TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTES PLASTICAS

Pesquisas Acadêmicas: ARTES PLASTICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

O Renascimento é um marco fundamental para as artes plásticas, pois foi quando elas, como a compreendemos hoje, se configuraram, ganhando características desconhecidas na Antiguidade e na Idade Média. Na Inglaterra, o Renascimento coincidiu com a ascensão de Henrique VIII e de seus descendentes, que formaram a dinastia Tudor. Coincidiu também com a Reforma protestante no país, conduzida pelo próprio rei, que fundou uma Igreja nacional, para marcar sua independência em relação à Igreja católica.

Inicialmente, Reforma protestante teve um efeito negativo sobre as artes plásticas na Inglaterra, uma vez que questionava o culto das imagens que o catolicismo estimulava. Em função disso, foi proscrita a arte com temática religiosa, que fez o esplendor do Renascimento na Itália. Por isso, em sua origem, a pintura inglesa se limitou aos retratos de personagens célebres da época, que viviam em torno da Corte.

Pintores importados

Além dessa restrição temática, é interessante observar também a inexistência de artistas de destaque nascidos no Reino Unido. Para ter os seus retratos pintados, a Corte dos Tudor teve de importar pintores de outros países, especialmente da Alemanha ou dos Países Baixos. É o caso dos dois nomes mais famosos dos séculos XVI e XVII, respectivamente Hans Holbein (1497-1543) e Antoon Van Dick (1599-1641).

A importância histórico-social do retrato é evidente, numa época em que a fotografia ainda não tinha sido inventada. Num país em que as elites sociais faziam questão de expor status e exibir seu modo de vida privilegiado, o retrato ganhou ainda maior destaque e continuou predominante até o século XVIII, no qual, porém, os artistas já não eram importados, ao menos em sua maioria.

O primeiro nome a destacar-se das artes plásticas na Inglaterra do início do século XVIII é o de William Hogarth (1697-1764), que, evidentemente, foi retratista. Porém, além de pintor, também desenvolveu uma significativa produção de desenhos e caricaturas, ligada à imprensa, compondo um panorama satírico do país em seu tempo. Hogarth chegou a produzir ilustrações sequenciais, que constituíam pequenas histórias e, por isso mesmo, é considerado um pioneiro das histórias em quadrinhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com