Psicologia / Dislexia

Dislexia

Monografias: Dislexia
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  glauciacris  17 maio 2013
Tags: 
Palavras: 2228   |   Páginas: 9
Visualizações: 76

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO DA DISLEXIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL JOSE ALVES ARAUJO.

1 JUSTIFICATIVA

Este tema foi escolhido, por se tratar de crianças com necessidades especiais – a dislexia, e perceber mais de perto porque elas procuram de alguma forma chamar a atenção de quem esteja ao seu redor e ao mesmo tempo demonstram viver num mundo de exclusão, apáticas e reservadas.

A dislexia é a incapacidade parcial de a criança ler compreender o que se lê, apesar da inteligência normal, audição ou visão normal e de serem oriundas de lares adequados, isto é, que não passem privação de ordem doméstica ou cultural. Encontram-se disléxicos em famílias ricas e pobres.

Estima-se que, no Brasil, cerca de quinze milhões de pessoas têm algum tipo de necessidade especial. As necessidades especiais podem ser de diversos tipos: mental, auditiva, visual, físico, conduta ou deficiências múltiplas. Desse universo, acredita-se que, pelo menos, noventa por cento das crianças, na educação básica, sofram com algum tipo de dificuldade de aprendizagem relacionada á linguagem: dislexia, disgrafia e disortografia. Entre elas, a dislexia é a de maior incidência e merece toda atenção por parte dos gestores, da política educacional, pois segundo a ABD (Associação Brasileira de Dislexia) de 10 a 15% da população brasileira sofre com o distúrbio de aprendizagem. Por isso, os educadores devem ficar atentos com os alunos que têm dificuldade de aprendizagem.

Definida como um transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, segundo a ABD, a dislexia é um distúrbio de maior incidência nas salas de aula no mundo todo, muitas vezes confundida como resultado de uma má alfabetização, desatenção ou falta de motivação pode comprometer a fase adulta da criança. É diagnosticada geralmente no ingresso da criança na escola, aos seis ou sete anos de idade, quando os sintomas são facilmente notados.

Pretende-se com este projeto saber como anda a informa

ção dos docentes, como eles trabalham com o portador do distúrbio de dislexia e aos disléxicos para saber como é o tratamento deles em sala de aula e na sociedade de forma geral.

2 OBJETIVOS:

2.1 GERAL

Identificar as características e as dificuldades de tríade (comunicação, interação social e uso da imaginação) das crianças com necessidades especiais que ocasionam atrasos no desenvolvimento e prejuízo no relacionamento social, analisando o impacto na evolução da aprendizagem em alunos com dislexia na escola Municipal Jose Alves Araujo.

2.2ESPECÍFICOS

Identificar mediante a observação da prática escolar a dislexia em crianças nos anos iniciais.

Analisar as alterações do comportamento adaptativo que prejudicam o aprendizado da criança dislexia e seu relacionamento social.

Verificar o desempenho escolar das crianças com necessidades educacionais – a dislexia, por meio das atividades desenvolvidas.

3 PROBLEMA

Como identificar uma criança com necessidades educacionais especiais, ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias