a avaliação da satisfação dos profissionais da empresa, dando prioridade no processo de autoconhecimento e a sondagens de opiniões internas, são importantes para captar a percepção dos funcionários em relação a fatores intermediários na Qualidade de Vida na organização do trabalho.

A meta principal da “Qualidade de Vida no Trabalho” é satisfazer o trabalhador dando o devido valor a se colaborador, incentivando-o no seu trabalho. Envolve toda a empresa, principalmente a qualidade de vida, o que mais se deseja na vida é a felicidade e, para isso, é necessário ter saúde, satisfação com isso próprio e o seu trabalho, compreendendo a qualidade de vida. Não se pode confundir “Qualidade de Vida no Trabalho” com política de benefícios ou atividade festivas de conciliação, tendo a ver com a cultura organizacional. Os valores, a filosofia da empresa, a missão, o clima participativo, o gosto por pertencer a elas e a perspectivas do desenvolvimento de pessoas são fundamentais para a criação da identificação empresa-empregado.

A “Qualidade de Vida no Trabalho” pode ser afetada pela supervisão, condição de trabalho, pagam

ento, benefícios e projetos do cargo, e, o trabalho em equipe também se torna complicado pois compor um grupo de trabalho para atuação produtiva envolve diferentes personalidades, experiências, competências, visões de mundo e graus de conhecimento. O trabalho é importante para os departamentos responderem a desafios organizacional, ambiental, comportamental, e as mudanças que podem afetar a “Qualidade de Vida no Trabalho”. Para evitar esse impacto, pode-se incentivar o trabalhador, proporcionando um ambiente de participação, de integração com colegas e supervisores, porque a empresa deve criar um ambiente onde elas se sintam bem e tenham um papel importante na organização. ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias