Outras / Responsabilidade Sócioambiental Nas Empresas

Responsabilidade Sócioambiental Nas Empresas

Trabalho Universitário: Responsabilidade Sócioambiental Nas Empresas
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Jeferson  21 novembro 2011
Tags: 
Palavras: 4058   |   Páginas: 17
Visualizações: 157

...

sobre o petróleo e o meio ambiente menos poluído .

- RESPONSABILIDADE SÓCIOAMBIENTAL E ÉTICA

A Responsabilidade sócioambiental é caracterizada por atitudes e atividades baseadas em valores éticos e morais para minimizar os impactos negativos que as empresas causam onde estão localizadas . Pode ser entendido como um sistema de Gestão adotado por empresas públicas e privadas que tenham por objetivo a inclusão social e o cuidado com a conservação ambiental . Apesar de ser um termo muito utilizado , é observado erros na conceituação de responsabilidade sócio ambiental , se uma empresa apenas segue as normas e leis do seu setor no que se refere ao meio ambiente e a sociedade está ação não pode ser considerada responsabilidade sócio ambiental .A preocupação das empresas com as causas ambientais e sociais tem se tornado uma questão de estratégia , hoje um bom produto , serviço e preço competitivo deixou de ser vantagem , juntamente com a qualidade no relacionamento com os diversos públicos estratégicos . A ética está sendo considerada não apenas meio de sobrevivência , mas sim , como instrumento de expansão dos negócios . A partir do planejamento e execução de ações socialmente responsáveis que consolidem projetos relacionados ao meio ambiente , a melhoria do ambiente de trabalho , entre outros , um novo posicionamento empresarial e novas relações , fundamentadas numa atuação ética deverão ser estabelecidas com funcionários , consumidores e sociedade de um modo geral . A ética é a alma do negócio , sem princípios éticos é inviável a organização social .

1 - interferências e problemas sócio ambientais

Tudo que acontece de modo a atrapalhar o bom andamento do trabalho é considerado fator de interferência ; o que mais se evita nas empresas são essas interferências . Algumas podem ser evitadas ou controladas – fatores internos ; como por exemplo , lidar com funcionários problema ; já outros como fatores externos estão além da capacida

de organizacional de resolvê-los , como por exemplo , as inúmeras empresas atingidas pela chuva no Rio de Janeiro . Essas interferências externas muitas vezes são causadas pelas próprias organizações , embora vários empreendimentos estejam acontecendo por parte das empresas , novas leis tenham sido sancionadas , a realidade mostra que os problemas ambientais ainda são enormes e estão longe de serem solucionados . As principais causas da extinção da fauna são : a destruição do habitat , a caça e a pesca predatória e a poluição ( Wallaver ,2000) . Desde o inicio o homem tem exercido intensa atividade sobre a natureza extraindo suas riquezas florestais , devido ao aumento demográfico . Os rios diminuíram seus fluxos e estão contaminados ameaçando a saúde das pessoas . Esses rios se encontram tanto em países pobres quanto nos países ricos . Outro grave problema ambiental é o lixo que em sua maioria ainda é lançado a céu aberto sem o mínimo cuidado com os mananciais .

3 – COMBUSTÍVEIS FÓSS ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias


Google+