Psicologia / Como Cultivar O Amor A Leitura

Como Cultivar O Amor A Leitura

Dissertações: Como Cultivar O Amor A Leitura
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  landersgheidy  02 março 2013
Tags: 
Palavras: 329   |   Páginas: 2
Visualizações: 772

Como Cultivar Amor a Leitura

INTRODUÇÃO

O amor pela leitura é tipicamente uma característica britânica. Se, actualmente, o povo britânico é, proporcionalmente, o que mais jornais e livros lê do que qualquer outro povo do mundo, a tradição já vem de longe. Já no período victoriano, predominava o amor pela leitura. Mas com os livros a preço proibitivo, a leitura era luxo particularmente para as senhoras mais ricas.

A leitura, que é um testemunho oral da palavra escrita de diversos idiomas, com a invenção da imprensa, tornou-se uma atividade extremamente importante para o homem civilizado, atendendo múltiplas finalidades.

Dois bons motivos para se ler (entre tantos outros)

É uma atividade básica na formação cultural da pessoa. É obrigatória para alguns profissionais, como advogados e juízes. Além disso, é uma excelente atividade de lazer. A leitura de uma narrativa bem urdida, de um conto, de uma crônica e de diversos outros gêneros literários constitui uma valiosa atividade a ser incluída em nossos momentos de lazer.

Ler é benéfico à saúde mental, pois é uma atividade neurológica. A atividade da leitura faz reforçar as conexões entre os neurônios.

Uma preocupação para alguns pais e um grande enigma para outros, é como despertar na criança o hábito e gosto pela leitura.

Hoje vivemos em um mundo onde as informações viajam muito rápido, as crianças são ativas e fazem de tudo um pouco, mas parecem que não querem parar para se concentrar em nada e isto dificulta, muitas vezes, para pais e professores em fazer com que estas crianças tenham interesse em histórias contadas e não apenas assistidas, estórias lidas e não apenas ouvidas.

A leitura traz benefícios enormes para a criança, é a base do conhecimento, do aprendizado. Tendo o hábito e o gosto pela leitura, até os estudos ficam mais fáceis. Como uma criança e depois um adolescente vai estudar, se odeia a leitura?

O hábito da leitura pode e deveria ser incentivado e introduzido desde cedo. E,

criando-se em casa um ambiente... ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias


Google+