TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCRIÇÃO DA MEMORIA

Projeto de pesquisa: DESCRIÇÃO DA MEMORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.934 Palavras (8 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE NILTON LINS

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

MEMORIAL DESCRITIVO

CENTRO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO EM DIAGNÓTICO E TRATAMENTO TERAPÊUTICO A CRIANÇAS AUTISTAS

Manaus-AM

2014

AMANDA MAGALHÃES ALVES

MEMORIAL DESCRITIVO

CENTRO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO EM DIAGNÓTICO E TRATAMENTO TERAPÊUTICO A CRIANÇAS AUTISTAS

Manaus-AM

2014

SUMARIO

1. TEMA.....................................................................................................4

2. PROBLEMA...........................................................................................4

3. OBJETIVOS...........................................................................................6

4. JUSTIFICATIVAS...................................................................................6

5. METODOLOGIA.....................................................................................7

6. FICHAS BIBLIOGÁFICAS......................................................................9

7. CRONOGRAMA....................................................................................13

8. BIBLIOGRAFIA......................................................................................14

TEMA

O projeto de Centro de Atendimento Especializado a Crianças Autistas propõe a ampliação e aprimoramento da rede de atendimento à criança com Transtorno do Espectro Autista em Manaus com o intuito de promover, através de uma estrutura física funcional e equipe multiprofissional devidamente qualificada, o diagnóstico precoce, o tratamento e a intervenção adequada ainda nos primeiros anos de vida, promover ações voltadas para o desenvolvimento de habilidades singulares no âmbito do projeto terapêutico, particularmente voltadas à cognição, linguagem e sociabilidade.

AUTISMO

O autismo é um problema de origem neuropsicológica que se manifesta na infância e, com maior ou menor intensidade, prejudicam por toda a vida a capacidade de seus portadores de se comunicarem e se relacionarem com outras pessoas.

É um transtorno em que há um significativo atraso no desenvolvimento social, comunicativo e cognitivo. É caracterizado mais na sua apresentação (comprometimento da interação social, comunicação e repertório de atividades restrito).

Estes transtornos manifestam-se normalmente nos primeiros anos de vida, sendo critério de diagnostico que se manifeste antes dos cinco anos. Podem estar associados algumas condições médicas, como rubéola, esclerose tuberosa, fragilidade do cromossomo X, ou outros erros inatos ao metabolismo.

O diagnostico é feito com base no comportamento, independente ou não de ter uma comorbidade clínica.

AUTISMO INFATIL

Manifesta-se antes dos três anos de idade, caracterizado por falhas significativas nas relações interpessoais. Por exemplo: falta de respostas para reações de outras pessoas, ausência de gestos sociais como acenar a mão, dizer adeus, sentir-se confortado no colo de alguém próximo, brincar de faz de conta e jogos sociais de imitação, falta de reciprocidade socioemocional, a não utilização da linguagem como forma de comunicação, preferindo o isolamento, brincadeiras solitárias e repetitivas; forte resistência a mudança, como troca de móveis de lugares ou alterações de itinerários; gestos repetitivos e estereotipados.

Também é comum a criança apresentar medos intensos, ataques de brigas e agressividades, repulsa ao toque de outras pessoas, perturbação do sono e alimentação.

O retardo mental está presente cerca de ¾ dos casos. É três vezes mais comum em meninos que meninas. Estudos efetuados indicam que a criança pode ter um inicio de desenvolvimento normal, que pode ser de alguns meses ou anos. Quando isto ocorre, a eclosão do quadro é secundária a alguma mudança significativa como o nascimento de um irmão, um falecimento de um ente querido, ou uma mudança de cidade, por exemplo.

A perturbação comunicativa é o ponto mais problemático do autismo. 50% dos pacientes com esta síndrome não desenvolvem a linguagem. E mesmo quando desenvolvem, apresenta ecolalia (repetições de som e palavras ouvidas). Inversão pronominal, falta de entonação apropriada, desenvolvimento semântico prejudicado, que podem melhorar em graus varados ao longo de tratamentos. As crianças autistas podem ter uma memoria superior à media de outras crianças. Quanto ao comportamento, é comum o apego a determinados objetos ou mostrar sensibilidade a sons como aspiradores de pó e indiferença ao som de vozes dos pais. Interesse por aspectos não funcionais dos objetos, como tato ou paladar. Movimentos estereotipados são comuns, como agitar as mãos, caminhar nas pontas dos pés e girar objetos. (GÓES, 2010)

PROBLEMA

Levantamentos feitos nos últimos anos registram um aumento importante no número de casos do Transtorno do Espectro Autista. Há pouco mais de uma década se acreditava que o autismo e suas variações fossem bastante raros. Com base em pesquisas feitas nos Estados Unidos e na Europa, calculava-se que uma em cada 2,5 mil crianças – ou 0,04% da população infantil – apresentasse algum distúrbio do espectro autista. Hoje essa porção é 20 vezes maior. (FAPESP 2011)

Conforme pesquisa do governo dos Estados Unidos, os casos de autismo subiram para 1 em cada 68 crianças com 8 anos de idade — o equivalente a 1,47%. O número foi aferido pelo CDC (Center of Diseases

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com