Política / Neoliberalismo e Sua Influencia No Brasil e No Mundo

Neoliberalismo e Sua Influencia No Brasil e No Mundo

Ensaios: Neoliberalismo e Sua Influencia No Brasil e No Mundo
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Paulo  03 dezembro 2011
Tags: 
Palavras: 2234   |   Páginas: 9
Visualizações: 149

...

n Maynard Keynes) começou enfraquecendo-se no ano de 1970, devido a crise dos países desenvolvidos, essa crise era decorrente de altas taxas de inflação, grande burocracia estatal e crescimento da dívida pública.

As idéias liberais voltam, com uma nova característica, surgindo assim o neoliberalismo.

O neoliberalismo defende a propriedade privada e a iniciativa individual, porém com a presença do estado para ajudar e inibir ineficiências e corrigir deficiências do mercado. O Estado seria um agente controlador da estabilidade financeira econômica.Assim sendo percebemos que ao contrário do liberalismo o neoliberalismo não se opõe a intervenção do Estado.

Os defensores do neoliberalismo acreditam que esse sistema é capaz de gerar desenvolvimento econômico e social de um país, porque torna a economia mais competitiva e proporciona o desenvolvimento tecnológico e, através da livre concorrência faz os preços e a inflação caírem. A globalização tem sido uma ferramenta importante para o neoliberalismo, pois facilita a abertura econômica entre os países, gera crescente desenvolvimento tecnológico, e leva informação rápida a diversas partes do mundo.

qDemocracia é um sistema e/ou regime que se baseia na concepção da soberania popular e na distribuição equilibrada do poder, no qual atribui o direito ao voto e, pela divisão dos poderes, o controle dos meios de decisão e execução. No Brasil isso nunca existiu efetivamente. Desde que os nossos pais se tornaram uma república, ainda não se chegou a uma democracia substancial, mas somente um regime democrático formal. Os sucessivos governos civis, tidos como democráticos, desde então favoreceram a implementação de políticas públicas injustas. O aumento da desigualdade social e da miséria. O que realmente existe é um grupo de autoridades elitistas e políticas que dirigem, governam e comandam o povo.

No caso do Brasil, a Democracia, de fato, só é exercida quando a maioria dos eleitores vai até as urnas e elegem os seus repres

entantes. O acontecimento de o povo poder votar livremente nas eleições não significa que ele exerça controle sobre os governantes que elege, mas não pode exonerar e nem exigir que os governantes cumpram seus deveres constitucionais no que diz respeito à saúde, educação, moradia, previdência... etc, todavia, isto fica a critério dos lideres governamentais, onde, claramente, não é democracia.

2. DESENVOLVIMENTO

A história da democracia no Brasil é conturbada e difícil. Depois de vencida a Monarquia semi-autocrática e escravagista e em seguida a fase democratizante, todavia, turbulenta da República da Espada de 1889-1894. A República velha conhece relativa estabilidade. Porém, a estabilidade oligárquica dos coronéis e eleições a bico de pena, que após 22, entra em crise. Com freqüência sofre o trauma dos estados de sitio, ante movimentos armados contestatórios ou disputas intra-oligárquicas que fogem ao controle, para não falar da repressão a movimentos populares.

O bipartidarismo imp ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias