Outras / RELATÓRIO DE ESTÁGIO - MAGISTÉRIO / NORMAL DE NÍVEL MÉDIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO - MAGISTÉRIO / NORMAL DE NÍVEL MÉDIO

Exames: RELATÓRIO DE ESTÁGIO - MAGISTÉRIO / NORMAL DE NÍVEL MÉDIO
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  karumbau  22 maio 2013
Tags: 
Palavras: 3537   |   Páginas: 15
Visualizações: 1592

1 – Introdução

Antes de sairmos a campo nos propomos a compreender primeiramente o objetivo proposto para a educação no ensino médio. E detectamos que o novo ensino médio proposto pelo MEC, através da LDB, sugere um currículo voltado para desenvolvimento de competências, no qual a interdisciplinaridade e a contextualização permeiem a prática pedagógica. Educar para a vida, preparar para o mundo do trabalho, superar o “rótulo” de “ante sala” da universidade: este é o papel assumido pelo ensino médio.

Precisávamos de nos inteirar sobre a definição da proposta do ensino médio para então começarmos a reflexão de como seria realizado esse estágio, logo, percebemos que o estágio seria uma análise das políticas educacionais da instituição observada, sua organização, histórica, legal e curricular, aspectos teóricos metodológicos no planejamento de aula e da docência do ensino bem como a contribuição e participação de todos os agentes imbuídos na perspectiva do bom funcionamento escolar. Serão desenvolvidas as atividades de observação participativa com os alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio.

As relevantes modificações sofridas por nossa sociedade no decorrer do tempo, dentre elas o desenvolvimento tecnológico e o aprimoramento de novas maneiras de pensamento sobre o saber e sobre o processo pedagógico, têm refletido principalmente nas ações dos alunos no contexto escolar, o que tem se tornado ponto de dificuldade e insegurança entre professores e agentes escolares resultando em forma de comprometimento do processo ensino-aprendizagem.

A sociedade atual se vê confrontada com o desenvolvimento acelerado que ocorre a sua volta, onde o desenvolvimento e as descobertas ocorrem em frações de segundos, ocasionando certo desgaste e comprometimento das ações voltadas para o aprimoramento do ensino.

Dessa forma, faz-se necessário a busca de uma nova reflexão no processo educativo, onde o agente escolar passe a vivenciar essas transformações de forma a beneficiar suas a

ções podendo buscar novas formas didáticas e metodológicas de promoção do processo de ensino-aprendizagem com seu aluno sem com isso ser colocado como mero expectador dos avanços estruturais de enfoque motivador desse processo.

Diante do exposto procuramos refletir,através da elaboração deste, na observação do corpo escolar, nas relações, na intersecção entre a teoria e a prática educativa, bem como a realidade dos sistemas de ensino e as atividades docentes. Logo, desenvolve-se um relatório com o resultado das pesquisas concluídas como: concepção pedagógica da escola, entrevista ao corpo escolar (professor, aluno, pedagogo) bem como a análise da proposta curricular.

2- IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

CIEM – Colégio Integrado de Educação Moderna Escola, com regime jurídico particular, está situado em um bairro nobre da capital. A comunidade escolar pertence à classe média alta, do próprio bairro e adjacências.

Com o slogan: “Um jeito Coração de Ensinar”, O CIEM fo ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias


Google+