TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Brasileira Contemporânea

Por:   •  14/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Centro Universitário de Araras – “Dr. Edmundo Ulson ”        

Artes Visuais

Idicácia dos Santos Souza

RA 11102777-7

Arte Brasileira Contemporânea

São Paulo

2012

Idicácia dos Santos Souza

RA 11102777-7

Arte Brasileira Contemporânea - Tarefa 1

Tarefa para compor a nota da disciplina Arte Brasileira Contemporânea, apresentada ao Curso de Artes Visuais, do Centro Universitário de Araras – “Dr. Edmundo Ulson” sob orientação da Profa. Lígia Lucilene Rodrigues.

São Paulo

2012

 A partir do que sabemos sobre a “Primeira Exposição de Arte Moderna do Brasil, 1917 – 1918” de Anita Malfatti que aconteceu em 1917, procure pesquisar mais sobre esse marco da arte moderna brasileira. Leia a crítica que Monteiro Lobato fez ao trabalho de Anita no conhecido texto chamado “Paranóia ou Mistificação? A propósito da Exposição Malfatti”, publicado em 20 de dezembro de 1917 no jornal O Estado de São Paulo. Com uma busca na internet, você fácilmente achará o artigo completo. Perceba os conceitos presentes na crítica de Lobato. Agora procure as imagens dessa exposição, além das duas reproduzidas aqui, “A Boba” e “Torso – ritmo” participaram dessa mostra 53 trabalhos, entre desenhos, gravuras e pinturas como, ”Tropical”, “O Homem Amarelo”, “A Estudante Russa”, “O Japonês”.

 Imaginando que você é um crítico de arte, coloque-se na posição de defender o modernismo e a arte de Anita Malfatti, escreva um artigo resposta ao artigo de Monteiro Lobato.

Resposta ao artigo de Monteiro Lobato

Alguém que não reconhece implícito em si mesmo o modernismo não deveria jamais usar de críticas infames a uma artista que se propõe a quebrar os padrões da imitabilidade. A este serviço se presta a fotografia.

É certo que toda mudança causa estranheza e o rompimento com os padrões nos causam medo. Assim ocorreu com aqueles que visitaram a exposição de Anita em 1917; por medo de saírem de suas “zonas de conforto” preferiram olhar com descaso para obras tão valorosas como as de Praxíteles, Rembrandt, Rubens, Reynolds, Leubach, Iorn, Rodin, Zuloaga. Certo é de que, naquele momento, o artista brasileiro não estava amadurecido suficientemente para compreender a arte como um todo e aventurar-se pelo meio da criação ao senti-la profundamente e mostrar suas raízes sem, contudo preocupar-se com as convenções.

Assim Anita conseguiu chamar atenção para o fim a que pretendia: demostrar através da expressão sua preocupação com o Brasil, da mesma forma que o escritor da crítica. O escritor Monteiro Lobato, em suas obras deixa claro suas tendências modernistas, quando também rompe com os padrões de sua época, usa a linguagem do povo para escrever, valoriza crianças, quando em sua obra traz uma visão crítica do Brasil. Não deveria a obra deste escritor também ser rebaixada a um nível inferior?  

Fato é que Anita deixou um imenso legado com seu ímpeto criativo quando corajosamente expos suas obras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (460 Kb)   docx (339.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com