Outras / Transporte Dutoviário

Transporte Dutoviário

Casos: Transporte Dutoviário
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Bruna  26 dezembro 2011
Tags: 
Palavras: 3140   |   Páginas: 13
Visualizações: 169

...

quase 2.000 km de extensão, recentemente inaugurado, entre Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) e Guararema (São Paulo). Atravessando o leito do rio Paraná e percorrendo 70 km do Pantanal Mato-grossense, esse gasoduto terá uma capacidade máxima de transporte para até 4.000.000 de metros cúbicos diários de gás natural. Na segunda etapa, está prevista a sua extensão até Porto Alegre.

3. MINERODUTOS

Destinam-se ao transporte de minérios entre as regiões produtoras e as usinas siderúrgicas ou terminais portuários, aproveitando as diferenças de altitude existentes. Funcionam impulsionados por um jato de água contínuo, submetido à forte pressão. Sua espessura e resistência precisam ser muito bem calculadas em função da granulométrica do minério, para que não ocorram rupturas ao longo da linha de transporte. O único existente no país é o mineroduto da Samarco Mineração, destinado à exportação do minério de ferro quadrilátero ferrífero mineiro pelo terminal portuário de Ponta do Ubu, na costa sul do Espírito Santo. Principais produtos transportados são: Sal-gema, minério de ferro e concentrado Fosfático.

1. OS CUSTOS DO TRANSPORTE DUTOVIÁRIO

Consideramos que a atividade do transporte agrega valor à mercadoria. Os dutos são condição da realização comercial da mercadoria combustível. O valor do combustível pode mudar de acordo com o meio de transporte utilizado (com a tecnologia empregada; os valores transportados; as distâncias; os percursos e etc.).

O transporte dutoviário, no Brasil, faz parte do monopólio da Petrobrás e, a partir dos terminais de distribuição mudam-se os valores e os meios de transporte para o combustível. Surge então, o transporte privado rodoviário, ferroviário e hidroviário, concluindo o ciclo da circulação dos combustíveis.

O valor sobre os produtos incide também em valor trabalho. O trabalho não pago é a mais valia.

Neste caso sobre o transporte dutoviário nos deparamos com uma diferença em relação aos outros

meios de transporte. Podemos considerar que a partir da alta tecnologia emprega nos oleodutos se extraia a mais valia relativa. O contato do trabalhador se dá de forma mecanizada. Há o trabalho “intelectual” nos computadores (nos terminais), o bombeamento é automático, basta acionar a rede computacional para que flua o tipo e a quantidade de produto desejado. O trabalho braçal se situa na manutenção dos equipamentos.

2. ÓRGÃO REGULAMENTADOR

A ANTT tem entre as suas atribuições, "Promover levantamentos e organizar cadastro relativos ao sistema de dutovias do Brasil e às empresas proprietárias de equipamentos e instalações de transporte dutoviário."

O Regimento Interno e a Estrutura Organizacional da Agência, aprovado pela Resolução nº 01 de 20 de fevereiro de 2002, alterada pela Resolução n.º 104, de 17 de outubro de 2002, define como competência da Superintendência de Logística e Transporte Multimodal - SULOG, em seu artigo 46 - inciso XIII "elaborar ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias