Outras / SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO

SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO

Monografias: SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Vanda10  10 março 2014
Tags: 
Palavras: 935   |   Páginas: 4
Visualizações: 32

LABORATÓRIO DE PRÁTICAS INTEGRADAS

MÓDULO: INTEGRAÇÃO, TEORIA E PRÁTICA

s

TEMA: O SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO

RRRR

INTRODUÇÃO

A realização deste trabalho tem como base o estudo sobre a atuação do Assistente Social no campo da Educação, aqui contextualizaremos os desafios e dificuldades encontradas no exercício profissional na área educacional.

A educação é uma das políticas sociais mais importantes em uma sociedade, dessa forma, também para a atuação do assistente social, representando um espaço privilegiado para a sua efetiva atuação.

A Constituição Federal de 1988 delega aos governos municipais o gerenciamento da educação no que diz respeito ao ensino fundamental. A Assistência Social, na iniciativa de garantir a concreta realização deste direito, volta-se para a promoção da inclusão social de famílias dos alunos matriculados na rede educacional, focalizando, sobretudo, a problemática da evasão escolar.

A inserção do profissional de Serviço Social na Educação requer defesa de grandes propostas para o enfrentamento da questão social que decorre o cotidiano do campo educacional.

DESENVOLVIMENTO

CONTEXTUALIZAÇÃO DO SEVIÇO SOCIAL NA EDUÇÃO

Historicamente, o vínculo estabelecido entre o Serviço Social e a Educação remonta a década de 1930, sendo incentivado nos anos de 1990. Prática social que na educação se constitui, sobremaneira, como área de conhecimento voltada para a emancipação política, social e emocional dos indivíduos, uma vez que possibilita a construção e a socialização de conhecimentos que, certamente, contribuirão para transformá-los em cidadãos conscientes de seus direitos.

O Projeto de Lei da Câmara nº 060/2007 – PLC 060. Dispõe sobre a inserção profissional de assistentes sociais e psicólogos nas escolas publicas de educação básica. O PL prevê que psicólogos e assistentes sociais atuem nas escolas como profissionais parceiros

dos gestores, professores, outros trabalhadores e membros da comunidade escolar, trabalhando na implantação de projetos pedagógicos, pela melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem e na mediação das relações sociais e institucionais.

A presença dos assistentes sociais nas escolas expressa uma tendência de compreensão da própria educação em uma dimensão mais integral, envolvendo ” os processos sócio-institucionais e as relações sociais, familiares e comunitárias que fundam uma educação cidadã, articuladora de diferentes dimensões da vida social como constitutivas de novas formas de sociabilidade humana, nas quais o acesso aos direitos sociais é crucial”.(ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira:2000).

Segundo o CFESS (2001), os problemas sociais a serem combatidos pelo assistente social na área da educação são:

- Baixo rendimento escolar;

- Evasão escolar;

- Desinteresse pelo aprendizado;

- Problemas com disciplina;

- Insubordinação a qualquer limite ou regra escolar;

- Vulne ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias